Whatsapp icon Whatsapp

Quimo e quilo

O quimo e o quilo são os produtos da digestão, que, por sua vez, é o processo de quebra dos alimentos em partículas menores para que possam ser aproveitadas pelo organismo.
O quimo e o quilo são formados, respectivamente, no estômago e no intestino
O quimo e o quilo são formados, respectivamente, no estômago e no intestino

Para que os nutrientes sejam aproveitados pelo organismo, é fundamental que o alimento seja quebrado em partículas menores. Para isso, o sistema digestório é formado por um conjunto de órgãos que atuam juntos na transformação do alimento em partes mais facilmente absorvidas pelo corpo.

Durante o processo de digestão, o alimento sofre diversas modificações físicas e químicas. Inicialmente, os alimentos sofrem a ação dos dentes, que fazem a digestão mecânica. Em seguida, várias enzimas são lançadas no sistema digestório durante o percurso do alimento a fim de “quebrá-lo” ainda mais. É durante esse processo que se formam o quimo e o quilo.

→ Quimo

O quimo é uma massa formada no estômago, um órgão alargado que se localiza logo abaixo do esôfago. É no estômago que o alimento – chamado nesse estágio de bolo alimentar – é submetido à ação do suco gástrico, composto por, entre outras substâncias, enzimas, água, sais minerais e ácido clorídrico.

A principal substância do suco gástrico é a pepsina, uma enzima que quebra as longas proteínas em peptídeos menores. Para ela agir adequadamente, é necessário um pH ácido, que é conseguido graças à presença do ácido clorídrico. O bolo alimentar, após ser submetido ao suco gástrico, passa a ser chamado de quimo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

→ Quilo

Depois do estômago, o quimo segue em direção ao intestino delgado, mais precisamente em direção ao duodeno, a primeira porção desse órgão. No intestino delgado, o quimo sofre a ação de vários compostos, como o suco pancreático, a bile e o suco entérico.

O suco pancreático garante a continuidade do processo de digestão do amido e das proteínas. Ele também atua na quebra de gorduras (pela lipase pancreática), ácidos nucleicos (pelas nucleases), fosfolipídeos (pela fosfolipase) e ésteres de colesterol (pela colesterol-esterase). Outra função do pâncreas é produzir o bicarbonato de sódio, que diminui a acidez do quimo, pois chega rico em ácido do estômago.

Além da ação do suco pancreático, o quimo sofre o efeito da bile, um líquido viscoso amarelo-dourado ou esverdeado. A função da bile é emulsificar a gordura e, assim, aumentar a sua superfície de contato com a lipase pancreática. O suco entérico, por sua vez, garante a finalização da digestão de proteínas e carboidratos. Após a ação de todas as substâncias presentes no intestino delgado, o quimo passa, então, a ser chamado de quilo.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos Relacionados

Dentes
Saiba mais sobre os tipos e a estrutura dos dentes.
Digestão
Digestão, o quê compreende a digestão, importância da digestão, o quê são os micronutrientes, o quê são os macronutrientes, órgãos que fazem parte do processo digestório, a mastigação, a deglutição.
Enzimas
Caracterização enzimática e os tipos catalíticos.
Sistema digestório
Amplie seus conhecimentos sobre o sistema digestório. Neste texto, falaremos sobre os órgãos que fazem parte desse sistema e de algumas funções atribuídas a eles.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.