Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Física
  3. Mecânica
  4. Princípio de Pascal

Princípio de Pascal

Pascal foi um estudioso matemático, físico e filósofo francês que estudou a transmissão de pressão através dos líquidos, estabelecendo, através de experimentos, que para um líquido de massa específica (μ) confinado e em equilíbrio, a variação de pressão provocada em um ponto do líquido é transmitida integralmente para todos os pontos do líquido e atua normalmente em todos os pontos das paredes internas do recipiente em que ele está contido.

Essa pressão é sentida no cotidiano dos mergulhadores de grandes profundidades. Tais mergulhos devem ser realizados com muita atenção em relação à variação de pressão a que eles estão sendo submetidos. Os mergulhadores sabem que quanto mais profunda é a distância que descem, maior é a pressão a que se submetem.

Tomando como base o princípio proposto por Pascal, vamos analisar como se comporta um líquido (fluido) em repouso. Nesse caso, enfatizaremos a pressão no interior do líquido e a pressão exercida pela atmosfera. Blaise Pascal, a respeito do comportamento dos líquidos, enunciou o seguinte:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O aumento de pressão em um ponto do líquido em equilíbrio é transmitido integralmente para todos os outros pontos desse líquido e das paredes do recipiente onde ele está contido.

Vamos considerar que o líquido contido no recipiente abaixo esteja em equilíbrio. Quando aplicamos uma força F no êmbolo, temos:

Em um líquido confinado, a variação de pressão em um ponto qualquer A acarreta a mesma variação de pressão em qualquer outro ponto B

Na figura acima temos um líquido incompressível confinado em um recipiente. Segundo Pascal, qualquer variação de pressão em um ponto qualquer A acarreta a mesma variação em qualquer outro ponto B no interior do líquido. Assim, matematicamente temos:

pA= ∆pB

O princípio de Pascal tem aplicabilidade nos equipamentos que multiplicam forças e as transmitem a outro ponto de aplicação. Podemos citar como exemplos comuns o macaco hidráulico, o freio hidráulico e a pressão hidráulica.

A transmissão de pressão foi proposta por Blaise Pascal
A transmissão de pressão foi proposta por Blaise Pascal
Publicado por: Domiciano Correa Marques da Silva
Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto
Lista de Exercícios

Questão 1

(UNICAMP) A figura abaixo mostra, de forma simplificada, o sistema de freios a disco de um automóvel. Ao se pressionar o pedal do freio, este empurra o êmbolo de um primeiro pistão que, por sua vez, através do óleo do circuito hidráulico, empurra um segundo pistão. O segundo pistão pressiona uma pastilha de freio contra um disco metálico preso à roda, fazendo com que ela diminua sua velocidade angular.

Considerando o diâmetro d2 do segundo pistão duas vezes maior que o diâmetro d1 do primeiro, qual a razão entre a força aplicada ao pedal de freio pelo pé do motorista e a força aplicada à pastilha de freio?

a) 1/4.

b) 1/2.

c) 2.

d) 4.

Questão 2

(FPS-PE) A figura abaixo mostra o princípio de funcionamento de um elevador hidráulico, formado por um sistema de vasos comunicantes contendo um fluído incompressível no seu interior. Considere que a aceleração da gravidade vale 10 m/s2. Sabendo-se que as áreas das seções transversais dos pistões 1 e 2 são, respectivamente, A1 = 0.2 m2 e A2 = 1 m2, o módulo da força F1 necessária para erguer o peso equivalente de uma carga com massa igual a 100 kg será:

a) 10 N

b) 50 N

c) 100 N

d) 150 N

e) 200 N

Mais Questões
Assuntos relacionados
Satélites em Órbitas Circulares
Velocidade de Translação.
Corpo lançado verticalmente para cima
Lançamento vertical para cima
Veja neste artigo como determinar o comportamento de um corpo que sofre lançamento vertical para cima sem levar em consideração a resistência do ar.
Representação de um vetor AB
Multiplicando um vetor por um número
Veja aqui o conceito de vetor e aprenda também como determinar a multiplicação de um vetor por um número real.
Ao taparmos a saída de água de uma mangueira, a velocidade de escoamento do fluido aumenta
Equação da continuidade
Amplie seus conhecimentos sobre a Física dos fluidos entendendo a equação da continuidade!
Homem deitado em uma cama de faquir
Pressão
Você sabe o que é pressão? Aprenda o que ela é na física, sua fórmula e seus tipos. Reforce seus conhecimentos com nossos exercícios resolvidos sobre o tema.
Colisões em direções oblíquas
Colisão oblíqua
Para realizar os cálculos envolvendo uma colisão oblíqua é necessário decompor as velocidades em duas direções.
O êmbolo de uma seringa exerce sobre o fluido uma pressão que é transmitida a todos os pontos do líquido
Pressão em um ponto de um líquido
Determinando a pressão exercida em um ponto de um líquido.
Transformação da energia eólica em energia elétrica
Potência de uma força
A potência de uma força representa a rapidez com que a energia é transformada em outras formas de energia.
As retas r, s e t têm em comum a direção. Os segmentos de reta PQ, RS e MN possuem a mesma direção
Orientação espacial
Uma grandeza física necessita de orientação espacial, direção e sentido, para ficar corretamente caracterizada.