Brócolis
O brócolis é uma planta da mesma família da couve e do repolho (Família Brassicacea) muito utilizada na alimentação. Essa hortaliça, além de seu sabor, destaca-se pela quantidade de substâncias benéficas para o organismo humano. Atualmente o volume de produção de brócolis no Brasil tem aumentado, mostrando que essa hortaliça realmente já ganhou o gosto do brasileiro.
Leia também: Alimentação e saúde
→ Características do brócolis
O brócolis é uma hortaliça do gênero Brassica, espécie Brassica oleracea L var. italica, que se destaca por sua ampla importância econômica, sendo uma das hortaliças mais consumidas no Brasil. Essa planta é originada das regiões costeiras ocidentais e ilhas do Mar Mediterrâneo. Por volta de 1920, essa planta foi introduzida nas Américas.
O brócolis é uma planta herbácea, bienal (demora 24 meses para completar seu ciclo biológico), com sistema radicular pivotante (possui uma raiz principal de onde partem raízes secundárias), caule ereto e relativamente longo, folhas simples, glabas (sem tricomas) e com nervuras pouco salientes e uma cabeça característica. A cabeça, que geralmente apresenta coloração verde escura, é formada por inflorescências.
Leia mais sobre: Vegetais comestíveis
→ Brócolis comercializados no Brasil
Observe o detalhe da cabeça do brócolis e sua cor verde escura característica.
Há dois tipos de brócolis comercializados no Brasil: o de cabeça única e o tipo ramoso
-
Cabeça única, inflorescência única, calabrês, japonês, americano ou ninja: nesse tipo de brócolis observamos a presença de uma grande cabeça única e central. Essa variedade apresenta maior rendimento quando processado e destaca-se também por ser mais atrativo para o consumidor. Essa é a qualidade mais adequada ao congelamento.
-
Tipo ramoso: nesse tipo de brócolis vemos a formação de uma cabeça central menor do que a observada no brócolis de cabeça única e observam-se brotos laterais com pequenas inflorescências. Verifica-se que as inflorescências desse brócolis possuem botões florais menos compactados. Nesse caso, a comercialização acontece em maços.
É importante destacar o fato de que o brócolis é um produto que apresenta um ponto negativo após a colheita: seu tempo de vida curto. Tanto o brócolis de cabeça única, quanto o tipo ramoso, perdem sua cor verde característica, tornando-se amarelado, e começam a exalar um odor desagradável devido a processos enzimáticos que ocorrem no produto. Para evitar esses problemas, uma das principais técnicas é manter a refrigeração adequada.
→ Nutrientes encontrados no brócolis
O brócolis destaca-se por seu grande poder nutricional, por ser rico em substâncias importantes, além de possuir poucas calorias. Dentre os nutrientes encontrados no brócolis, podemos destacar: as vitaminas, compostos fenólicos, glucosinolatos (metabólitos secundários), sais minerais, carotenoides e fibras.
No brócolis encontramos vários nutrientes e fitonutrientes (nutrientes não tradicionais).
Vale destacar que apesar do brócolis apresentar todos esses nutrientes, pode ocorrer uma diminuição da quantidade deles dependendo do processo ao qual o brócolis será submetido. A cocção, por exemplo, pode afetar negativamente a propriedade nutricional do brócolis.
→ Benefícios do brócolis
O brócolis é um alimento rico em nutrientes, portanto, seu consumo traz muitos benefícios aos seres humanos. Dentre os benefícios do consumo dessa hortaliça podemos destacar seu papel antioxidante, papel atribuído à presença de substâncias como os compostos fenólicos e carotenoides.
Além disso, a presença de glucosinolatos está relacionada com a detoxificação do fígado e prevenção contra o câncer. Alguns estudos mostram, ainda, que o consumo de brócolis está relacionado com a redução da ocorrência de Helicobacter pylori, uma bactéria relacionada com a gastrite e com diminuição dos níveis de glicose no sangue.
Leia também: Couve
→ Como o brócolis pode ser consumido
O brócolis, quando cozido exageradamente, pode perder grande parte de seus nutrientes.
Quando consumimos o brócolis, ingerimos, geralmente, as inflorescências desse vegetal. Entretanto, o que muitas pessoas não sabem é que as folhas e talos dessa planta também são comestíveis. O brócolis pode ser consumido de diferentes formas, inclusive cru. A forma mais comum de consumo, no entanto, é cozido, entretanto, vale destacar que o cozimento exagerado pode levar à perda de nutrientes do vegetal, além de prejudicar a aparência do produto.