2. Física
  3. Grandes nomes da Física
  4. Isaac Newton: o pai da Ciência Moderna

Isaac Newton: o pai da Ciência Moderna

Isaac Newton foi um dos mais influentes cientistas de todos os tempos e realizou contribuições em diversas áreas, como Mecânica, Óptica e Matemática.

Isaac Newton foi um dos mais influentes físicos e matemáticos de todos os tempos. Nasceu em 1643, na Inglaterra, e é considerado uma das mais brilhantes mentes da Revolução Científica durante o século XVII.

Foi o filho único de uma família de fazendeiros. Nascido prematuro, Newton herdou o nome de seu pai, falecido poucos meses depois de seu nascimento. Foi criado por sua avó até os 12 anos de idade, quando voltou a morar com sua mãe.

Formação

Graças a um tio, Newton foi estudar na Universidade de Cambridge em 1661. Lá demonstrou interesse por filósofos como Descartes, bem como pelos estudos de Mecânica de Galileu Galilei e Kepler. Graduou-se em 1665, mas uma praga forçou o fechamento das portas de Cambridge por dois anos. Nesse tempo, Newton ficou em casa e desenvolveu estudos muito importantes em áreas como Óptica, Matemática e Dinâmica dos movimentos.

Carreira

Newton foi o responsável por explicar a decomposição da luz branca, propôs um modelo corpuscular da luz, conseguiu explicar a gravidade e a gravitação dos corpos, criou o telescópio refletor e o cálculo diferencial e integral: uma ferramenta largamente utilizada para o estudo de inúmeros conceitos da Matemática, Física, Química, entre outras áreas do conhecimento.

Em 1671, assumiu o cargo de professor catedrático em Cambridge. Um ano depois foi eleito membro da Royal Society – uma instituição que se destina à divulgação do conhecimento científico. Newton tornou-se presidente da casa em 1703.

Em 1684, após receber uma visita do astrônomo Edmond Halley, Newton retomou seus estudos sobre os movimentos dos astros. Seu estudo culminou em sua renomada obra: “Princípia” (em português: “Princípios matemáticos da Filosofia Natural”), na qual propõe os princípios da inércia, da dinâmica e da ação e reação.

Em virtude da grande repercussão de seu trabalho, Newton foi eleito para o Parlamento britânico e para a Superintendência da casa da moeda. Em 1705, recebeu o título de Sir pela rainha Ana, tornando-se o primeiro cientista a receber tal honraria.

Morte

Faleceu em 1727, com 84 anos, sem filhos e com poucos amigos, por causa de sua personalidade. Em seus anos finais, Newton era considerado um dos homens mais famosos da Europa e um dos mais importantes cientistas de todos os tempos.

Isaac Newton foi um dos maiores cientistas de todos os tempos. É considerado por alguns como o pai da Ciência Moderna
Publicado por: Rafael Helerbrock
“Inteligência é a capacidade de se adaptar à mudança.” Stephen Hawking (1942-2018)*
Stephen Hawking
Conheça mais sobre a vida e produção científica de Stephen Hawking, um dos mais renomados físicos da atualidade.
Força centrípeta
Entenda o que é força centrípeta, conheça as fórmulas usadas para calculá-la, e confira alguns exemplos em que ela atua bem como exercícios resolvidos.
Immanuel Kant
Conheça a biografia de Immanuel Kant, um importante nome da filosofia moderna. Saiba quais são as ideias centrais de sua filosofia e suas obras mais conhecidas.
Segunda lei de Newton
Conheça mais sobre a 2ª lei de Newton. Confira qual é a fórmula usada por essa lei, conheça os conceitos de força, massa e aceleração e estude com exercícios resolvidos!
No choque de uma bola com um rosto, por exemplo, a interação entre os corpos provoca forças de ação e reação
Terceira Lei de Newton
Você conhece a lei da ação e reação ou terceira lei de Newton? Clique aqui e entenda a relação dela com as forças de interação entre corpos.
Sistema Solar
A Gravitação Universal
Clique aqui e aprenda a lei da gravitação universal e como ela influencia os planetas do sistema solar.
Newton e a experiência da dispersão da luz.
Newton e as Cores
Saiba como Isaac Newton verificou a dispersão da luz branca.
Leis de Newton
Acesse o artigo e confira uma introdução às leis de Newton, entenda os conceitos de força e aceleração, descubra aplicações, e confira exercícios resolvidos.
As leis de Newton possuem enunciados simples, porém possuem detalhes que se ignorados podem gerar erros conceituais
A terceira lei de Newton e a relação entre forças peso e normal
Clique e entenda porque a força normal não é uma reação da força peso.
Essa é a fórmula matemática que transcreve a Segunda Lei de Newton
Equação original da Segunda lei de Newton
Clique aqui e veja qual é a equação original da Segunda lei de Newton!
Existem algumas obervações importantes a respeito das três leis de Newton
Cinco coisas que você precisa saber sobre as leis de Newton
Clique aqui e veja quais são as cinco coisas a respeito das leis de Newton que você precisa saber e aumente seus conhecimentos em Física!