Puberdade
A puberdade é um período que marca a transição da infância para a fase adulta, sendo essa passagem caracterizada por alterações marcantes no corpo de meninas e meninos. É na puberdade que surgem os chamados caracteres sexuais secundários e que se estabelece a capacidade reprodutiva, sendo, portanto, um período de maturação biológica. Vale salientar, no entanto, que nesse período observa-se desenvolvimento não só físico, como também social e mental.
Leia também: Corpo humano – partes do corpo, órgãos e sistemas
Início da puberdade
A puberdade inicia-se em idades diferentes em meninos e meninas. Em meninas, essa fase geralmente começa entre os 8 e 13 anos de idade; nos meninos, entre os 9 e 14 anos. Alguns sinais indicam que a puberdade está iniciando-se. Em meninas, isso se dá pelo surgimento do broto mamário, enquanto, em meninos, pelo aumento do tamanho do testículo.
O início da puberdade está relacionado com fatores genéticos, ambientais, psicológicos e a saúde do indivíduo. É importante destacar que, além da variação da época em que a puberdade inicia-se de uma pessoa para outra, a velocidade dos acontecimentos também pode variar.
Isso significa que pessoas da mesma idade não estão necessariamente na mesma fase da puberdade. Isso é facilmente observado no grupo feminino, em que algumas meninas apresentam um corpo mais desenvolvido que outras, apesar da mesma idade.
Fim da puberdade
Geralmente o fim da puberdade ocorre por volta dos 18 anos de idade. É nessa fase que se percebe o fim do crescimento esquelético e também o completo amadurecimento do sistema reprodutor feminino e masculino.
Puberdade precoce
Sabemos que a puberdade inicia-se em meninas por volta dos 8 e 13 anos e, em meninos, por volta dos 9 a 14 anos. Quando a puberdade acontece antes dos 8 anos, para meninas, e dos nove anos, para meninos, dizemos que temos um caso de puberdade precoce. Esse evento pode ser observado em ambos os sexos, mas é mais comum em meninas. Estima-se que ocorra de 10 a 23 vezes a mais no grupo feminino.
É importante estarmos atentos aos sinais de puberdade para que seja avaliado se esta está sendo iniciada antes do período considerado normal. Se, antes dos oito anos, a menina já apresentar o desenvolvimento dos seios, e o menino, antes dos nove anos, apresentar o desenvolvimento dos testículos, é necessário tomar providências.
Um dos motivos para isso é que, de acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional São Paulo (SBEM-SP), “quando o diagnóstico é demorado e a idade óssea da criança avança muito, ela poderá perder estatura”.
A puberdade precoce é consequência do aumento dos hormônios sexuais antes do momento ideal, e esse aumento pode ter diferentes causas. Normalmente o tratamento é baseado na utilização de medicamentos para retardar esse processo. Em alguns casos, no entanto, é necessário cirurgia e, em outros, nenhum medicamento é recomendado.
Leia também: Estrogênio, grupo de hormônios associados com a capacidade reprodutiva da mulher
Puberdade atrasada
A puberdade atrasada é aquela que ocorre depois do tempo considerado normal para seu início. Como, em meninas, espera-se que a puberdade inicie-se até os 13 anos e, em meninos, até os 14 anos, dizemos que a puberdade está atrasada quando ela tem início após os 13 anos, em meninas, e após os 14 anos, em meninos.
Mudanças físicas durante a puberdade
A puberdade desencadeia uma série de modificações no corpo de meninas e meninos. É nessa fase que observamos, por exemplo, o crescimento rápido em tamanho, o surgimento dos pelos pubianos, aumento da oleosidade da pele, surgimento de odor nas axilas, aumento do seio das meninas e aumento do volume testicular dos meninos. Ao final da puberdade, o indivíduo adquiriu capacidade reprodutiva e não é mais considerado uma criança.
O quadro seguinte traz as principais mudanças corporais que são observadas na puberdade:
Mudanças corporais que ocorrem na puberdade |
Estirão puberal (ganho rápido de estatura) |
Aparecimento de caracteres sexuais secundários |
Modificação na quantidade e distribuição de gordura |
Desenvolvimento do sistema muscular e esquelético |
Desenvolvimento do aparelho reprodutor |
Sinais da puberdade feminina
A puberdade feminina tem seu início marcado pelo surgimento do broto mamário, e, posteriormente, acontece o desenvolvimento do corpo da menina até que ela se torne uma mulher. Durante a puberdade, a menina, fase após fase, torna-se apta para a reprodução. Veja a seguir alguns sinais da puberdade feminina:
Sinais da puberdade feminina |
Acúmulo de gordura na região do quadril, coxas e nádegas |
Aumento da secreção dos hormônios sexuais, sendo verificada elevação nos níveis de estrogênio e progesterona. |
Aumento da velocidade do crescimento |
Desenvolvimento dos seios |
Ocorrência da primeira menstruação (menarca). Geralmente a primeira menstruação acontece cerca de dois anos após o aparecimento das mamas. |
Surgimento dos pelos pubianos |
Leia também: Menstruação: entenda melhor esse fenômeno que acontece no corpo feminino!
Sinais da puberdade masculina
A puberdade masculina inicia-se com o aumento dos testículos e continua até que o corpo infantil dê lugar ao corpo adulto. Durante a puberdade, o menino torna-se apto à reprodução. Veja a seguir alguns sinais da puberdade masculina:
Sinais da puberdade masculina |
Aumento da secreção dos hormônios sexuais, verificando-se elevação nos níveis de testosterona. |
Aumento da velocidade do crescimento |
Aumento do volume do testículo |
Aumento dos pelos faciais |
Desenvolvimento de massa muscular |
Modificação da pele escrotal, que apresenta modificação em sua textura e fica mais avermelhada |
Modificações na voz |
O pênis torna-se maior em comprimento e também em diâmetro. |
Surgimento dos pelos pubianos |