Whatsapp icon Whatsapp

Animais onívoros

Animais onívoros podem alimentar-se tanto de plantas ou algas quanto de outros animais. A palavra onívoro vem do latim omni, que significa “tudo”, entretanto, não podemos afirmar que os animais onívoros comem tudo o que veem pela frente. Esses animais apenas se caracterizam por possuir uma alimentação mais diversificada que herbívoros ou carnívoros, por exemplo. Os seres humanos são considerados animais onívoros, uma vez que, frequentemente, ingerimos alimentos de origem animal e também de origem vegetal.

Leia também: Pirâmides ecológicas – úteis na representação nos níveis tróficos de um ecossistema

Animais onívoros e seu papel no ecossistema

Os animais onívoros, como todos os seres vivos, são muito importantes em um ecossistema, relacionando-se de diferentes maneiras com outros organismos e estabelecendo diversas relações ecológicas. No que diz respeito à teia alimentar, os onívoros destacam-se por ocupar diferentes níveis tróficos.

Ao alimentarem-se, por exemplo, de vegetais, esses animais ocupam o nível dos consumidores primários. Ao alimentarem-se de animais herbívoros, deixam de ocupar o nível de consumidores primários e passam a comportar-se como consumidores secundários. Eles podem, ainda, ocupar outros níveis, como consumidores terciários e quaternários, a depender do alimento que estão ingerindo.

Adaptações do sistema digestório ao hábito onívoro

 O avestruz é um animal onívoro que apresenta na sua alimentação produtos como ervas e insetos.
O avestruz é um animal onívoro que apresenta na sua alimentação produtos como ervas e insetos.

Os animais onívoros têm uma dieta composta por plantas ou algas e animais e, portanto, apresentam um sistema digestório adaptado à dieta mista. Quando observamos o sistema digestório de animais carnívoros e de animais herbívoros, percebemos características marcantes que permitem que esses animais consigam eficiência em sua alimentação. Ao observar as características dos onívoros, somos capazes de identificar semelhanças entre o sistema digestório deles e o de herbívoros e carnívoros.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Nos vertebrados, por exemplo, observamos que a dentição está muito relacionada ao hábito alimentar que o animal possui. Em carnívoros, vemos caninos desenvolvidos usados para matar a presa e cortá-la. Em muitos herbívoros, os caninos estão ausentes, sendo possível observar pré-molares e molares desenvolvidos que garantem que o alimento de origem vegetal seja triturado.

Nos onívoros, por sua vez, observamos dentes adaptados tanto para hábitos carnívoros quanto para hábitos herbívoros. Nos seres humanos adultos, por exemplo, encontramos oito incisivos, quatro caninos, oito pré-molares e 12 molares (incluindo os quatro dentes do siso).

 Os porcos podem consumir uma variedade de alimentos, apresentando, portanto, um sistema digestório adaptado a esse tipo de alimentação.
Os porcos podem consumir uma variedade de alimentos, apresentando, portanto, um sistema digestório adaptado a esse tipo de alimentação.

Nos invertebrados não observamos a presença de dentes, mas os insetos, por exemplo, apresentam peças bucais especializadas nesse tipo de alimentação. Em insetos onívoros é comum observar-se peças bucais do tipo mastigador e mordedor.

Outra característica importante no sistema digestório dos animais diz respeito ao seu comprimento. Como os produtos de origem vegetal são mais difíceis de digerir, animais de dieta herbívora e também onívoros possuem um trato digestório mais longo do que o dos carnívoros. Isso é importante para que o tempo de digestão seja ampliado e, desse modo, o processo do alimento seja melhor.

Leia mais: Cadeia e teia alimentar – termos usados para denominar relações alimentares num ecossistema

Exemplos de animais onívoros

 Os seres humanos são animais onívoros, apresentando uma dieta baseada em produtos de origem animal e de origem vegetal.
Os seres humanos são animais onívoros, apresentando uma dieta baseada em produtos de origem animal e de origem vegetal.

Animais onívoros alimentam-se tanto de animais quanto de plantas ou algas. Com base nessa definição, fica claro que os seres humanos são um exemplo de animal onívoro. Na nossa alimentação, incluímos produtos como verduras, frutas, legumes e hortaliças, que são alimentos de origem vegetal, mas também ingerimos com frequência produtos de origem animal, como carne de porco ou vaca.

As baratas são também animais onívoros, destacando-se pela grande variedade de alimentos que ingerem, podendo comer até mesmo papel e tecidos. Vários outros animais são considerados onívoros, sendo esse o caso do porco, avestruz, lobo-guará, corvo, grilo, rato, jabuti, bagre e lambari.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos Relacionados

A alga nori é utilizada na fabricação de sushis.
A importância das algas
Veja quão importantes são as algas para a nossa vida.
O DDT é um importante exemplo de substância que ocasiona a bioacumulação
Bioacumulação
Saiba mais sobre a bioacumulação e por que esse fenômeno pode ser extremamente perigoso para o meio ambiente.
Uma pessoa adulta geralmente possui 32 dentes
Dentes
Saiba mais sobre os tipos e a estrutura dos dentes.
Observe que parte da energia é perdida em cada nível trófico
Fluxo de energia
Entenda como a energia é passada para cada nível trófico através deste texto sobre o fluxo de energia e a cadeia alimentar.
A cadeia alimentar é uma sequência linear em que um serve de alimento para o outro
O que é cadeia alimentar?
Clique aqui e veja o que é e como funciona uma cadeia alimentar.
Relações ecológicas
Você sabe o que são as relações ecológicas? Descubra o que são e os tipos existentes, além de conferir uma lista com exemplos e exercícios resolvidos sobre o tema.
Na imagem, podemos ver um exemplo de protocooperação entre uma ave e um animal
Relações ecológicas interespecíficas
As relações ecológicas interespecíficas são classificadas em harmônicas e desarmônicas dependendo do tipo de relação que as espécies estabelecem entre si.
video icon
Português
O ateneu | Análise Literária
Nesta videoaula, você conhecerá um pouco mais sobre a vida de Júlia Lopes de Almeida, uma das escritoras mais importantes da literatura brasileira. Confira nossa análise!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Genitive Case
É hora de aperfeiçoar sua gramática na Língua Inglesa. Assista!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Sociologia
Democracia racial
Você sabe o que significa democracia racial? Clique e nós te ensinamos!
video icon
Tigres Asiáticos
Geografia
Tigres Asiáticos
Assista à nossa videoaula sobre os Tigres Asiáticos, e conheça as razões do desenvolvimento rápido desses territórios.