Órgãos do corpo humano

Os órgãos são estruturas formadas por um grupo de tecidos. No corpo humano, eles trabalham de modo a garantir o funcionamento adequado do nosso corpo. Existem órgãos relacionados, por exemplo, com o processamento do nosso alimento, com a circulação dos nutrientes em nosso corpo, com a captação de oxigênio, entre várias outras funções.

Neste texto apresentamos uma lista de alguns dos principais órgãos do corpo humano, são eles: esôfago, estômago, fígado, intestino delgado, intestino grosso, traqueia, pulmões, coração, vasos sanguíneos, rins, bexiga, ovários, útero, testículo, próstata, pele, cérebro e medula espinhal.

A seguir conheceremos mais a respeito de cada um deles!

Leia também: Corpo humano - máquina que funciona com a atuação de diversos sistemas

Principais órgãos do corpo humano

Confira alguns órgãos do corpo humano e suas respectivas funções. Eles foram separados em sistemas para facilitar o entendimento.

Órgãos do sistema digestório

O sistema digestório está relacionado com a quebra do alimento em partículas menores que podem ser absorvidas e utilizadas pelo organismo. Veja alguns dos órgãos que fazem parte dele.

  • Esôfago

É um órgão muscular que garante que o bolo alimentar seja transportado da boca até o estômago. Essa movimentação do bolo é conseguida graças a contrações peristálticas da musculatura lisa desse órgão.

Por meio de contrações peristálticas, o esôfago garante que o alimento chegue ao estômago.
Por meio de contrações peristálticas, o esôfago garante que o alimento chegue ao estômago.
  • Estômago

É uma parte dilatada do tubo digestório que pode expandir-se para acomodar o alimento que ali chega. O estômago acumula, em média, dois litros de alimento e líquido. Ele é responsável por secretar o suco gástrico, o qual contém enzimas que iniciam a digestão das proteínas. O bolo alimentar, após ser misturado com o suco gástrico e sofrer a ação dos movimentos do estômago, forma uma massa viscosa chamada de quimo.

No estômago o alimento sofre ação do suco gástrico.
No estômago o alimento sofre ação do suco gástrico.
  • Fígado

É uma glândula anexa ao sistema digestório e o segundo maior órgão do corpo humano. O fígado atua produzindo a bile, a qual é armazenada na vesícula biliar e posteriormente lançada no intestino delgado. A bile atua como um emulsificante, ajudando, desse modo, na digestão das gorduras. Além de produzir a bile, o fígado é importante na produção de algumas proteínas e na desintoxicação de muitas moléculas orgânicas.

O fígado é responsável por produzir a bile.
O fígado é responsável por produzir a bile.

Veja também: Pedra na vesícula – causas, sintomas e tratamentos

  • Intestino delgado

É o compartimento mais longo do sistema digestório, podendo atingir cerca de seis metros de comprimento. É no intestino delgado que ocorre a maior parte da quebra enzimática das macromoléculas e grande parte da absorção de nutrientes. Nesse órgão, o alimento sofrerá a ação das secreções pancreáticas da bile e de suas próprias secreções.

No intestino delgado, grande parte da digestão acontece.
No intestino delgado, grande parte da digestão acontece.
  • Intestino grosso

Recebe essa denominação por apresentar um diâmetro maior do que o do intestino delgado. Esse órgão realiza como funções principais a absorção da água e a formação da massa fecal.

As fezes são formadas no intestino grosso.
As fezes são formadas no intestino grosso.

Órgãos do sistema respiratório

O sistema respiratório é responsável por garantir a absorção de oxigênio para o corpo e a eliminação do gás carbônico. Veja alguns órgãos importantes desse sistema.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

  • Traqueia

É um órgão que se liga à laringe e termina ramificando-se nos dois brônquios. A tranqueia apresenta cartilagem hialina em formato de C, sendo a parte livre voltada para a região posterior. A presença de cartilagem permite que o órgão fique aberto e garanta a passagem do ar.

Na traqueia, a cartilagem garante que o órgão permaneça aberto.
Na traqueia, a cartilagem garante que o órgão permaneça aberto.
  • Pulmões

São órgãos de estrutura esponjosa que apresentam a maior parte de seu parênquima construída pelos alvéolos pulmonares. É nos alvéolos que ocorrem as trocas gasosas, sendo esse processo facilitado pela presença de suas paredes delgadas. Os pulmões são revestidos pela pleura.

O pulmão apresenta consistência esponjosa.
O pulmão apresenta consistência esponjosa.

Órgãos do sistema cardiovascular

O sistema cardiovascular é responsável por garantir a circulação do sangue no corpo e, consequentemente, que os nutrientes e oxigênio cheguem a todas as células e os resíduos do metabolismo sejam levados ao local adequado para sua eliminação. Observe a seguir alguns órgãos importantes desse sistema.

  • Coração

É um órgão muscular capaz de contrair-se ritmicamente. O coração humano apresenta quatro cavidades: dois átrios e dois ventrículos. Tem como função garantir o bombeamento do sangue.

O coração é responsável por bombear o sangue.
O coração é responsável por bombear o sangue.
  • Vasos sanguíneos

São estruturas pelas quais o sangue corre. Como temos uma circulação fechada, o nosso sangue permanece sempre no interior dos vasos. Artérias, veias e capilares são vasos sanguíneos, sendo cada um responsável por uma função.

As artérias garantem que o sangue seja levado do coração para os tecidos. As veias são responsáveis por garantir que o sangue proveniente dos tecidos chegue ao coração. Já os capilares são vasos sanguíneos delgados que permitem a troca de substâncias entre os tecidos e o sangue.

O sangue corre no interior dos vasos sanguíneos.
O sangue corre no interior dos vasos sanguíneos.

Órgãos do sistema urinário

O sistema urinário é responsável pela produção e eliminação da urina. Veja mais sobre alguns órgãos desse sistema.

Acesse também: Formação da urina – etapas e resumo

  • Rins

São órgãos em formato de feijão que apresentam cerca de 10 centímetros de comprimento cada um e têm como função principal a formação da urina. Neles podemos observar duas regiões: o córtex renal externo e a medula renal interna. Entrelaçados nas porções dos rins estão os néfrons, que constituem sua a unidade funcional.

O rim é responsável pela formação da urina.
O rim é responsável pela formação da urina.

Bexiga

É um órgão muscular e oco responsável pelo armazenamento da urina até a sua eliminação.

A bexiga armazena a urina.
A bexiga armazena a urina.

Órgãos do sistema reprodutor

O sistema reprodutor é responsável por garantir a nossa reprodução. Órgãos diferentes são encontrados nos sistemas feminino e masculino. Veja mais sobre alguns deles.

  • Ovários

São as gônadas femininas, nas quais são produzidos os ovócitos. Os ovários também são responsáveis pela produção de hormônios — o estrogênio e a progesterona.

Na figura é possível observar o ovário e também o útero.
Na figura é possível observar o ovário e também o útero.
  • Útero

É um órgão feminino em formato de pera em que o bebê desenvolve-se durante a gestação. A camada interior do útero é chamada de endométrio e é ricamente vascularizada. Na menstruação, a mulher apresenta um sangramento, o qual é constituído por fragmentos do endométrio e sangue proveniente dos vasos sanguíneos rompidos no processo.

  • Testículos

São as gônadas masculinas em que são produzidos os espermatozoides. Além dessa função, os testículos são responsáveis pela produção de testosterona, um hormônio sexual.

O testículo produz os espermatozoides e a testosterona.
O testículo produz os espermatozoides e a testosterona.
  • Próstata

É uma glândula presente no homem que tem como função a secreção de um componente neutralizante de ácidos do sêmen. A próstata envolve uma porção da uretra, sendo essa parte chamada de uretra prostática. Quando ocorre um aumento do volume da próstata, pode ocorrer a obstrução da uretra.

A próstata produz a secreção que forma o sêmen.
A próstata produz a secreção que forma o sêmen.

Saiba mais: Novembro Azul – o mês da conscientização sobre o câncer de próstata

Órgãos do sistema tegumentar

O sistema tegumentar é formado pela pele e por estruturas anexas, como glândulas, unhas e pelos. Confira mais sobre a pele.

  • Pele

Destaca-se por ser o maior órgão do corpo humano. A pele recobre todo o corpo e é formada por duas porções: a epiderme e a derme. A epiderme é formada por tecido epitelial, enquanto a derme é formada por tecido conjuntivo.

A pele é o maior órgão do corpo humano.
A pele é o maior órgão do corpo humano.

Órgãos do sistema nervoso

O sistema nervoso é relacionado com a percepção e interpretação de estímulos, sendo considerado uma grande rede de comunicação. Conheça alguns órgãos importantes desse sistema.

  • Cérebro

É uma porção do sistema nervoso central relacionada com uma série de funções. Entre as funções exercidas pelo cérebro estão o controle da contração do músculo esquelético, a aprendizagem, a emoção e a memória.

Esse órgão apresenta dois hemisférios — esquerdo e direito — e duas regiões — substâncias branca e acinzenta. A substância branca está disposta mais internamente, enquanto a substância cinzenta está disposta mais externamente.

O cérebro relaciona-se com a memória e com a aprendizagem.
O cérebro relaciona-se com a memória e com a aprendizagem.
  • Medula espinal

É uma estrutura do sistema nervoso central que passa pelo interior da nossa coluna vertebral. A medula espinhal está relacionada com a condução de informações para o cérebro, apesar de poder também atuar de maneira independente (ato reflexo).

A medula espinal está no interior da coluna.
A medula espinal está no interior da coluna.

Leia também: O que é a rejeição de órgãos?

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos Relacionados

Desenho esquemático demonstrando as camadas da pele
Camadas da pele
Conheça mais sobre a estrutura da pele e suas camadas.
Observe os capilares tecidos do olho humano.
Capilares sanguíneos
Clique aqui e amplie seus conhecimentos sobre os capilares sanguíneos, vasos bastante finos e essenciais para garantir a troca de substâncias entre sangue e tecidos.
O corpo humano é uma máquina perfeita e formada por diferentes sistemas.
Corpo humano
Clique aqui e aprenda um pouco mais a respeito do corpo humano. Neste texto, falamos dos níveis de organização do corpo humano e da função de alguns órgãos nele presentes. Falamos ainda a respeito dos diferentes sistemas do corpo humano, os órgãos presentes nesses sistemas e suas funções.
Doação de órgãos
Doação de órgãos pode salvar várias vidas. Entenda como funciona o processo de doação e a sua importância clicando aqui!
A rejeição de órgãos ocorre principalmente quando há baixa compatibilidade
Rejeição de órgãos
Compreenda o que é a rejeição de órgãos e como os médicos evitam esse problema.
Retocolite ulcerativa
Clique aqui e conheça mais sobre a retocolite ulcerativa. Neste texto conheceremos o que é essa doença, seus sintomas e qual o tratamento indicado para ela.
Principais componentes do sistema respiratório humano
Sistema Respiratório
Veja como ocorre a respiração e saiba quais órgãos compõem o sistema respiratório humano.
Sistema cardiovascular
Aprenda mais sobre o sistema cardiovascular, aqui! Neste texto, abordaremos os órgãos que fazem parte desse sistema e como ocorre a circulação do sangue.
O sistema digestório garante que os nutrientes dos alimentos sejam absorvidos.
Sistema digestório
Amplie seus conhecimentos sobre o sistema digestório. Neste texto, falaremos sobre os órgãos que fazem parte desse sistema e de algumas funções atribuídas a eles.
O sistema urinário, ou excretor, é responsável pela produção da urina
Sistema excretor
Aprenda um pouco mais sobre os componentes do sistema excretor e compreenda algumas de suas características básicas.
Traqueia
Amplie seus conhecimentos a respeito da traqueia clicando aqui! Neste texto falaremos mais a respeito das características desse órgão e sua função.
As varizes são veias tortuosas e dilatadas que podem ser vistas em várias partes do corpo.
Veias
Amplie seus conhecimentos sobre as veias conhecendo mais sobre sua estrutura e sua função. Entenda também o que são varizes, um problema que afeta essas estruturas.
video icon
Filosofia
Bertrand Russel
Assista a nossa aula sobre o filósofo, lógico e matemático Bertrand Russel, um dos principais nomes da filosofia analítica, corrente teórica da filosofia muito importante na virada do século XIX para o século XX.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Guia de Profissões
Publicidade e Propaganda
Que tal conhecer um pouco mais sobre as funções de um publicitário?
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Genitive Case
É hora de aperfeiçoar sua gramática na Língua Inglesa. Assista!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Português
Preposições
Vamos aprender mais sobre essa classe conectiva de termos?