Whatsapp icon Whatsapp

Rio de Janeiro

Rio de Janeiro é a cidade brasileira mais conhecida no exterior. O município é conhecido pelo Carnaval e pelo Réveillon. O Cristo Redentor é a estátua símbolo da cidade.
Bandeira do Rio de Janeiro.
Bandeira do Rio de Janeiro.

 Rio de Janeiro é a segunda principal cidade brasileira. A capital do estado do Rio de Janeiro está localizada no litoral da região Sudeste do Brasil. A geografia local é marcada por vegetação e clima tropicais. O município foi fundado durante o processo de ocupação da costa brasileira pelos portugueses. A exportação de bens primários foi, durante muitos anos, a principal atividade econômica da cidade. Já na atualidade, o turismo é o motor da economia carioca. O município também é um centro de oferta de serviços públicos e privados para toda a população brasileira.

A infraestrutura carioca é muito desenvolvida, apesar das marcantes diferenças sociais entre as diferentes zonas da cidade. O município conta com uma população de cerca de 6,7 milhões de habitantes. A estrutura governamental é composta pelos Três Poderes. Os cariocas são muito festivos e receptivos e apresentam uma identidade cultural marcada pela diversidade da população.

Leia também: Quais são as capitais dos estados brasileiros?

Resumo sobre a cidade do Rio de Janeiro

  • A cidade do Rio de Janeiro foi fundada oficialmente, em 1565, pelo militar português Estácio de Sá.

  • Já com a proclamação da república, na data de 1889, o município do Rio de Janeiro tornou-se um Distrito Federal do Brasil.

  • A partir da criação de Brasília e da ascensão econômica de São Paulo, a cidade perdeu parte do seu poderio político e financeiro.

  • A geografia carioca é caracterizada pelo sítio urbano bastante diverso, composto pela mescla de formas de planícies litorâneas e formações serranas.

  • Por sua vez, a vegetação da capital fluminense é tipicamente de Mata Atlântica. Há, ainda, fragmentos vegetacionais de mangue e restinga.

  • A cidade do Rio de Janeiro é o segundo município mais populoso do Brasil e um dos maiores em número de habitantes de todo o mundo.

  • A economia carioca está alicerçada no terceiro setor. Destacam-se a área de serviços, o comércio diversificado e o turismo.

  • O município do Rio de Janeiro está dividido em 163 bairros, agrupados em 33 regiões administrativas e sete subprefeituras.

  • O Carnaval e o Réveillon são as principais festas realizadas na cidade do Rio de Janeiro e atraem uma multidão de turistas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Dados gerais da cidade do Rio de Janeiro

  • Localização

    • País: Brasil
    • Unidade federativa: Rio de Janeiro

    • Região intermediária: Rio de Janeiro

    • Região imediata: Rio de Janeiro

    • Região metropolitana: Região Metropolitana do Rio de Janeiro

    • Municípios limítrofes: Duque de Caxias, Itaguaí, Seropédica, Mesquita, Nilópolis, Niterói, Nova Iguaçu e São João de Meriti.

  • Geografia

    • Área total: 1200,3 quilômetros quadrados
    • População total: 6.747.815 habitantes

    • Densidade demográfica: 5.265,82 habitantes/quilômetro quadrado

    • Gentílico: carioca

    • Clima: Tropical

    • Altitude: dois metros

    • Fuso horário: UTC -3

  • Histórico

    • Fundação: 1 de março de 1565

Veja também: Belo Horizonte – outra grande capital da região Sudeste do Brasil

História do Rio de Janeiro

A história da cidade do Rio de Janeiro está atrelada ao processo de colonização brasileira efetivado pelos portugueses. A cidade foi oficialmente fundada em 1565, após um embate entre forças portuguesas e francesas pelo controle da região. O território atual do Rio de Janeiro era habitado por populações tradicionais indígenas, que sobreviviam por meio de atividades como caça e pesca. A chegada dos portugueses e, posteriormente, a fundação da cidade por Estácio de Sá mudaram totalmente a história local e também do Brasil.

O município adquiriu grande importância econômica em razão da criação de uma estrutura portuária para a exportação de bens primários, com destaque para o ouro produzido em Minas Gerais. No auge do ciclo do ouro, mediante a importância política e econômica carioca para o transporte do metal, a capital brasileira foi transferida pelos portugueses de Salvador para o Rio de Janeiro. Tal fato culminou em um crescimento ainda maior da cidade, com a entrada de grandes grupos populacionais e a forte expansão urbana para a interior do território carioca.

Posteriormente, a chegada da Corte portuguesa ao Rio de Janeiro, por meio da criação do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, culminou no auge da importância política do município para o Brasil. Nesse momento, foram fundados equipamentos importantes para o país, como o Banco do Brasil, o Jardim Botânico, a Biblioteca Nacional e a Academia de Belas Artes. Mesmo após a independência do Brasil, no ano de 1822, a cidade do Rio de Janeiro continuou sendo o principal centro político e econômico do país.

Foto do Jardim Botânico no Rio de Janeiro.
O Jardim Botânico do Rio de Janeiro é um dos principais pontos turísticos da cidade.

Já com a proclamação da república, na data de 1889, a cidade do Rio de Janeiro se tornou um Distrito Federal do Brasil. Porém, com a construção da cidade de Brasília, no ano de 1960, o município perdeu grande parte da sua importância política. Ademais, no contexto da ciclo do café e do avanço da industrialização, a cidade do Rio de Janeiro perdeu o posto de município brasileiro mais importante para o município de São Paulo.

Atualmente, o Rio de Janeiro é uma das metrópoles nacionais brasileiras e o principal centro turístico do país. A paisagem urbana da cidade do Rio de Janeiro é classificada como um Patrimônio Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A estátua do Cristo Redentor, considerada uma das sete maravilhas do mundo moderno, é o maior símbolo da capital fluminense.

Geografia do Rio de Janeiro

O município do Rio de Janeiro é a capital do estado do Rio de Janeiro, localizado na região Sudeste do Brasil. A cidade está situada ao longo do litoral fluminense, entre a margem ocidental da baía de Guanabara e a parte da restinga da Marambaia, sendo banhada pelo oceano Atlântico. O litoral carioca conta com cerca de 197 quilômetros de extensão e inclui mais de 100 ilhas, com destaque para a ilha do Governador e ilha de Paquetá.

O território municipal carioca se expandiu ao longo de uma área de relevo bastante heterogênea. Há a presença de longas planícies litorâneas, formadas por zonas de deposição de sedimentos, assim como muitos morros e áreas escarpadas, compostas por formações serranas. Já a hidrografia local é marcada por rios de pequeno porte, como o Cabuçu, o Cachoeira, o Carioca e o Guandu. Há na cidade muitas lagoas, como as da Tijuca, Marapendi, Jacarepaguá e Rodrigo de Freitas.

Já o clima da cidade do Rio de Janeiro é tipicamente Tropical. Esse tipo climático é caracterizado pela ocorrência de duas estações bem definidas, sendo o período chuvoso marcado pela elevada umidade. Já no período mais ameno, há a ocorrência de frentes frias que diminuem pontualmente as médias termais no município. No geral, o Rio de Janeiro é considerado uma cidade bastante úmida e quente, em especial, no verão. Nessa mesma estação, é comum a ocorrência de fortes chuvas, que causam consequências como deslizamentos de terra e inundações.

Por sua vez, a vegetação da cidade do Rio de Janeiro é tipicamente de Mata Atlântica. O município concentra uma grande diversidade de espécies. Contudo, a cobertura original vegetal foi amplamente derrubada ao longo do processo de expansão urbana da cidade. Mesmo assim, ainda existem grandes áreas de preservação no território carioca, como o Parque Nacional da Tijuca e o Parque Estadual da Pedra Branca. Há, ainda, fragmentos vegetacionais de mangue e restinga na cidade.

Mapa do Rio de Janeiro

Mapa do Rio de Janeiro com destaque para a sua capital.

Demografia do Rio de Janeiro

A cidade do Rio de Janeiro possui cerca de 6,7 milhões de habitantes. É o segundo município mais populoso do Brasil e um dos maiores em número de habitantes de todo o mundo. A região metropolitana do Rio de Janeiro concentra cerca de 12 milhões de habitantes, sendo a segunda maior aglomeração urbana do Brasil.

Os municípios vizinhos ao Rio de Janeiro apresentam um elevado grau de conurbação com a capital fluminense. Na atualidade, a cidade continua apresentando um crescimento constante da sua população, apesar da diminuição dos índices de natalidade e do aumento da expectativa de vida.

O crescimento urbano da cidade do Rio de Janeiro está ligado ao processo de colonização brasileiro, por meio da chegada de muitos imigrantes na cidade, em especial, portugueses e africanos. A composição da população carioca está ligada justamente às origens dos grupos formadores da população brasileira, em especial, europeus, africanos e indígenas.

Nos últimos anos, a cidade tem recebido também muitos imigrantes estrangeiros, que a procuram em razão da sua geografia privilegiada. Por sua vez, a tradição religiosa é muito forte entre a população carioca, sendo as religiões mais praticadas o catolicismo, o protestantismo, a umbanda e o candomblé.

A população carioca desfruta, no geral, de um Índice de Desenvolvimento Humano elevado. No entanto, o município é a síntese da elevada desigualdade de renda presente entre a população brasileira. A disparidade social é visível na paisagem na cidade, por meio da proximidade geográfica entre ocupações irregulares, as chamadas favelas, e condomínios de alto luxo.

Embora o Rio de Janeiro seja considerado um município de renda elevada e com boa qualidade de vida, é uma cidade marcada pelos problemas urbanos, como a violência constante, o trânsito caótico e a pobreza extrema. Ademais, a cidade do Rio de Janeiro sofre com o processo de crescimento urbano desordenado, que gerou elevados impactos no meio ambiente local.

Leia também: As 20 cidades mais populosas do mundo

Economia do Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro possui a segunda maior economia municipal entre as cidades brasileiras. É um dos principais centros econômicos do Brasil e sedia vários conglomerados empresariais do país. Ademais, está localizada na cidade parte das sedes de grandes empresas estatais brasileiras. Portanto, o município é um importante centro de atividades terciárias, como a administração pública, o comércio e os serviços. Além desses, também é um importante centro de produção audiovisual de toda a América.

O turismo é uma das atividades econômicas mais características do Rio de Janeiro. A cidade é o principal destino turístico internacional no Brasil. Ademais, também atrai um grande volume de visitantes brasileiros. O Rio de Janeiro dispõe de uma ampla rede de serviços para os turistas, com destaque para hotéis, bares e restaurantes. O turismo de eventos, o histórico-cultural, o praiano, o ecoturismo são os mais praticados no município. Há, ainda, na cidade, a realização de muitas festas e festivais que movimentam a economia local.

 Foto panorâmica da cidade do Rio de Janeiro.
O Rio de Janeiro é o principal polo de turismo no Brasil.

Por sua vez, o setor secundário também é importante para a economia carioca. A maior parte das indústrias da cidade está voltada para as áreas siderúrgica, farmacêutica, alimentícia, têxtil, e de informática. A região metropolitana do Rio de Janeiro é um dos principais polos de concentração industrial do Brasil.

o setor primário possui pouco destaque na economia local. Há uma pequena atividade agrícola de subsistência. A pesca de peixes de água salgada, maricos e frutos do mar ainda é uma tradição presente em algumas comunidades da cidade.

Infraestrutura do Rio de Janeiro

O município do Rio de Janeiro é dividido em 163 bairros, agrupados em 33 regiões administrativas e sete subprefeituras. Possui uma das infraestruturas mais completas entre os municípios brasileiros. A cidade tem um grande protagonismo na oferta de equipamentos de saúde e educação para a população. O município é, inclusive, um dos principais formadores de profissionais qualificados do Brasil, com destaque para instituições como a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o Instituto Militar de Engenharia (IME).

A infraestrutura de transporte do Rio de Janeiro também é muito bem equipada. Na cidade há dois grandes aeroportos, o Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro e o Aeroporto Santos Dumont, responsáveis por boa parte do fluxo de voos nacionais e internacionais que partem do território carioca. Há também o Porto do Rio de Janeiro, que atua prioritariamente na exportação de bens primários produzidos no interior do Brasil.

A rede de transportes municipal é completada, ainda, pelos ramais rodoviários, com destaque para a Rodovia Presidente Dutra, a Linha Amarela, a Linha Vermelha e a Avenida Brasil. A cidade conta também com uma extensa rede de trens e metrô, além de muitas ciclovias disponíveis para o uso de bicicletas.

Por sua vez, a oferta de serviços públicos para a população carioca possui uma grande contradição, já que é marcada pelas diferentes características sociais dos bairros da cidade. As zonas mais nobres do Rio de Janeiro possuem amplo atendimento de energia, comunicação, água e esgoto. Já os serviços públicos nas regiões mais pobres, como as favelas da cidade, são precários. Dessa forma, muitos moradores dessas regiões recorrem às ligações clandestinas de luz e água. Portanto, há uma grande disparidade na oferta de serviços públicos entre a população da cidade.

Governo do Rio de Janeiro

A estrutura governamental da cidade do Rio de Janeiro é formada pela divisão dos Três Poderes. O Poder Judiciário é representado pelas unidades de justiça locais, já o Poder Executivo é formado pelo prefeito e sua equipe; por sua vez, o Poder Legislativo é composto por um conjunto de 51 vereadores. Os cargos representativos do Executivo e do Legislativo são ocupados por indivíduos escolhidos de quatro em quatro anos por meio de eleições livres conforme o sistema democrático brasileiro.

Cultura do Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro possui uma cultura diversa, muitas vezes apontada como síntese dos aspectos culturais brasileiros, com destaque para campos da literatura, do teatro, do cinema e da música. A cidade foi retratada na obra de grandes escritores brasileiros, como:

O município também é o centro da produção de artes cênicas no Brasil, com destaque para o teatro e o cinema. O Theatro Municipal é o principal equipamento de cultura da cidade. Já o Festival Internacional de Cinema e a Bienal do Livro são importantes eventos de cultura do município. Na música, destacam-se os gêneros: samba, bossa-nova e funk.

Por sua vez, e capital fluminense conta com muitos museus e centros culturais, como o Museu do Amanhã e o Museu Histórico Nacional. Há também vários locais de eventos, que recebem festivais como o Rock in Rio. O Carnaval e o Réveillon são as principais festas realizadas no Rio de Janeiro.

Por sua vez, a culinária local é marcada por pratos como biscoito de polvilho, feijoada, bolovo e bolinho de bacalhau. Já no esporte, destacam-se as atividades esportivas de futebol, vôlei de praia, surfe, remo e vela. O município foi uma das 12 sedes da Copa do Mundo de 2014 e também palco dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Verão de 2016. O principal estádio de futebol do Brasil, o Estádio Jornalista Mário Filho, mais conhecido como Maracanã, está localizado no Rio de Janeiro. 

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

Bandeira de Belo Horizonte.
Belo Horizonte
Saiba mais sobre a história da construção de Belo Horizonte. Veja dados sobre a geografia, a demografia e a economia de um dos principais centros urbanos do Brasil.
Capitais do Brasil
Quais são as capitais mais ricas do Brasil? E as mais populosas? Conheça as capitais dos estados e leia a história dos municípios que foram sede do governo federal.
Cidade de São Paulo
Clique aqui e saiba mais sobre a cidade de São Paulo. Conheça seus principais aspectos geográficos, economia, população e um pouco da cultura da capital paulista.
Rio de Janeiro
Conheças as principais características geográficas do estado do Rio de Janeiro. Veja aspectos da população, da economia e da cultura do território fluminense.
Bandeira de Vitória
Vitória
Conheça o processo histórico de fundação do município de Vitória e características geográficas dessa cidade, que é banhada pelo Oceano Atlântico.
video icon
Português
Anexo, no anexo, em anexo
Ora como adjetivo, ora como substantivo, o emprego da palavra “anexo”, geralmente, gera dúvidas. Todas as formas de uso são aceitas, mas considerando-se certas particularidades em relação à concordância. Assista a esta aula e confira cada uma delas.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas