Panda-vermelho
Panda-vermelho é um mamífero encontrado em regiões de floresta no Butão, China, Índia, Mianmar e Nepal. São animais arborícolas que se alimentam, principalmente, de bambu. Os pandas-vermelhos apresentam a cabeça redonda, orelhas grandes e uma longa cauda.
A região superior do seu corpo apresenta coloração marrom-avermelhada, e seu rosto é predominantemente branco. São animais solitários e que são mais ativos durante o entardecer, amanhecer e à noite. Em geral, sua ninhada varia de um a quatro filhotes. Atualmente, esses animais estão classificados como “em perigo” pela IUCN.
Leia também: Urso panda ou panda gigante — características e curiosidades sobre essa espécie
Resumo sobre o panda-vermelho
-
Pandas-vermelhos são animais pertencentes ao filo Chordata, classe Mammalia, ordem Carnivora, família Ailuridae, gênero Ailurus e espécie Ailurus fulgens.
-
Possuem pelagem avermelhada na parte superior do corpo e pelagem preta na região ventral.
-
A cauda é longa e apresenta um padrão em anéis que se alternam entre vermelho e amarelo.
-
Pandas-vermelhos são arborícolas e solitários.
-
Apesar de se alimentar principalmente de bambu, trata-se de um animal onívoro.
-
A gestação dos pandas-vermelhos dura cerca de 134 dias, e as suas ninhadas são, normalmente, formadas por um a quatro filhotes.
-
Atualmente, os pandas vermelhos estão classificados pela IUCN como “em perigo de extinção”.
Características gerais do panda-vermelho
O panda-vermelho é um mamífero que apresenta entre 56 e 62 cm de comprimento e uma cauda longa de cerca de 37 a 47 cm. A faixa de massa do animal é de 3,7 a 6,2 kg. A cabeça do panda-vermelho é redonda, seu focinho é curto e suas orelhas são grandes, pontiagudas e eretas. A cauda longa apresenta um padrão de anéis, os quais se alternam entre vermelho e amarelo.
Como o nome sugere, os pandas-vermelhos possuem pelagem avermelhada na parte superior de seu corpo. Em relação à região ventral, a pelagem apresenta-se preta, evitando que sejam vistos do chão. Suas pernas são pretas, enquanto a sola dos pés apresentam pelos brancos. No rosto do animal observa-se um predomínio dos pelos brancos e marcas marrom-avermelhadas sob os olhos. Em relação à coloração, não é possível perceber diferenças entre machos e fêmeas.
Os pandas-vermelhos destacam-se por possuírem um pseudo-polegar. Essa estrutura consiste em um osso do pulso modificado que ajuda o animal a se alimentar e também subir em árvores.
Comportamento do panda-vermelho
Pandas-vermelhos são animais de hábitos arborícolas e solitários que se tornam mais ativos ao entardecer, amanhecer e durante a noite. Esses animais se comunicam de várias formas, como por marcas de cheiro e exibições visuais. Em média, o panda-vermelho vive de oito a dez anos, porém pode viver até 14 anos. Os pandas-vermelhos apresentam como um de seus principais predadores o leopardo-das-neves.
Veja também: Vertebrados — o que os animais pertencentes a esse grupo têm em comum?
Classificação taxonômica do panda-vermelho
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnivora
Família: Ailuridae
Gênero: Ailurus
Nome da espécie: Ailurus fulgens
Onde o panda-vermelho vive?
Os pandas-vermelhos são encontrados em climas temperados de áreas de florestas decíduas e coníferas, onde, geralmente, há um sub-bosque de bambu e árvores ocas. Atualmente, a espécie é encontrada no Butão, China, Índia, Mianmar e Nepal.
O que o panda-vermelho come?
Os pandas-vermelhos são animais onívoros que comem, principalmente, bambu. Apesar de a dieta primária ser herbívora, esses animais podem se alimentar, por exemplo, de ovos de pequenos pássaros e insetos.
Como é a reprodução do panda-vermelho?
Pandas-vermelhos são animais conhecidos por seus hábitos solitários, interagindo com outros representantes da espécie, geralmente, apenas no período de acasalamento. Na espécie, tanto machos quanto fêmeas se acasalam com mais de um parceiro a cada temporada.
Antes do nascimento do filhote, a fêmea cria um local para que possa dar à luz. Usando gravetos e folhas, o panda-vermelho monta um ninho, o qual é feito, geralmente, em fendas de rochas ou ocos de árvores.
A gestação dos pandas-vermelhos dura cerca de 134 dias, e as suas ninhadas são, normalmente, formadas por um a quatro filhotes. Logo após o nascimento, a fêmea passa a maior parte de seu tempo junto aos filhotes. À medida que se desenvolvem, a fêmea passa a permanecer por períodos mais longos longe deles. Os machos não realizam cuidados com os filhotes.
Os filhotes de panda-vermelho permanecem no ninho até cerca de 90 dias após o seu nascimento. Em geral, os filhotes ficam junto à mãe até o início da próxima estação reprodutiva. Esses animais se reproduzem apenas uma vez por ano.
Saiba mais: Conheça os animais que estão ameaçados de extinção
Panda-vermelho corre risco de extinção?
Atualmente, os pandas vermelhos estão classificados pela IUCN como “em perigo”, com uma tendência de decréscimo da população. Dentre as ameaças sofridas por esses animais se destacam o desmatamento, captura ocasional em armadilhas para outros animais e tráfico de animais.