Whatsapp icon Whatsapp

Blaise Pascal

Blaise Pascal foi um cientista francês do século XVII que deixou grandes contribuições nas áreas da física e da matemática.
Blaise Pascal foi um cientista do século XVII com profundas contribuições para os campos da física e da matemática.
Blaise Pascal foi um cientista do século XVII com profundas contribuições para os campos da física e da matemática.

Blaise Pascal foi um importante cientista francês do século XVII que realizou grandes contribuições para a física e a matemática. Inventou uma das primeiras calculadoras mecânicas, e era reconhecido por sua grande erudição. Converteu-se ao jansenismo, e dedicou os últimos anos de sua vida ao estudo da teologia e filosofia.

Acesse também: Entenda do que se trata o triângulo de Pascal

Resumo sobre Blaise Pascal

  • Blaise Pascal nasceu em 1623 e realizou importantes contribuições para áreas da matemática e física.

  • Foi educado pelo próprio pai, e seus primeiros tratados e ensaios foram escritos ainda na sua adolescência.

  • Criou a primeira calculadora mecânica da história, a pascalina.

  • Converteu-se ao jansenismo em 1646, e passou por uma experiência religiosa profunda em 1654.

  • Morreu por uma série de problemas de saúde agravados pela sua vida ascética.

Nascimento de Blaise Pascal

Blaise Pascal nasceu no dia 19 de junho de 1623, em Clermont-Ferrand, na França. Era de uma família aristocrata, uma vez que seu pai, Étienne Pascal, era um magistrado e fazia parte da Noblesse de Robe, isto é, era um aristocrata com cargos vinculados ao Judiciário francês.

Sua mãe, Antoinette Begon, faleceu quando ele ainda era uma criança de cinco anos. A união seus pais resultou no nascimento de três filhos, sendo Blaise o único do sexo masculino. Suas duas irmãs chamavam-se Jacqueline e Gilberte.

Logo depois que sua mãe faleceu, seu pai decidiu mudar-se para Paris. Na capital francesa, Étienne Pascal dedicou seu tempo ao estudos científicos, mas também à educação de seus três filhos, especialmente de Blaise Pascal, seu único filho homem. Pascal foi educado pelo pai, e logo mostrou ser muito inteligente.

Trajetória de Blaise Pascal como cientista

Ao iniciar os seus estudos, Blaise Pascal demonstrou enorme habilidade com a ciência e a matemática, e foi nessas duas áreas que grande parte de sua produção se deu. Sua erudição era tamanha que, aos 12 anos de idade, ele já havia escrito um tratado sobre questões relacionadas ao som, e, aos 16 anos, escreveu um ensaio sobre geometria.

Esse ensaio foi tão relevante que a ideia desenvolvida nele ficou conhecida como teorema de Pascal. Estudiosos da área afirmam que tais ideias contribuíram significativamente para o desenvolvimento da geometria projetiva. Esse ensaio foi intitulado Essay pour les coniques (Ensaio sobre as cônicas, em português).

Antes da publicação desse trabalho, Pascal recebeu tutoria de alguns dos melhores geometristas da França porque, desde os 14 anos, ele tinha encontros semanais com Gilles de Roberval, um dos grandes estudiosos dessa área na França do século XVII.

A partir de 1642, Pascal dedicou-se a construir uma máquina que pudesse auxiliar seu pai na realização de cálculos. Essa máquina visava a ajudá-lo em seu trabalho, pois ele era o coletor de impostos do rei francês na cidade de Rouen. Pascal criou então a calculadora mecânica.

Essa máquina de calcular era mecânica e foi desenvolvida quando Pascal não havia ainda completado 20 anos. Ele procurava desenvolver uma máquina que pudesse fazer as quatro operações, mas só foi capaz de idealizar uma calculadora que conseguia somar e subtrair. Tal calculadora ficou conhecida como pascalina.

Apesar do feito inovador, a pascalina não foi exatamente um sucesso, pois era muito complicada de ser manuseada e era cara, o que fazia com que apenas um grupo muito limitado de pessoas tivesse condições de adquiri-la. Acredita-se que Blaise Pascal tenha construído cerca de 40 dessas calculadoras.

Ao longo de sua vida, Blaise Pascal deixou outras contribuições muito importantes para as áreas da matemática e da física. Entre elas, destacaram-se:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Vida pessoal de Blaise Pascal

Da vida pessoal de Pascal, destaca-se o fato de que ele se converteu ao jansenismo, uma doutrina cristã que surgiu no interior da Igreja Católica e que tinha visões morais muito mais rígidas que as defendidas pela Santa Sé. Os adeptos do jansenismo faziam uma releitura da obra de Santo Agostinho e defendiam, por exemplo, que a graça de Deus era determinante na salvação de uma pessoa.

Sua conversão aconteceu em 1646, e ele se manteve fiel ao jansenismo até cerca de 1648, afastando-se um pouco de sua religião a partir daí, entre 1648 e 1654. Uma das suas irmãs, Jacqueline, também se converteu ao jansenismo. Ela decidiu tornar-se uma freira jansenista, o que entristeceu bastante o irmão, que era muito apegado a ela.

A partir da década de 1650, ele passou a dedicar parte do seu tempo aos estudos na área da teologia. Em 1654, ele retomou uma observância mais rigorosa de sua religiosidade após ter tido uma experiência espiritual mais intensa. Essa experiência teve relação com um acidente de carruagem que quase o matou.

Acesse também: Qual era a concepção de história de Santo Agostinho?

Últimos anos de Blaise Pascal

Nos últimos anos de sua vida, Blaise Pascal ainda realizou importantes estudos nas áreas da filosofia e da filosofia da matemática. O estilo de vida ascético que ele levava, enquanto adepto do jansenismo, afetou profundamente a sua saúde, inclusive porque ele se negava a receber tratamento médico quando adoecia.

Ele também se tornou melancólico depois que sua irmã faleceu, em 1661, e seu estado de saúde deteriorou-se rapidamente. Em 19 de agosto de 1662, ele faleceu, e acredita-se que sofria de problemas estomacais graves, além de uma possível tuberculose e de dores de cabeça extremamente fortes.

Publicado por Daniel Neves Silva

Artigos Relacionados

Isaac Newton
Clique e conheça detalhes da vida de Isaac Newton, um dos grandes cientistas da humanidade. Veja quais foram as contribuições que ele deixou como legado.
A transmissão de pressão foi proposta por Blaise Pascal
Princípio de Pascal
Veja a definição e os cálculos do princípio enunciado por Blaise Pascal.
René Descartes
Acesse este link para conhecer a trajetória intelectual e biográfica do filósofo e matemático francês René Descartes.
O triângulo de Pascal é utilizado na resolução de problemas de combinação.
Triângulo de Pascal
Entenda o que é o triângulo de Pascal e como construí-lo, além de conhecer suas principais aplicações e propriedades.
video icon
Português
Francisca Júlia
Nesta videoaula, você conhecerá um pouco mais sobre a vida de Francisca Júlia, uma importante escritora da literatura brasileira do século XIX. Confira nossa análise!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
videoaula brasil escola
Química
Cinética química
Se ainda tem dúvidas quanto a velocidade das reações, essa videoaula é para você!
video icon
videoaula brasil escola
Português
Redação
Entenda como realizar argumento por causa e consequência com a nossa aula.
video icon
videoaula brasil escola
História
Crise de 1929
A quebra da bolsa de valores de Nova Iorque afetou não só os EUA, como o mundo. Entenda!