Fichamento
O fichamento é um tipo de texto em que se destaca as informações mais importantes de uma obra para que ela possa ser melhor compreendida quando for estudada.
Leia também: Principais características dos textos do tipo expositivo
Resumo sobre fichamento
-
O fichamento é uma técnica de estudo em que as principais informações de uma obra são destacadas.
-
Isso é feito de modo a entender melhor o conteúdo da obra e seu contexto de produção.
-
Há diferentes tipos de fichamento, como o de citações, o bibliográfico, o de resumo, o de comentário, o de esquema e o temático.
-
O fichamento difere-se do resumo e da resenha por conta da estrutura e do conteúdo de cada um desses gêneros.
O que é um fichamento?
O fichamento é uma forma de organização de estudo em que se destaca as principais informações de um texto, uma obra ou qualquer outra fonte de pesquisa em geral. Geralmente, o fichamento reúne anotações estruturadas sobre o texto fichado, trazendo pontos-chave, ideias principais, conceitos e citações relevantes. Assim, o material fichado pode ser facilmente revisado posteriormente.
Para que serve o fichamento?
O fichamento é muito útil para ajudar a revisar e relembrar os principais pontos de uma obra, facilitando o estudo posteriormente. Essa técnica também facilita a assimilação do conteúdo da obra, além de estimular a reflexão e a análise crítica, uma vez que, ao fichar um texto, é possível fazer comentários e análises pessoais sobre aquele conteúdo.
Veja também: Como escrever um relatório
Características do fichamento
As características de um fichamento podem variar dependendo do propósito e das preferências individuais, mas geralmente devem incluir:
-
Identificação da obra fichada, incluindo as informações bibliográficas, como autoria, título, editora, ano de publicação etc.
-
Organização lógica, estruturando as informações em categorias, como resumo, citações, comentários, análise crítica etc., sempre de forma coerente para facilitar a compreensão e revisão do material.
-
Síntese das informações, trazendo as ideias principais da obra de forma concisa.
-
Citações à obra, reproduzindo trechos fundamentais da obra fichada com as devidas indicações de paginação.
-
Comentários pessoais, trazendo análises e reflexões pessoais sobre o conteúdo estudado, de forma a contextualizar ou relacionar as informações com outros conhecimentos.
Tipos de fichamento
Existem diferentes tipos de fichamento, cada um com foco em aspectos específicos do material estudado. Esses tipos de fichamento podem ser combinados ou adaptados conforme a necessidade de quem está fichando a obra. Os principais tipos incluem:
→ Fichamento de citações
Concentra-se nas citações mais relevantes do texto, destacando frases ou passagens importantes e reproduzindo-as em tópicos, de forma direta. Muitas vezes, essas citações podem vir acompanhadas de comentários ou de análises sobre elas.
→ Fichamento bibliográfico
Organiza o conteúdo, apresentando um resumo dele por meio de citações indiretas. Assim, assemelha-se ao fichamento de citações, exceto pelo fato de usar citações indiretas.
→ Fichamento de resumo (ou fichamento de conteúdo)
Resume as principais ideias e informações do texto, destacando os pontos-chave e a estrutura geral da obra, sem se utilizar de citações diretas ou indiretas.
→ Fichamento de comentário
Além de resumir o conteúdo, inclui análises críticas, comentários pessoais e reflexões sobre as ideias apresentadas na obra.
→ Fichamento de esquema ou sistema
Organiza as informações de forma mais visual, usando esquemas, gráficos ou diagramas para representar as relações entre os conceitos abordados no texto.
→ Fichamento temático
Para obras mais extensas, organiza as informações de acordo com temas específicos, agrupando ideias relacionadas sob categorias temáticas ou conceituais.
Como fazer um fichamento?
Veja um passo a passo sugerido para elaborar o fichamento de uma obra.
1. Escolha e identificação da fonte
Selecione a obra que deseja fichar e anote os dados bibliográficos importantes, como autor, título, editora, ano de publicação, número de páginas, entre outros.
2. Leitura e seleção das informações
Leia o material e destaque os pontos-chave, ideias principais, conceitos relevantes, citações importantes e exemplos significativos.
3. Organização do fichamento
Escolha o tipo de fichamento que melhor se adequa ao seu objetivo. Faça anotações claras e objetivas. Mantenha a objetividade ao resumir e ao transcrever citações. Utilize suas próprias palavras para expressar as ideias, evitando plágio. Se necessário, divida o fichamento em seções.
4. Revisão do fichamento
Revise o fichamento para garantir que todas as informações necessárias foram registradas e que a estrutura está clara e coesa.
→ Videoaula sobre como fazer um fichamento
Diferenças entre fichamento, resumo e resenha
Veja, a seguir, uma tabela apresentando as principais características e diferenças entre essas três técnicas.
Fichamento |
Registro sistemático das informações de uma obra consultada, trazendo pontos-chave, citações, comentários pessoais, entre outros. Pode ter diferentes formatos, como o fichamento bibliográfico, de citações, de resumo, entre outros. |
Resumo |
Síntese das principais ideias e informações de uma obra consultada, reunindo de forma mais condensada o conteúdo original em uma versão concisa, mas mantendo a estrutura e os pontos-chave do texto. Visão geral do material sem incluir opiniões pessoais ou análises críticas. Saiba mais sobre resumo clicando aqui. |
Resenha |
Análise crítica e interpretativa de uma obra consultada, fazendo um breve resumo para explicar a opinião e a interpretação de quem resenha a obra. Ao apresentar o material, a resenha oferece uma avaliação pessoal, destacando pontos positivos, negativos e contribuições da obra. Para saber mais sobre resenha, clique aqui. |
Assim, enquanto no resumo o foco recai sobre o conteúdo, na resenha o foco recai na interpretação do conteúdo. Já o fichamento é uma ferramenta pessoal de estudo que não só apresenta o conteúdo como também pode analisá-lo livremente.
Saiba mais: Quais são os tipos de resenha?
Fichamento nas normas da ABNT
As normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) não especificam um formato padronizado para fichamentos. No entanto, elas oferecem diretrizes para a estruturação de trabalhos acadêmicos, que podem ser aplicadas na organização do fichamento. Entre essas diretrizes, destacam-se a citação e referenciação das fontes e a formatação do texto.
Fontes
FRANÇA, Sirlene Carvalho Rocha. Resenhas, resumos e artigos acadêmicos. Irecê: Itacaiúnas, 2016.
MEDEIROS, João Bosco. Redação científica: a prática de fichamentos, resumos, resenhas. São Paulo: Atlas, 2009.