Competência 4 da redação do Enem
A competência 4 da redação do Enem avalia a capacidade do candidato de usar os mecanismos linguísticos necessários para estabelecer/referenciar ideias ou expor uma sequência de fatos de maneira linear e compreensível no texto. Em outros termos, ela avalia o conhecimento que o aluno tem dos recursos coesivos necessários para realizar o encadeamento de ideias e a articulação de informações.
Leia também: Textualidade — o conjunto de elementos necessários em toda produção textual
Resumo sobre competência 4 da redação do Enem
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A competência 4 é responsável por avaliar a superfície do texto, isto é, a utilização dos elementos coesivos que referenciam uma ideia ou remetem a uma sequência de informações apresentadas.
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Ela considera a coesão referencial e a coesão sequencial.
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Para alcançar a nota máxima na competência 4, é preciso estudar sobre coesão e seus tipos, ter um bom hábito de leitura e fazer uma análise aprofundada da superfície do texto, ter noção dos usos coesivos intra e interparágrafos e revisar o seu texto.
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A redação do Enem é avaliada com base em cinco competências.
Videoaula sobre competência 4 da redação do Enem
O que é avaliado na competência 4 da redação do Enem?
Segundo a matriz de referência da competência 4, o candidato deve:
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Em outros termos, a competência 4 verifica e avalia a capacidade do aluno de construir um texto coeso a partir do uso de pronomes, advérbios, operadores argumentativos e outros recursos responsáveis pelo encadeamento de ideias e articulação das informações no texto.
Abaixo, o quadro com a matriz de referência da competência 4, na perspectiva do corretor, divulgado pelo Inep:
Matriz de referência do corretor em relação à competência 4 da redação do Enem |
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Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. |
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Pontuação |
Situação |
Nível 0 (0 ponto) |
Não articula as informações. |
Nível 1 (40 pontos) |
Articula as partes do texto de forma precária. |
Nível 2 (80 pontos) |
Articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Nível 3 (120 pontos) |
Articula as partes do texto de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Nível 4 (160 pontos) |
Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos |
Nível 5 (200 pontos) |
Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Como podemos verificar, a avaliação da competência 4 concentra-se no que chamamos de coesão. Em síntese, a coesão corresponde à superfície textual e diz respeito a sua articulação, podendo ser compreendida sob dois aspectos:
Coesão referencial: trata-se do uso de um referente a fim de evitar repetições ou retomar uma informação anterior. Observe o exemplo a seguir:
A humanidade precisa tomar consciência de seus atos. Ela será a responsável pela sua própria destruição.
Observe que “ela” retoma a palavra “humanidade” no texto. O pronome “ela” é, portanto, um elemento coesivo que faz referência a outro termo já mencionado. A coesão referencial pode feita utilizando um pronome, conforme vimos acima, ou outros elementos, como artigos, advérbios, palavras sinônimas etc.
Coesão sequencial: lida com o encadeamento das sentenças. Por se tratar de um texto dissertativo-argumentativo, a competência 4 no Enem avalia principalmente o uso dos chamados operadores argumentativos, essenciais na construção dos argumentos no texto. Observe o exemplo a seguir:
O problema da manipulação de dados afeta não só as escolhas corriqueiras do usuário, mas também possui um forte poder de influência em aspectos políticos e eleitorais relevantes de uma nação.
O excerto acima destaca o uso dos termos “não só” e “mas também”. Ambos indicam uma soma/junção de informações (a manipulação afeta as escolhas corriqueiras + as escolhas políticas). Os conectivos mencionados indicam o uso de um operador argumentativo/elemento coesivo que dá sequência à construção argumentativa do texto. Na produção textual, podemos encontrar outros operadores que indicam ideias distintas de disjunção, oposição, explicação, comparação, exemplificação, correção etc.
Veja também: Como começar uma redação?
5 dicas para tirar nota máxima na competência 4 da redação do Enem
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Estude coesão e seus dois tipos
O primeiro passo para alcançar a nota máxima da competência 4 é estudar a fundo os dois tipos de coesão: coesão referencial e coesão sequencial. Só assim você poderá ampliar o seu vocabulário e escrever um texto diversificado no uso de elementos coesivos.
Vale lembrar que, no Enem, você é avaliado em relação ao uso adequado dos conectivos e pela amplitude do seu repertório. Portanto, a primeira etapa é conhecê-los para só então fazer um bom uso deles.
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Crie os hábitos de leitura e de análise aprofundada
Para melhor desenvolvimento da escrita, a leitura é fundamental. Sendo assim, crie o hábito de ler e, somado a isso, aplique na leitura os conhecimentos obtidos com os estudos sobre coesão referencial e coesão sequencial. Em leituras cotidianas ou mais direcionadas, procure identificar os conectivos e a forma como eles são usados.
A leitura e o estudo teórico e prático sobre coesão vão proporcionar ao aluno um melhor desempenho na elaboração de textos das mais diversas modalidades, especialmente do texto dissertativo-argumentativo exigido na redação do Enem.
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Saiba como fazer coesão intraparágrafo
O Enem avalia o uso dos elementos coesivos sob dois aspectos: o intraparágrafo e o interparágrafo. O candidato deve demonstrar habilidade no uso das duas formas.
A coesão intraparágrafo é a conexão entre os períodos que correspondem a argumentos e informações presentes no texto, dando a ele fluidez e sequência. Veja o exemplo abaixo:
Nesse sentido, cabe salientar o déficit estrutural apresentado nos aglomerados urbanos como um importante desafio para se superar o desaparecimento de cidadãos no país. Dito isso, países com maior grau de desenvolvimento econômico – tais como Estados Unidos e Alemanha – só conseguiram melhorias a partir de investimentos dedicados à infraestrutura. Dessa maneira, o Brasil representa um evidente contraste em relação aos países mencionados, pois o problema estrutural envolvendo falta de iluminação, trânsito caótico e ruas com becos sem saída possibilitam uma potencialização do problema. |
No parágrafo de desenvolvimento acima, para uma redação cujo tema é “Os obstáculos para erradicar o desaparecimento de pessoas no Brasil”, destacam-se os termos: “dito isso”, “dessa maneira” e “pois”. Esses termos destacados representam o que convencionamos chamar de elementos coesivos intraparágrafos, eles estabelecem uma conexão na sequência de ideias que estão sendo expostas nesse período.
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Saiba como fazer coesão interparágrafos
A coesão interparágrafos é a ligação entre os parágrafos mantendo-os conectados. Trata-se da mesma perspectiva apresentada sobre a coesão intraparágrafo, só que expandida para um contexto maior, envolvendo a ligação entre partes do texto. Confira o exemplo:
Nesse sentido, cabe salientar o déficit estrutural apresentado nos aglomerados urbanos como um importante desafio para se superar o desaparecimento de cidadãos no país. Dito isso, países com maior grau de desenvolvimento econômico – tais como Estados Unidos e Alemanha – só conseguiram melhorias a partir de investimentos dedicados à infraestrutura. Dessa maneira, o Brasil representa um evidente contraste em relação aos países mencionados, pois o problema estrutural envolvendo falta de iluminação, trânsito caótico e ruas com becos sem saída possibilitam uma potencialização do problema. Portanto, para a resolução da questão é preciso pensar em ações que visem diminuir o impacto do desaparecimento de pessoas no Brasil. Assim, o Ministério das Cidades – órgão governamental responsável pelo investimento em infraestrutura no país – deve investir em iluminação e no planejamento urbano, por meio de um programa de desenvolvimento das cidades brasileiras, a fim de proporcionar maior qualidade de vida e segurança para os brasileiros. |
Veja que o conectivo “portanto”, um elemento coesivo conclusivo, conecta o parágrafo final com o anterior. Além disso, o conectivo “nesse sentido” demonstra que esse parágrafo é a sequência de um anterior. Na redação do Enem, é importante que você utilize elementos coesivos interparágrafos, dando seguimento ao texto e conectando as informações e os argumentos apresentados.
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Revise o texto
Apesar de todo o estudo e prática, durante a prova, é importante reservar um tempo para revisar o texto. E, durante o processo de revisão, deve-se atentar para os diversos aspectos do texto, desde a sua construção mais profunda, que envolve a tese, os argumentos e a organização das informações, até a sua estrutura mais superficial.
É importante ter atenção com o uso dos conectivos em seu texto mesmo depois de chegar ao seu produto final. Uma boa revisão evita que erros corriqueiros passem e prejudiquem sua avaliação. Portanto, lembre-se sempre de fazer uma revisão acurada e atenciosa do seu texto.
Saiba mais: Dicas para melhorar a interpretação de texto
Quais são as 5 competências da redação do Enem?
Em resumo, as 5 competências da redação do Enem são:
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Competência 1: demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
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Competência 2: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
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Competência 3: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
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Competência 4: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
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Competência 5: elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.