Whatsapp icon Whatsapp

Doenças relacionadas com a água

As doenças relacionadas com a água são aquelas associadas com a contaminação da água, com o crescimento de vetores nos ambientes aquáticos e com a falta de higiene.
A água está relacionada com o surgimento de várias doenças
A água está relacionada com o surgimento de várias doenças

A água é uma das substâncias mais importantes para a sobrevivência do homem e de outros animais, pois está relacionada com diversas reações químicas, além de fazer parte do corpo dos seres vivos e transportar substâncias. Entretanto, ela também é veículo para transmissão de várias doenças, sendo necessária a observação de sua qualidade antes do consumo ou contato.

O que são as doenças relacionadas com a água?

As doenças relacionadas com a água são aquelas que possuem sua transmissão diretamente ligada a essa substância, seja pelo consumo de água contaminada e falta de higiene desencadeada pela falta de água, seja pelas doenças que possuem vetores que se desenvolvem na água. Assim sendo, podemos concluir que uma doença relacionada com a água possui diferentes maneiras de transmissão, mas todas, de uma forma ou outra, envolvem a água.

Como as doenças relacionadas com a água podem ser transmitidas?

As doenças relacionadas com a água podem ser transmitidas por diversas formas, tais como:

  • Ingestão de água contaminada: Normalmente quando falamos em doenças relacionadas com a água, logo imaginamos a ingestão de água com organismos causadores de doenças. Esse tipo de contaminação está muito relacionado com o desenvolvimento de doenças diarreicas, que, apesar de parecerem simples, levam milhões de pessoas à morte a cada ano.

    Exemplos de doenças causadas pela ingestão de água contaminada: cólera, hepatite A, amebíase, giardíase, rotavírus, entre outras.

  • Contato com água contaminada: Não é apenas a ingestão que pode ocasionar doenças, o contato com a água contaminada pode ser suficiente para desencadear uma patologia. O contato pode permitir que organismos patogênicos entrem por nossa pele ou mucosas e desencadeiem problemas graves de saúde.

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

    Exemplos de doenças causadas pelo contato com a água contaminada: esquistossomose, que é contraída após o contato com água contaminada com cercárias do Schistosoma mansoni, e a leptospirose, que é transmitida por água contaminada, principalmente por urina de rato com a bactéria do gênero Leptospira.

  • Hábitos de higiene precários: Os hábitos de higiene também estão ligados à transmissão de doenças relacionadas com a água, uma vez que a falta de uma higienização pessoal e dos alimentos pode provocar enfermidades.

    Exemplos de doenças causadas em virtude de hábitos de higiene precários: o tracoma, uma doença ocular causada pela bactéria Chlamydia trachomatis e bastante relacionada com a falta de higiene das mãos e do rosto.

  • Contato com vetores que se desenvolvem na água: Alguns organismos transmissores de doenças desenvolvem-se na água, fazendo desta um criadouro. Como o ciclo de vida desses vetores envolve a água, dizemos que as doenças por eles causadas possuem relação com nossos recursos hídricos.

    Exemplos de doenças que possuem vetores que se relacionam com a água: dengue, chikungunya, zika, febre amarela e malária.

Como podemos nos prevenir das doenças relacionadas com a água?

A prevenção de doenças relacionadas com a água conta com algumas medidas bastantes simples. Entre as principais medidas de prevenção, podemos citar:

  • Ter bons hábitos de higiene;

  • Garantir o destino adequado de nossas fezes;

  • Garantir o destino adequado de nosso lixo;

  • Lavar bem os alimentos;

  • Beber apenas água tratada ou fervida;

  • Evitar entrar em água de qualidade duvidosa;

  • Não andar em locais de enchentes;

  • Não deixar água acumulada.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Amebíase
Amebíase é uma infecção ocasionada pela ameba, o contágio da amebíase, o período de incubação da amebíase, os sintomas da amebíase, o diagnóstico da amebíase, o tratamento da amebíase, a prevenção da amebíase.
Chikungunya
Você já ouviu falar a respeito da chikungunya? Acesse nosso texto e entenda o que é essa doença, conheça seus sintomas e descubra o tratamento.
Cólera
Cólera, o que é cólera, o que provoca a cólera, a contaminação da cólera, o que a cólera causa, o período de incubação da cólera, o tratamento da cólera.
Dengue
Que tal aprender mais sobre a dengue? Clique aqui e descubra os sintomas dessa doença, como ela é transmitida e como é feito seu tratamento.
Diferenças entre dengue, chikungunya e zika
Saiba mais sobre as principais diferenças entre a dengue, chikungunya e zika clicando aqui!
Esquistossomose
Aprenda um pouco mais a respeito da esquistossomose clicando aqui. Neste texto exploraremos o ciclo da doença, seus sintomas e tratamento.
Febre Zika
Entenda o que é a febre Zika e conheça seus sintomas e formas de tratamento.
Febre amarela
Saiba mais sobre a febre amarela, uma doença viral grave que é transmitida pela picada de um mosquito e pode causar a morte.
Giardíase
Neste texto compreenderemos melhor o que é a giardíase. Aprenda sobre seu agente causador, seus sintomas, seu diagnóstico, seu tratamento e sua prevenção.
Hepatite A
Clique aqui e conheça mais a respeito da hepatite A, uma doença causada por um vírus e que pode ser prevenida com vacinação e hábitos adequados de higiene.
Leptospirose
Acesse o texto para conhecer os sintomas da leptospirose e o que ela causa no ser humano. Entenda também a relação entre enchentes e a transmissão da doença.
Malária
Conheça mais a respeito da malária clicando aqui! Neste texto exploraremos aspectos importantes da doença, como sintomas e transmissão.
Tracoma
Doença infecciosa que pode causar a perda da visão.
video icon
Texto" Matemática do Zero | Polígono convexo e não convexo" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Polígono convexo e não convexo
Nessa aula veremos o que é um polígono convexo e um polígono não convexo a partir da definição matemática e, posteriormente, um “macete”.