Linguagem verbal, não verbal e mista

A linguagem verbal é o uso de expressões orais ou escritas; a não verbal é o uso de imagens, gestos, barulhos etc. na comunicação; e a mista é uma junção das duas anteriores.
A linguagem verbal é muito comum na comunicação do cotidiano.

As linguagens verbal, não verbal e mista são, cada uma delas, formas de se expressar na comunicação. A linguagem verbal pode ser compreendida quando nos expressamos por meio de textos escritos ou orais. Já a linguagem não verbal é identificada por meio de imagens, gestos e outros processos de comunicação não oralizados ou escritos. Por fim, a linguagem mista trata-se da junção das duas anteriores, isto é, do uso conjunto entre linguagem verbal e não verbal.

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Resumo sobre linguagem verbal, não verbal e mista

  • A linguagem verbal consiste no uso de palavras escritas ou faladas. Podemos citar as conversas do cotidiano.

  • A linguagem não verbal é quando usamos apenas imagens, gestos, silêncio, barulhos etc. para efetivarmos um significado. No cotidiano, as placas de trânsito a traduzem bem.

  • A linguagem mista é uma junção da linguagem verbal com a não verbal. As histórias em quadrinhos são seu exemplo mais comum.

Videoaula sobre linguagem verbal, não verbal e mista

O que é linguagem verbal?

A linguagem verbal é um uso da linguagem por meio de palavras escritas ou faladas. Um exemplo dela são as conversas do cotidiano, em que nos comunicamos oralmente em diversas situações.

Pode-se dizer que ela é a mais comumente utilizada devido às diversas interações que ocorrem na rotina das pessoas e que exigem a presença do processo de comunicação verbalizado.

  • Exemplo de linguagem verbal

— Alô! Flávia? Tudo bem? É a Márcia aqui.

— Sim, é ela. Eu tô bem e você?

— Ah, estou ótima. Então… o nosso compromisso tá de pé? Ficou pras 22 horas, né?

— Tá sim, Márcia. Já estou me organizando pra ir logo mais.

— Te aguardo então, Flávia. Até mais tarde.

— Até. Tchau!

A conversa telefônica é um exemplo de uso cotidiano da linguagem verbal. Nela prevalece o uso da expressão oral de palavras no processo de comunicação com outra pessoa.

O que é linguagem não verbal?

A linguagem não verbal consiste no uso de imagens, sons, gestos etc. na efetivação de seus significados. Como exemplo podemos pensar nas diversas sinalizações de trânsito, nas imagens indicando coleta seletiva ou nos desenhos que indicam os sanitários masculino e feminino.

Apesar de não ser tão popular quanto a verbal, a linguagem não verbal é sim um recurso muito presente nas cidades, principalmente no intuito de orientar a população por meio de imagens de fácil entendimento.

  • Exemplos de linguagem não verbal

Placas sinalizando quando é permitido ou não é permitido fumar.

Acima temos duas sinalizações que funcionam como exemplo de linguagem não verbal. Conforme os acordos de comunicação estabelecidos socialmente, essas placas transmitem uma mensagem ao seu interlocutor de quando é ou não é permitido fumar no local. Tudo isso é feito sem o uso de nenhum texto escrito, configurando-se, assim, uma linguagem não verbal.

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O que é linguagem mista?

A linguagem mista, conforme o nome diz, apresenta uma mescla entre linguagem verbal e linguagem não verbal. Se quisermos pensar em linguagem mista, podemos citar os anúncios publicitários em TV e jornais, as histórias em quadrinhos e as diversas produções audiovisuais. Todos esses exemplos são considerados linguagem mista por apresentarem em sua composição uma mescla entre fala e/ou escrita (linguagem verbal) funcionando em consonância com imagens (linguagem não verbal).

  • Exemplo de linguagem mista

Tirinha ilustrando o emprego de linguagem mista.[1]

A tirinha é composta por uma linguagem mista por fazer o uso de texto escrito (os balões com as falas) juntamente das imagens das personagens. Assim, há uma mescla entre linguagem verbal e não verbal, caracterizando a linguagem mista.

Exercícios resolvidos sobre linguagem verbal, não verbal e mista

Questão 1

(Enem)

Disponível em: http://www.ccsp.com.br. Acesso em: 27 jul. 2010 (adaptado).

O texto é uma propaganda de um adoçante que tem o seguinte mote: “Mude sua embalagem”. A estratégia que o autor utiliza para o convencimento do leitor baseia-se no emprego de recursos expressivos, verbais e não verbais, com vistas a

A) ridicularizar a forma física do possível cliente do produto anunciado, aconselhando-o a uma busca de mudanças estéticas.

B) enfatizar a tendência da sociedade contemporânea de buscar hábitos alimentares saudáveis, reforçando tal postura.

C) criticar o consumo excessivo de produtos industrializados por parte da população, propondo a redução desse consumo.

D) associar o vocábulo “açúcar” à imagem do corpo fora de forma, sugerindo a substituição desse produto pelo adoçante.

E) relacionar a imagem do saco de açúcar a um corpo humano que não desenvolve atividades físicas, incentivando a prática esportiva.

Resolução: letra D

Como vimos, a linguagem mista apresenta elementos verbais e não verbais. O texto da questão apresenta uma linguagem mista, e sua interpretação só é possível com base na compreensão da palavra “açúcar” associada ao desenho (uma representação de um corpo fora de forma).

Questão 2

(IFNMG)

Quino. Déjenme inventar. Barcelona: Lumen, 1986. p. 37.

Observe esse cartum e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta uma interpretação mais coerente para as ideias desenvolvidas.

A) Na primeira cena, é possível perceber que a criança acompanhada pelo adulto se sente incomodada com o fato de as outras possuírem algo que ela ainda não tem.

B) O esforço feito pelo pai para oferecer ao filho o melhor é reconhecido e valorizado, pois a criança demonstra satisfação com o que lhe pertence.

C) O incentivo ao consumismo, representado pela atitude do pai, que junta suas economias para dar ao filho algo superior àquilo que as outras crianças possuem, é criticado nesse cartum.

D) A última cena reitera o comportamento exigente demonstrado pela criança desde o início, quando obriga o pai a comprar “o número 4” para ela.

Resolução: letra C

Para resolver a questão, é preciso, antes, identificar o texto como não verbal. Assim, os seus significados são construídos com base na interpretação das sequências imagéticas e no efeito de humor do gênero cartum. Nas cenas, uma criança recebe um quantitativo (número) do pai, e, ao perceber que as demais receberam números superiores, ela exige também um número maior. Levando em consideração o caráter crítico dos cartuns enquanto textos geralmente não verbais, a alternativa correta é a C, por apresentar uma crítica ao consumismo com base na análise da sequência das imagens.

Créditos da imagem

[1] Wikimedia Commons (reprodução)

Publicado por Rafael Camargo de Oliveira
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