Rio de Janeiro
Rio de Janeiro é a segunda principal cidade brasileira. A capital do estado do Rio de Janeiro está localizada no litoral da região Sudeste do Brasil. A geografia local é marcada por vegetação e clima tropicais. O município foi fundado durante o processo de ocupação da costa brasileira pelos portugueses. A exportação de bens primários foi, durante muitos anos, a principal atividade econômica da cidade. Já na atualidade, o turismo é o motor da economia carioca. O município também é um centro de oferta de serviços públicos e privados para toda a população brasileira.
A infraestrutura carioca é muito desenvolvida, apesar das marcantes diferenças sociais entre as diferentes zonas da cidade. O município conta com uma população de cerca de 6,7 milhões de habitantes. A estrutura governamental é composta pelos Três Poderes. Os cariocas são muito festivos e receptivos e apresentam uma identidade cultural marcada pela diversidade da população.
Leia também: Quais são as capitais dos estados brasileiros?
Resumo sobre a cidade do Rio de Janeiro
-
A cidade do Rio de Janeiro foi fundada oficialmente, em 1565, pelo militar português Estácio de Sá.
-
Já com a proclamação da república, na data de 1889, o município do Rio de Janeiro tornou-se um Distrito Federal do Brasil.
-
A partir da criação de Brasília e da ascensão econômica de São Paulo, a cidade perdeu parte do seu poderio político e financeiro.
-
A geografia carioca é caracterizada pelo sítio urbano bastante diverso, composto pela mescla de formas de planícies litorâneas e formações serranas.
-
Por sua vez, a vegetação da capital fluminense é tipicamente de Mata Atlântica. Há, ainda, fragmentos vegetacionais de mangue e restinga.
-
A cidade do Rio de Janeiro é o segundo município mais populoso do Brasil e um dos maiores em número de habitantes de todo o mundo.
-
A economia carioca está alicerçada no terceiro setor. Destacam-se a área de serviços, o comércio diversificado e o turismo.
-
O município do Rio de Janeiro está dividido em 163 bairros, agrupados em 33 regiões administrativas e sete subprefeituras.
-
O Carnaval e o Réveillon são as principais festas realizadas na cidade do Rio de Janeiro e atraem uma multidão de turistas.
Dados gerais da cidade do Rio de Janeiro
-
Localização
- País: Brasil
-
Unidade federativa: Rio de Janeiro
-
Região intermediária: Rio de Janeiro
-
Região imediata: Rio de Janeiro
-
Região metropolitana: Região Metropolitana do Rio de Janeiro
-
Municípios limítrofes: Duque de Caxias, Itaguaí, Seropédica, Mesquita, Nilópolis, Niterói, Nova Iguaçu e São João de Meriti.
-
Geografia
- Área total: 1200,3 quilômetros quadrados
-
População total: 6.747.815 habitantes
-
Densidade demográfica: 5.265,82 habitantes/quilômetro quadrado
-
Gentílico: carioca
-
Clima: Tropical
-
Altitude: dois metros
-
Fuso horário: UTC -3
-
Histórico
- Fundação: 1 de março de 1565
Veja também: Belo Horizonte – outra grande capital da região Sudeste do Brasil
História do Rio de Janeiro
A história da cidade do Rio de Janeiro está atrelada ao processo de colonização brasileira efetivado pelos portugueses. A cidade foi oficialmente fundada em 1565, após um embate entre forças portuguesas e francesas pelo controle da região. O território atual do Rio de Janeiro era habitado por populações tradicionais indígenas, que sobreviviam por meio de atividades como caça e pesca. A chegada dos portugueses e, posteriormente, a fundação da cidade por Estácio de Sá mudaram totalmente a história local e também do Brasil.
O município adquiriu grande importância econômica em razão da criação de uma estrutura portuária para a exportação de bens primários, com destaque para o ouro produzido em Minas Gerais. No auge do ciclo do ouro, mediante a importância política e econômica carioca para o transporte do metal, a capital brasileira foi transferida pelos portugueses de Salvador para o Rio de Janeiro. Tal fato culminou em um crescimento ainda maior da cidade, com a entrada de grandes grupos populacionais e a forte expansão urbana para a interior do território carioca.
Posteriormente, a chegada da Corte portuguesa ao Rio de Janeiro, por meio da criação do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, culminou no auge da importância política do município para o Brasil. Nesse momento, foram fundados equipamentos importantes para o país, como o Banco do Brasil, o Jardim Botânico, a Biblioteca Nacional e a Academia de Belas Artes. Mesmo após a independência do Brasil, no ano de 1822, a cidade do Rio de Janeiro continuou sendo o principal centro político e econômico do país.
Já com a proclamação da república, na data de 1889, a cidade do Rio de Janeiro se tornou um Distrito Federal do Brasil. Porém, com a construção da cidade de Brasília, no ano de 1960, o município perdeu grande parte da sua importância política. Ademais, no contexto da ciclo do café e do avanço da industrialização, a cidade do Rio de Janeiro perdeu o posto de município brasileiro mais importante para o município de São Paulo.
Atualmente, o Rio de Janeiro é uma das metrópoles nacionais brasileiras e o principal centro turístico do país. A paisagem urbana da cidade do Rio de Janeiro é classificada como um Patrimônio Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A estátua do Cristo Redentor, considerada uma das sete maravilhas do mundo moderno, é o maior símbolo da capital fluminense.
Geografia do Rio de Janeiro
O município do Rio de Janeiro é a capital do estado do Rio de Janeiro, localizado na região Sudeste do Brasil. A cidade está situada ao longo do litoral fluminense, entre a margem ocidental da baía de Guanabara e a parte da restinga da Marambaia, sendo banhada pelo oceano Atlântico. O litoral carioca conta com cerca de 197 quilômetros de extensão e inclui mais de 100 ilhas, com destaque para a ilha do Governador e ilha de Paquetá.
O território municipal carioca se expandiu ao longo de uma área de relevo bastante heterogênea. Há a presença de longas planícies litorâneas, formadas por zonas de deposição de sedimentos, assim como muitos morros e áreas escarpadas, compostas por formações serranas. Já a hidrografia local é marcada por rios de pequeno porte, como o Cabuçu, o Cachoeira, o Carioca e o Guandu. Há na cidade muitas lagoas, como as da Tijuca, Marapendi, Jacarepaguá e Rodrigo de Freitas.
Já o clima da cidade do Rio de Janeiro é tipicamente Tropical. Esse tipo climático é caracterizado pela ocorrência de duas estações bem definidas, sendo o período chuvoso marcado pela elevada umidade. Já no período mais ameno, há a ocorrência de frentes frias que diminuem pontualmente as médias termais no município. No geral, o Rio de Janeiro é considerado uma cidade bastante úmida e quente, em especial, no verão. Nessa mesma estação, é comum a ocorrência de fortes chuvas, que causam consequências como deslizamentos de terra e inundações.
Por sua vez, a vegetação da cidade do Rio de Janeiro é tipicamente de Mata Atlântica. O município concentra uma grande diversidade de espécies. Contudo, a cobertura original vegetal foi amplamente derrubada ao longo do processo de expansão urbana da cidade. Mesmo assim, ainda existem grandes áreas de preservação no território carioca, como o Parque Nacional da Tijuca e o Parque Estadual da Pedra Branca. Há, ainda, fragmentos vegetacionais de mangue e restinga na cidade.
Mapa do Rio de Janeiro
Demografia do Rio de Janeiro
A cidade do Rio de Janeiro possui cerca de 6,7 milhões de habitantes. É o segundo município mais populoso do Brasil e um dos maiores em número de habitantes de todo o mundo. A região metropolitana do Rio de Janeiro concentra cerca de 12 milhões de habitantes, sendo a segunda maior aglomeração urbana do Brasil.
Os municípios vizinhos ao Rio de Janeiro apresentam um elevado grau de conurbação com a capital fluminense. Na atualidade, a cidade continua apresentando um crescimento constante da sua população, apesar da diminuição dos índices de natalidade e do aumento da expectativa de vida.
O crescimento urbano da cidade do Rio de Janeiro está ligado ao processo de colonização brasileiro, por meio da chegada de muitos imigrantes na cidade, em especial, portugueses e africanos. A composição da população carioca está ligada justamente às origens dos grupos formadores da população brasileira, em especial, europeus, africanos e indígenas.
Nos últimos anos, a cidade tem recebido também muitos imigrantes estrangeiros, que a procuram em razão da sua geografia privilegiada. Por sua vez, a tradição religiosa é muito forte entre a população carioca, sendo as religiões mais praticadas o catolicismo, o protestantismo, a umbanda e o candomblé.
A população carioca desfruta, no geral, de um Índice de Desenvolvimento Humano elevado. No entanto, o município é a síntese da elevada desigualdade de renda presente entre a população brasileira. A disparidade social é visível na paisagem na cidade, por meio da proximidade geográfica entre ocupações irregulares, as chamadas favelas, e condomínios de alto luxo.
Embora o Rio de Janeiro seja considerado um município de renda elevada e com boa qualidade de vida, é uma cidade marcada pelos problemas urbanos, como a violência constante, o trânsito caótico e a pobreza extrema. Ademais, a cidade do Rio de Janeiro sofre com o processo de crescimento urbano desordenado, que gerou elevados impactos no meio ambiente local.
Leia também: As 20 cidades mais populosas do mundo
Economia do Rio de Janeiro
O Rio de Janeiro possui a segunda maior economia municipal entre as cidades brasileiras. É um dos principais centros econômicos do Brasil e sedia vários conglomerados empresariais do país. Ademais, está localizada na cidade parte das sedes de grandes empresas estatais brasileiras. Portanto, o município é um importante centro de atividades terciárias, como a administração pública, o comércio e os serviços. Além desses, também é um importante centro de produção audiovisual de toda a América.
O turismo é uma das atividades econômicas mais características do Rio de Janeiro. A cidade é o principal destino turístico internacional no Brasil. Ademais, também atrai um grande volume de visitantes brasileiros. O Rio de Janeiro dispõe de uma ampla rede de serviços para os turistas, com destaque para hotéis, bares e restaurantes. O turismo de eventos, o histórico-cultural, o praiano, o ecoturismo são os mais praticados no município. Há, ainda, na cidade, a realização de muitas festas e festivais que movimentam a economia local.
Por sua vez, o setor secundário também é importante para a economia carioca. A maior parte das indústrias da cidade está voltada para as áreas siderúrgica, farmacêutica, alimentícia, têxtil, e de informática. A região metropolitana do Rio de Janeiro é um dos principais polos de concentração industrial do Brasil.
Já o setor primário possui pouco destaque na economia local. Há uma pequena atividade agrícola de subsistência. A pesca de peixes de água salgada, maricos e frutos do mar ainda é uma tradição presente em algumas comunidades da cidade.
Infraestrutura do Rio de Janeiro
O município do Rio de Janeiro é dividido em 163 bairros, agrupados em 33 regiões administrativas e sete subprefeituras. Possui uma das infraestruturas mais completas entre os municípios brasileiros. A cidade tem um grande protagonismo na oferta de equipamentos de saúde e educação para a população. O município é, inclusive, um dos principais formadores de profissionais qualificados do Brasil, com destaque para instituições como a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o Instituto Militar de Engenharia (IME).
A infraestrutura de transporte do Rio de Janeiro também é muito bem equipada. Na cidade há dois grandes aeroportos, o Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro e o Aeroporto Santos Dumont, responsáveis por boa parte do fluxo de voos nacionais e internacionais que partem do território carioca. Há também o Porto do Rio de Janeiro, que atua prioritariamente na exportação de bens primários produzidos no interior do Brasil.
A rede de transportes municipal é completada, ainda, pelos ramais rodoviários, com destaque para a Rodovia Presidente Dutra, a Linha Amarela, a Linha Vermelha e a Avenida Brasil. A cidade conta também com uma extensa rede de trens e metrô, além de muitas ciclovias disponíveis para o uso de bicicletas.
Por sua vez, a oferta de serviços públicos para a população carioca possui uma grande contradição, já que é marcada pelas diferentes características sociais dos bairros da cidade. As zonas mais nobres do Rio de Janeiro possuem amplo atendimento de energia, comunicação, água e esgoto. Já os serviços públicos nas regiões mais pobres, como as favelas da cidade, são precários. Dessa forma, muitos moradores dessas regiões recorrem às ligações clandestinas de luz e água. Portanto, há uma grande disparidade na oferta de serviços públicos entre a população da cidade.
Governo do Rio de Janeiro
A estrutura governamental da cidade do Rio de Janeiro é formada pela divisão dos Três Poderes. O Poder Judiciário é representado pelas unidades de justiça locais, já o Poder Executivo é formado pelo prefeito e sua equipe; por sua vez, o Poder Legislativo é composto por um conjunto de 51 vereadores. Os cargos representativos do Executivo e do Legislativo são ocupados por indivíduos escolhidos de quatro em quatro anos por meio de eleições livres conforme o sistema democrático brasileiro.
Cultura do Rio de Janeiro
O Rio de Janeiro possui uma cultura diversa, muitas vezes apontada como síntese dos aspectos culturais brasileiros, com destaque para campos da literatura, do teatro, do cinema e da música. A cidade foi retratada na obra de grandes escritores brasileiros, como:
-
Nelson Rodrigues
O município também é o centro da produção de artes cênicas no Brasil, com destaque para o teatro e o cinema. O Theatro Municipal é o principal equipamento de cultura da cidade. Já o Festival Internacional de Cinema e a Bienal do Livro são importantes eventos de cultura do município. Na música, destacam-se os gêneros: samba, bossa-nova e funk.
Por sua vez, e capital fluminense conta com muitos museus e centros culturais, como o Museu do Amanhã e o Museu Histórico Nacional. Há também vários locais de eventos, que recebem festivais como o Rock in Rio. O Carnaval e o Réveillon são as principais festas realizadas no Rio de Janeiro.
Por sua vez, a culinária local é marcada por pratos como biscoito de polvilho, feijoada, bolovo e bolinho de bacalhau. Já no esporte, destacam-se as atividades esportivas de futebol, vôlei de praia, surfe, remo e vela. O município foi uma das 12 sedes da Copa do Mundo de 2014 e também palco dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Verão de 2016. O principal estádio de futebol do Brasil, o Estádio Jornalista Mário Filho, mais conhecido como Maracanã, está localizado no Rio de Janeiro.