Whatsapp icon Whatsapp

Adenovírus

Adenovírus é o nome dado a um grupo de vírus que estão classificados em quatro gêneros, os quais possuem diferentes espécies e sorotipos.
Representação em 3D de cinco adenovírus.
Adenovírus são vírus da família Adenoviridae.

Adenovírus é o nome dado a um grupo de vírus pertencentes à família Adenoviridae. Esses vírus já foram observados em diferentes espécies de vertebrados. Em seres humanos, são responsáveis por doenças como resfriado comum, conjuntivite, diarreia e pneumonia.

Em geral, as infecções por adenovírus costumam ser assintomáticas. Quando provocam sintomas, eles costumam ser leves. A maioria dos pacientes se recupera completamente dessas doenças. Não há, até o momento, tratamento específico para infecções por adenovírus.

Saiba mais: Vírus de Marburg — o vírus que provoca um tipo de febre hemorrágica que pode levar à morte

O que são adenovírus?

Adenovírus são vírus pertencentes à família Adenoviridae. Estão classificados em quatro gêneros, os quais possuem diferentes espécies e sorotipos. Os adenovírus destacam-se por serem vírus não envelopados e apresentarem simetria icosaédrica e molécula de DNA dupla fita. Esse grupo de vírus já foi isolado em diferentes espécies, desde peixes até humanos.

Em 1953, os adenovírus foram identificados a primeira vez, por Rowe e colaboradores, enquanto procuravam o agente causador de uma infecção respiratória aguda. Os autores descreveram um agente que causava degeneração espontânea em células derivadas de tecido da adenoide humana.

Hillerman e Werner observaram, em 1954, um agente similar ao estudarem uma epidemia de doença respiratória em recrutas das forças armadas. Esse agente recebeu o nome de adenovírus no ano de 1956, sendo esse nome criado por Enders e colaboradores.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Infecções causadas por adenovírus

Os adenovírus podem acometer pessoas de diferentes idades, ocasionando doenças, principalmente, em crianças e em adultos imunocomprometidos. Geralmente, provocam condições leves, porém quadros mais graves podem ser observados, principalmente em imunossuprimidos, em pessoas muito jovens e em idosos.

Esses vírus podem causar diferentes doenças, estando relacionados com o desenvolvimento de conjuntivites, infecções do trato respiratório, gastroenterite, cistite hemorrágica, meningoencefalite, falência hepática em imunocomprometidos, pneumonias fatais em recém-nascidos e diarreia em crianças. São muito conhecidos por provocarem o resfriado comum, uma doença que gera sintomas como dor de garganta, coriza, tosse, espirros e obstrução nasal.

→ Hepatite infantil de origem misteriosa

Em 2022, o mundo acendeu um alerta quando ocorreu um surto de hepatite infantil aguda de causa misteriosa. Até maio desse ano, não haviam certezas a respeito do causador da doença, entretanto, o adenovírus está entre os agentes suspeitos de provocar essa inflamação no fígado. Apesar de os adenovírus não serem frequentemente responsáveis por causar hepatite, essa é uma complicação rara que pode surgir.

Inicialmente, muitas pessoas associaram a hepatite infantil de origem misteriosa com a vacina contra covid-19, entretanto, hoje essa associação já foi descartada. Isso se deve ao fato de que a maioria das crianças infectadas não haviam sido vacinadas. Vale destacar, no entanto, que a infecção por SARS-CoV-2 ainda está sendo analisada para descobrir se essas crianças estão apresentando uma complicação da covid-19.

Transmissão dos adenovírus

Os adenovírus podem ser transmitidos pelo contato direto com pessoa infectada, pela via fecal-oral e pelos aerossóis. Desse modo, é importante evitar contato direto com o doente e higienizar as mãos com frequência, principalmente após ir ao banheiro e antes de manusear alimentos. Além disso, é importante destacar a necessidade de cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar, de modo a evitar a transmissão do vírus.

Sintomas das infecções causadas por adenovírus

Os adenovírus podem causar diferentes problemas de saúde, que geram sintomas diversos. As infecções respiratórias, por exemplo, podem levar ao desenvolvimento de tosse, coriza, dor de cabeça, dor de garganta e febre. Nos quadros intestinais, o paciente pode apresentar diarreia, dor na barriga e vômitos. Já em casos de conjuntivite, podemos observar vermelhidão nos olhos, lacrimejamento, fotofobia, desconforto ocular, dentre outras ocorrências.

Veja também: Influenza A (H3N2) — um tipo de vírus da gripe que merece atenção

Tratamento das infecções provocadas por adenovírus

As infecções provocadas por adenovírus, assim como várias outras viroses, não apresentam um tratamento específico. Em geral, o tratamento apresenta como objetivo controlar os sintomas. No caso das infecções respiratórias, como o resfriado comum, é recomendada hidratação, repouso e higiene e desobstrução nasal. Em caso de febre, antitérmicos podem ser recomendados. No caso das infecções intestinais, por sua vez, pode-se recomendar a reidratação oral.

Videoaula sobre vírus

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos Relacionados

COVID-19
Amplie seus conhecimentos sobre a COVID-19 aprendendo mais a respeito dos seus sintomas, formas de transmissão, tratamento e prevenção.
Doença viral ou alérgica
Conjuntivite
Como se dá a conjuntivite, os principais sintomas da doenças, os tipos da doença, a profilaxia e o tratamento da conjuntivite.
Pneumonia
Aprenda mais sobre a pneumonia, uma doença que mata muitas pessoas anualmente. Veja aqui suas causas, sintomas e tratamento da inflamação.
Os vírus são organismos considerados parasitas intracelulares obrigatórios
Vírus
Clique para saber mais a respeito dos vírus, suas características e estrutura!
video icon
Filosofia
Jean Bodin
Filósofo, teórico político e jurista, Jean Bodin era um defensor da monarquia absolutista e fundou uma teoria política que sintetiza a sua posição: a teoria do direito divino dos reis. Assista a nossa aula para conhecer o pensamento de Jean Bodin!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas