Whatsapp icon Whatsapp

Dia Internacional da Mulher

O Dia Internacional da Mulher é uma data comemorada anualmente em 8 de março que simboliza a luta das mulheres pela equiparação de direitos de gênero e combate ao sexismo.
Quatro mulheres em alusão ao Dia Internacional da Mulher.
O 8 de março simboliza a luta histórica das mulheres por seus direitos.

O Dia Internacional da Mulher é uma data comemorativa celebrada no dia 8 de março e que tem como significado o histórico de luta das mulheres contra o machismo e o sexismo e a busca pela equiparação dos direitos entre homens e mulheres. A escolha dessa data foi oficializada pela Organização das Nações Unidas em 1977.

Essa data comemorativa tem suas origens fincadas nos movimentos socialista, operário e feminista do começo do século XX, se relacionando diretamente com a Revolução Russa e a atuação revolucionária das mulheres nesse acontecimento. A celebração foi proposta por Clara Zetkin, mas se popularizou somente na década de 1960.

Leia também: Movimento sufragista — a história de luta das mulheres pelo direito ao voto

Resumo sobre o Dia Internacional da Mulher

  • O Dia Internacional da Mulher é uma data comemorativa celebrada no dia 8 de março.

  • Essa data tem como origens históricas o movimento socialista, operário e feminista.

  • Sua criação foi proposta por Clara Zetkin, durante um evento socialista para mulheres.

  • O dia 8 de março tem relação com uma greve organizada por mulheres na Rússia em 1917.

  • A data simboliza a luta das mulheres pelos seus direitos e a luta contra a violência de gênero e o sexismo.

Qual a história do Dia Internacional da Mulher?

O Dia Internacional da Mulher, celebrado internacionalmente em 8 de março, é uma importante data comemorativa, usada como momento símbolo da luta das mulheres pela equiparação dos direitos em relação aos homens. Essa data se estabeleceu a partir da luta histórica das mulheres por esses direitos, mas também pela luta delas no combate ao machismo e à violência contra as mulheres.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Alguns acontecimentos na história foram importantes para a criação dessa data. Vejamos alguns deles:

Incêndios em Nova York

Por algum tempo, o Dia Internacional da Mulher foi atribuído a uma história que narrava um suposto incêndio que teria acontecido em uma fábrica em Nova York. Nessa história, as mulheres trabalhadoras teriam sido trancadas no interior de uma fábrica pelo proprietário. Em seguida, ele teria incendiado o local como represália às greves que suas funcionárias puxavam. Essa história, no entanto, é falsa.

Existe outra história que envolve mais diretamente a criação do Dia Internacional da Mulher. Essa história fala de um incêndio que, de fato, aconteceu em uma fábrica em Nova York, no dia 25 de março de 1911. Esse incêndio aconteceu na Triangle Shirtwaist Company, resultando na morte de 146 pessoas, das quais 125 eram mulheres.

Esse incêndio foi resultado das más condições da fábrica e fortaleceu a luta dos trabalhadores sindicalistas contra as más condições de trabalho. Essa luta, que fazia parte do movimento operário, também tinha uma forte relação com a luta das mulheres.

Movimento operário

O movimento operário teve uma grande contribuição no surgimento do Dia Internacional da Mulher. Isso porque dentro do movimento operário estavam mulheres que defendiam a redução da jornada de trabalho, melhorias salariais e o direito ao voto. O surgimento da data, nesse sentido, é fruto do engajamento político das mulheres no começo do século XX.

Esse movimento de mulheres se fortalecia tanto nos Estados Unidos quanto na Europa. A influência da ideologia socialista no surgimento da data foi significativa, tanto que a sugestão de criação do Dia Internacional da Mulher aconteceu em um evento socialista. Em 1910, em um evento na Dinamarca – II Congresso Internacional de Mulheres Socialistas –, Clara Zetkin propôs a criação de um dia internacional das mulheres.

A proposta de Zetkin, no entanto, não tinha uma data certa a ser celebrada. O dia seria um momento para reforçar a luta coletiva das mulheres pelos seus direitos. A data foi celebrada pela primeira vez em 1911 em poucos países: Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça. Essa primeira celebração, por sua vez, foi realizada no dia 19 de março. Foi somente durante a Revolução Russa que o 8 de março se consolidou.

Revolução Russa

A relação da data com a Revolução Russa se deu porque em 8 de março de 1917 (23 de fevereiro no calendário juliano) uma greve de trabalhadoras da tecelagem aconteceu, dando força ao ciclo revolucionário que se estabeleceu na Rússia naquele ano e que resultou na queda do czarismo e na transformação da Rússia em uma nação socialista – a primeira da história. Para saber mais sobre a Revolução Russa, clique aqui.

Veja também: Feminicídio — uma nova categoria de homicídio incluída no Código Penal brasileiro

Por que o dia 8 de março é o Dia Internacional da Mulher?

O dia 8 de março passou a ser visto como o dia símbolo da luta das mulheres por seus direitos e não oficialmente passou a ser o dia de celebração do Dia Internacional da Mulher. A data ganhou força após a Segunda Guerra Mundial, sendo oficializada pela Organização das Nações Unidas em 1977. A data se consolidou, portanto, como referência da atuação revolucionária das mulheres na Rússia durante a Revolução Russa e a greve de 8 de março de 1917.

Importância do Dia Internacional da Mulher

O Dia Internacional da Mulher é uma importante data comemorativa e vai muito além de celebrar qualidades simples que as mulheres possuem. A data é um momento que simboliza a luta e o anseio das mulheres pela equiparação dos direitos em todos os âmbitos. Isso inclui os ambientes familiares, de trabalho, públicos, afetivos, entre outros.

O Dia Internacional da Mulher é uma data para relembrar que as mulheres, ainda hoje, no século XXI, ganham menos que os homens, fazendo as mesmas funções e realizando a mesma carga horária de trabalho. Além disso, as mulheres ainda sofrem com potenciais prejuízos no mercado de trabalho por engravidarem, sendo demitidas assim que retornam de seu afastamento.

Muitas empresas se recusam a contratar mulheres grávidas ou que estão planejando engravidar, e muitos afirmam que as mulheres deveriam receber menos por isso. O ambiente de trabalho para as mulheres também pode ser marcado pelo assédio sexual, e a proporção de mulheres que passaram por situações do tipo é estatisticamente maior que a dos homens.

Além das questões de trabalho, frequentemente as mulheres enfrentam uma sobrecarga de responsabilidades domésticas, uma vez que seus parceiros se recusam ou então realizam parcialmente as obrigações domésticas e familiares. Inclusive, o movimento feminista tem dado uma grande atenção a essa sobrecarga nas mulheres nos afazeres domésticos.

Por fim, o Dia Internacional da Mulher é uma data também para se considerar o preconceito de gênero e as violências que as mulheres sofrem cotidianamente em nossa sociedade: o assédio, os abusos sexuais, as violências que sofrem em suas famílias, sejam de pais, irmãos, tios, primos, namorados ou maridos. O ódio contra as mulheres ainda deu origem a diferentes grupos que reproduzem discurso de ódio, como os incels e os redpills, por exemplo.

Bate-papo sobre a importância do Dia Internacional da Mulher

Curiosidades sobre o Dia Internacional da Mulher

  • A cor oficial do Dia Internacional da Mulher é o roxo porque essa cor simboliza justiça e dignidade.

  • Na China, é comum que as mulheres ganhem metade do dia de expediente de folga.

  • Todos os anos a ONU estabelece um tema para ser debatido durante a celebração do Dia Internacional da Mulher.

Saiba mais: Qual é a definição de feminismo?

Frases para o Dia Internacional da Mulher

  • Minha luta diária é para ser reconhecida como sujeito, impor minha existência numa sociedade que insiste em negá-la. (Djamila Ribeiro)

  • Honrar a nós mesmas, amar nossos corpos, é uma fase avançada na construção de uma autoestima saudável. (bell hooks)

Fontes

CARVALHO, Jonas. NADAL, Paula. Por que 8 de março é o Dia Internacional da Mulher? Nova Escola, 2023. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/301/por-que-8-de-marco-e-o-dia-internacional-da-mulher.

SAHUQUILLO, María. Dia da Mulher: por que a data é celebrada em 8 de março em todo o mundo? El País, 2019. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2019/03/07/internacional/1551990388_320690.html.

THEDIM, Liane. Por que o Dia Internacional da Mulher é para reflexão, e não para flores ou bombons. O Globo, 2019. Disponível em: https://oglobo.globo.com/celina/por-que-dia-internacional-da-mulher-para-reflexao-nao-para-flores-ou-bombons-23506997.

REDAÇÃO. Dia Internacional da Mulher: a origem operária do 8 de Março. BBC News Brasil, 2018. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-43324887.

REDAÇÃO. Entenda o Dia da Mulher: confira fatos marcantes da história da mulher. Folha de S.Paulo, 2017. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2017/03/1864604-entenda-o-dia-da-mulher-confira-fatos-marcantes-da-historia-da-mulher.shtml.

GIANNOTTI, Vito. 8 de março: a origem do mito da greve de Nova Iorque, em 1857. CNM CUT, 2009. Disponível em: http://www.cnmcut.org.br/conteudo/8-de-marco-a-origem-do-mito-da-greve-de-nova-iorque-em-1857.

REDAÇÃO. Hoje na História, 1975, a ONU oficializa o dia 8 de Março como Dia Internacional da Mulher. Portal Geledés, 2012. Disponível em: https://www.geledes.org.br/hoje-na-historia-1975-onu-oficializa-o-dia-8-de-marco-como-dia-internacional-da-mulher/.

REDAÇÃO. O que é o Dia Internacional das Mulheres e como começou a ser comemorado. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-60646605

Publicado por Daniel Neves Silva
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

10 de março – Dia do Telefone
Fique sabendo por que o Dia do Telefone é celebrado em 10 de março e que papel teve o imperador do Brasil, D. Pedro II, na história desse aparelho.
21 de março - Dia Internacional das Florestas
Conheça mais sobre o Dia Internacional das Florestas. Saiba quem criou essa data. Confira as principais funções das florestas para o planeta e a humanidade.
22 de março - Dia Mundial da Água
Aproveite o Dia Mundial da Água para conhecer mais sobre essa data, a importância da água para o ser humano e alguns dados importantes sobre esse recurso.
23 de março: Dia Mundial da Meteorologia
23 de março é o Dia Mundial da Meteorologia, área do conhecimento com importantes contribuições para a sociedade.
A Discriminação da mulher no trabalho
A Discriminação da mulher no trabalho, como ocorre a discriminação da mulher no trabalho, onde ocorre com maior freqüência a discriminação da mulher e no trabalho, a discriminação da mulher no trabalho, menores salários para as mulheres.
Abuso sexual
Saiba quais os tipos de violência fazem parte do abuso sexual e como denunciar essas práticas que ferem a dignidade das vítimas.
Feminicídio
Clique aqui para entender o que é feminicídio, a lei que trata sobre isso e em que casos ela pode ser aplicada.
Minorias
Clique aqui para entender o conceito sociológico de minoria social, que designa determinados grupos excluídos do poder e da obtenção de direitos básicos.
Movimento operário no século XIX
Saiba como, através da acentuação da industrialização, no século XIX, surgiram, no movimento operário, o anarquismo e o comunismo como formas de reivindicação dos trabalhadores por seus direitos.
Mulheres importantes da história
Clique no link e conheça algumas das mulheres mais importantes da história. Confira os feitos e as biografias de várias mulheres que marcaram o curso da humanidade.
O que é feminismo?
Clique aqui e conheça um pouco mais sobre o feminismo. Aprenda qual é a sua história e saiba quais são as pautas, conquistas e desafios.
Participação feminina no mercado de trabalho
Saiba mais sobre a participação feminina no mercado de trabalho do Brasil, sua evolução e desafios.
Revolução Russa
Clique aqui e entenda o que foi a Revolução Russa. Conheça os aspectos relacionados a esse acontecimento e saiba quais foram suas consequências.
Sufrágio universal
Clique aqui e descubra o que é sufrágio universal, o reconhecimento do direito à participação política e ao voto distribuído a todos os membros de uma sociedade.
Violência contra a mulher
Clique aqui para saber mais sobre a violência contra a mulher, quais as causas e consequências desse tipo de violência, e o que podemos fazer para encerrar esse mal.
video icon
Texto"Matemática do Zero | Soma dos ângulos externos de um polígono convexo" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Soma dos ângulos externos de um polígono convexo
Nessa aula demonstrarei a fórmula da soma dos ângulos externos de um polígono convexo qualquer e como encontrar a medida de cada ângulo externo.