Whatsapp icon Whatsapp

Uretra

A uretra é um órgão que garante que a urina seja levada da bexiga para o meio externo. Nos homens, apresenta ainda mais uma função, que é servir de passagem para o sêmen no momento da ejaculação. Assim, enquanto na mulher a uretra é exclusiva do sistema urinário; no homem, também faz parte do sistema reprodutor.

Quando inflamada, a uretra pode causar dor ao urinar e aumento da frequência urinária. A inflamação desse órgão é conhecida como uretrite.

Leia também: Sistema reprodutor feminino

O que é a uretra?

A uretra é um canal que liga a bexiga ao meio externo, representando, portanto, o último segmento das vias urinárias. No homem, ela também garante a passagem do sêmen durante a ejaculação. Essa, no entanto, não é a única diferença existente entre a uretra feminina e masculina. Veja as principais diferenças do órgão em cada sexo a seguir.

A uretra é o último segmento das vias urinárias.
A uretra é o último segmento das vias urinárias.
  • Uretra masculina

A uretra masculina é um órgão de cerca de 20 cm de comprimento e se estende da bexiga até o óstio externo da uretra. Ela é responsável tanto pela micção quanto pela ejaculação, podendo ser dividida em três porções: a uretra prostática, a uretra membranosa e a uretra esponjosa.

A uretra prostática apresenta um tamanho de cerca de 3 cm e é revestida por epitélio de transição. Ela atravessa a próstata e nela desembocam os ductos que transportam a secreção produzida por essa glândula. Também apresenta duas saliências (colículos seminais), que são o local onde desembocam os ductos ejaculatórios.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como a uretra prostática atravessa a próstata, um aumento nessa glândula pode provocar alterações no fluxo urinário do indivíduo devido à compressão da uretra. Essa compressão pode levar a uma urgência para urinar, vontade mais frequente de urinar e fluxo de urina fraco.

O aumento da próstata pode comprimir a uretra prostática.
O aumento da próstata pode comprimir a uretra prostática.

A uretra membranosa apresenta apenas 1 cm de comprimento e é revestida por epitélio pseudoestratificado colunar. Essa porção da uretra atravessa o assoalho da pelve e é nela que está presente o esfíncter externo da uretra, o qual garante o controle da micção.

A uretra esponjosa é a maior porção da uretra masculina, possuindo cerca de 15 cm. Ela atravessa o pênis e é revestida por epitélio pseudoestratificado colunar, apresentando regiões de epitélio estratificado pavimentoso. Na região adjacente ao óstio externo da uretra, está presente uma porção dilatada denominada fossa navicular da uretra. Além disso, por toda a extensão da uretra, estão presentes glândulas do tipo mucoso, denominadas glândulas de Littré.

  • Uretra feminina

A uretra feminina é responsável por garantir que a urina seja transportada da bexiga até o meio externo, sendo um órgão exclusivo do sistema urinário. Apresenta de 4 a 5 cm de comprimento e é revestida por epitélio plano estratificado, sendo possível identificar regiões onde está presente epitélio pseudoestratificado colunar. O esfíncter externo da uretra, responsável pelo controle da micção, está localizado próximo à porção final do órgão.

É importante salientar que a uretra feminina está mais propícia à colonização por bactérias que a masculina. Isso é explicado pelo fato de a uretra feminina ser mais curta que a masculina e apresentar grande proximidade com o ânus e a vagina.

Leia também: Por que a infecção urinária afeta mais as mulheres?

Uretrite: causas e tratamento

A uretrite é uma inflamação da região da uretra. Ela pode ser desencadeada por diferentes agentes, como vírus ou bactérias, mas também pode ser consequência do uso de algumas substâncias, como espermicidas. Pode ter também causas traumáticas, como cirurgias ou lesões por corpos estranhos.

As causas mais comuns de uretrite são as infecções por bactérias, podendo destacar-se as bactérias que provocam infecções sexualmente transmissíveis, como a Neisseria gonorrhoeae, responsável por desencadear a gonorreia.

A uretrite pode ser causada por agentes infecciosos, como bactérias e vírus.
A uretrite pode ser causada por agentes infecciosos, como bactérias e vírus.

Os sintomas da uretrite variam de acordo com o agente causador, mas frequentemente envolvem dor ao urinar e aumento da frequência urinária. A uretrite pode apresentar complicações, como infertilidade, sendo fundamental, portanto, o tratamento adequado do problema.

O tratamento da inflamação está diretamente relacionado com o agente causador. Em uretrites bacterianas, por exemplo, o uso de antibióticos é recomendado. Já em infecções virais, pode ser administrado medicamento antiviral. Como muitas uretrites estão relacionadas com infecções sexualmente transmissíveis, uma forma de prevenção é utilizar camisinha em toda relação sexual

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos Relacionados

A incontinência afeta as mulheres maduras e as mais novas
Incontinência urinária
Saiba o que é, como prevenir e tratar
Vírus, bactérias e outros agentes podem causar infecções.
Infecção
Você sabe o que é infecção? Clique aqui e descubra o significado desse termo. Além disso, compreenda o que são doenças infecciosas e conheça exemplos.
A infecção urinária acomete muito mais mulheres do que homens.
Por que a infecção urinária afeta mais as mulheres?
Leia este texto e entenda por que a infecção urinária afeta mais mulheres do que homens!
Próstata
A próstata é um órgão importante do sistema reprodutor masculino. Entenda o que é, qual a função e as alterações que ocorrem na próstata clicando aqui.
O pênis é o órgão masculino relacionado com a reprodução.
Pênis
Aprenda um pouco mais sobre o pênis humano, sua função e anatomia. Entenda também o que é fimose, circuncisão e as causas do câncer de pênis.
Sistema reprodutor feminino
Aprenda mais a respeito do sistema reprodutor feminino aqui! Neste texto falaremos a respeito dos principais órgãos desse sistema e suas funções.
Sistema reprodutor masculino
Clique aqui para entender melhor o sistema reprodutor masculino, os órgãos que o compõem, bem como as funções por eles desempenhadas.
video icon
Português
O marinheiro | Análise Literária [Unicamp]
Assista à nossa videoaula para conhecer um pouco mais da obra O marinheiro, do escritor português Fernando Pessoa. Confira nossa análise!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Genitive Case
É hora de aperfeiçoar sua gramática na Língua Inglesa. Assista!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Sociologia
Democracia racial
Você sabe o que significa democracia racial? Clique e nós te ensinamos!
video icon
Tigres Asiáticos
Geografia
Tigres Asiáticos
Assista à nossa videoaula sobre os Tigres Asiáticos, e conheça as razões do desenvolvimento rápido desses territórios.