Whatsapp icon Whatsapp

Competência 4 da redação do Enem

A competência 4 da redação do Enem avalia a capacidade do aluno de usar a coesão dos tipos referencial e sequencial na construção do texto.
Vista aproximada de uma pessoa escrevendo uma redação, parte do Enem que é avaliada com base em cinco competências.
A competência 4 da redação do Enem é responsável pela avaliação do uso dos elementos coesivos no texto.

A competência 4 da redação do Enem avalia a capacidade do candidato de usar os mecanismos linguísticos necessários para estabelecer/referenciar ideias ou expor uma sequência de fatos de maneira linear e compreensível no texto. Em outros termos, ela avalia o conhecimento que o aluno tem dos recursos coesivos necessários para realizar o encadeamento de ideias e a articulação de informações.

Leia também: Textualidade — o conjunto de elementos necessários em toda produção textual

Resumo sobre competência 4 da redação do Enem

  • A competência 4 é responsável por avaliar a superfície do texto, isto é, a utilização dos elementos coesivos que referenciam uma ideia ou remetem a uma sequência de informações apresentadas.

  • Ela considera a coesão referencial e a coesão sequencial.

  • Para alcançar a nota máxima na competência 4, é preciso estudar sobre coesão e seus tipos, ter um bom hábito de leitura e fazer uma análise aprofundada da superfície do texto, ter noção dos usos coesivos intra e interparágrafos e revisar o seu texto.

  • A redação do Enem é avaliada com base em cinco competências.

Videoaula sobre competência 4 da redação do Enem

O que é avaliado na competência 4 da redação do Enem?

Segundo a matriz de referência da competência 4, o candidato deve:

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Em outros termos, a competência 4 verifica e avalia a capacidade do aluno de construir um texto coeso a partir do uso de pronomes, advérbios, operadores argumentativos e outros recursos responsáveis pelo encadeamento de ideias e articulação das informações no texto.

Abaixo, o quadro com a matriz de referência da competência 4, na perspectiva do corretor, divulgado pelo Inep:

Matriz de referência do corretor em relação à competência 4 da redação do Enem

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Pontuação

Situação

Nível 0 (0 ponto)

Não articula as informações.

Nível 1 (40 pontos)

Articula as partes do texto de forma precária.

Nível 2 (80 pontos)

Articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.

Nível 3 (120 pontos)

Articula as partes do texto de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Nível 4 (160 pontos)

Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos

Nível 5 (200 pontos)

Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Como podemos verificar, a avaliação da competência 4 concentra-se no que chamamos de coesão. Em síntese, a coesão corresponde à superfície textual e diz respeito a sua articulação, podendo ser compreendida sob dois aspectos:

Coesão referencial: trata-se do uso de um referente a fim de evitar repetições ou retomar uma informação anterior. Observe o exemplo a seguir:

A humanidade precisa tomar consciência de seus atos. Ela será a responsável pela sua própria destruição.

Observe que “ela” retoma a palavra “humanidade” no texto. O pronome “ela” é, portanto, um elemento coesivo que faz referência a outro termo já mencionado. A coesão referencial pode feita utilizando um pronome, conforme vimos acima, ou outros elementos, como artigos, advérbios, palavras sinônimas etc.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Coesão sequencial: lida com o encadeamento das sentenças. Por se tratar de um texto dissertativo-argumentativo, a competência 4 no Enem avalia principalmente o uso dos chamados operadores argumentativos, essenciais na construção dos argumentos no texto. Observe o exemplo a seguir:

O problema da manipulação de dados afeta não só as escolhas corriqueiras do usuário, mas também possui um forte poder de influência em aspectos políticos e eleitorais relevantes de uma nação.

O excerto acima destaca o uso dos termos “não só” e “mas também”. Ambos indicam uma soma/junção de informações (a manipulação afeta as escolhas corriqueiras + as escolhas políticas). Os conectivos mencionados indicam o uso de um operador argumentativo/elemento coesivo que dá sequência à construção argumentativa do texto. Na produção textual, podemos encontrar outros operadores que indicam ideias distintas de disjunção, oposição, explicação, comparação, exemplificação, correção etc.

Veja também: Como começar uma redação?

5 dicas para tirar nota máxima na competência 4 da redação do Enem

  1. Estude coesão e seus dois tipos

O primeiro passo para alcançar a nota máxima da competência 4 é estudar a fundo os dois tipos de coesão: coesão referencial e coesão sequencial. Só assim você poderá ampliar o seu vocabulário e escrever um texto diversificado no uso de elementos coesivos.

Vale lembrar que, no Enem, você é avaliado em relação ao uso adequado dos conectivos e pela amplitude do seu repertório. Portanto, a primeira etapa é conhecê-los para só então fazer um bom uso deles.

  1. Crie os hábitos de leitura e de análise aprofundada

Para melhor desenvolvimento da escrita, a leitura é fundamental. Sendo assim, crie o hábito de ler e, somado a isso, aplique na leitura os conhecimentos obtidos com os estudos sobre coesão referencial e coesão sequencial. Em leituras cotidianas ou mais direcionadas, procure identificar os conectivos e a forma como eles são usados.

A leitura e o estudo teórico e prático sobre coesão vão proporcionar ao aluno um melhor desempenho na elaboração de textos das mais diversas modalidades, especialmente do texto dissertativo-argumentativo exigido na redação do Enem.

  1. Saiba como fazer coesão intraparágrafo

O Enem avalia o uso dos elementos coesivos sob dois aspectos: o intraparágrafo e o interparágrafo. O candidato deve demonstrar habilidade no uso das duas formas.

A coesão intraparágrafo é a conexão entre os períodos que correspondem a argumentos e informações presentes no texto, dando a ele fluidez e sequência. Veja o exemplo abaixo:

Nesse sentido, cabe salientar o déficit estrutural apresentado nos aglomerados urbanos como um importante desafio para se superar o desaparecimento de cidadãos no país. Dito isso, países com maior grau de desenvolvimento econômico – tais como Estados Unidos e Alemanha – só conseguiram melhorias a partir de investimentos dedicados à infraestrutura. Dessa maneira, o Brasil representa um evidente contraste em relação aos países mencionados, pois o problema estrutural envolvendo falta de iluminação, trânsito caótico e ruas com becos sem saída possibilitam uma potencialização do problema.

No parágrafo de desenvolvimento acima, para uma redação cujo tema é “Os obstáculos para erradicar o desaparecimento de pessoas no Brasil”, destacam-se os termos: “dito isso”, “dessa maneira” e “pois”. Esses termos destacados representam o que convencionamos chamar de elementos coesivos intraparágrafos, eles estabelecem uma conexão na sequência de ideias que estão sendo expostas nesse período.

  1. Saiba como fazer coesão interparágrafos

A coesão interparágrafos é a ligação entre os parágrafos mantendo-os conectados. Trata-se da mesma perspectiva apresentada sobre a coesão intraparágrafo, só que expandida para um contexto maior, envolvendo a ligação entre partes do texto. Confira o exemplo:

Nesse sentido, cabe salientar o déficit estrutural apresentado nos aglomerados urbanos como um importante desafio para se superar o desaparecimento de cidadãos no país. Dito isso, países com maior grau de desenvolvimento econômico – tais como Estados Unidos e Alemanha – só conseguiram melhorias a partir de investimentos dedicados à infraestrutura. Dessa maneira, o Brasil representa um evidente contraste em relação aos países mencionados, pois o problema estrutural envolvendo falta de iluminação, trânsito caótico e ruas com becos sem saída possibilitam uma potencialização do problema.

Portanto, para a resolução da questão é preciso pensar em ações que visem diminuir o impacto do desaparecimento de pessoas no Brasil. Assim, o Ministério das Cidades – órgão governamental responsável pelo investimento em infraestrutura no país – deve investir em iluminação e no planejamento urbano, por meio de um programa de desenvolvimento das cidades brasileiras, a fim de proporcionar maior qualidade de vida e segurança para os brasileiros.

Veja que o conectivo “portanto”, um elemento coesivo conclusivo, conecta o parágrafo final com o anterior. Além disso, o conectivo “nesse sentido” demonstra que esse parágrafo é a sequência de um anterior. Na redação do Enem, é importante que você utilize elementos coesivos interparágrafos, dando seguimento ao texto e conectando as informações e os argumentos apresentados.

  1. Revise o texto

Apesar de todo o estudo e prática, durante a prova, é importante reservar um tempo para revisar o texto. E, durante o processo de revisão, deve-se atentar para os diversos aspectos do texto, desde a sua construção mais profunda, que envolve a tese, os argumentos e a organização das informações, até a sua estrutura mais superficial.

É importante ter atenção com o uso dos conectivos em seu texto mesmo depois de chegar ao seu produto final. Uma boa revisão evita que erros corriqueiros passem e prejudiquem sua avaliação. Portanto, lembre-se sempre de fazer uma revisão acurada e atenciosa do seu texto.

Saiba mais: Dicas para melhorar a interpretação de texto

Quais são as 5 competências da redação do Enem?

Em resumo, as 5 competências da redação do Enem são:

  • Competência 1: demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.

  • Competência 2: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.

  • Competência 3: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

  • Competência 4: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

  • Competência 5: elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.  

Publicado por Rafael Camargo de Oliveira
video icon
Professora ao lado do texto"“De encontro a” ou “ao encontro de”: qual a diferença?"
Português
“De encontro a” ou “ao encontro de”: qual a diferença?
“De encontro a” e “ao encontro de” são expressões que possuem sentidos opostos. Apesar disso, a confusão entre elas é bastante comum. Por isso, nesta videoaula, iremos distinguir as situações em que são empregadas e aprendê-las adequadamente.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.