Whatsapp icon Whatsapp

Glaucoma

Glaucoma é uma doença que afeta os olhos e pode provocar cegueira se não for tratada adequadamente. Apesar de não possuir cura, a doença pode ser controlada. O glaucoma desenvolve-se devido ao aumento na pressão no interior do olho, o qual acarreta lesões no nervo óptico, prejudicando a visão. O glaucoma é considerado a segunda causa de cegueira, atrás apenas da catarata. No entanto, quando considerada a cegueira irreversível, o glaucoma ocupa o primeiro lugar.

Leia também: Estrutura interna dos olhos – garante a captação de luz e a interpretação de imagens

O que é o glaucoma?

O glaucoma é uma doença que afeta o nervo óptico e apresenta como principal fator de risco o aumento da pressão intraocular. De acordo com a Sociedade Brasileira de Glaucoma, a doença  ocorre como consequência da elevação da pressão no interior do olho, a qual acaba danificando as fibras nervosas do nervo óptico. Esse aumento da pressão é decorrente do acúmulo de humor aquoso no olho.

De maneira geral, considera-se que a pressão intraocular normal é entre 10 mmHg e 21 mmHg. Entretanto, vale salientar que alguns indivíduos apresentam glaucoma estando com a pressão nos níveis ditos normais. Especialistas afirmam, portanto, que cada indivíduo responde de uma forma a uma determinada pressão, existindo diferentes “pressões ideais”. Quando o indivíduo apresenta a pressão aumentada, mas não se observa o dano no nervo óptico, diz-se que o paciente é portador de glaucoma suspeito por hipertensão ocular. Por outro lado, quando a pressão está normal e o paciente apresenta dano no nervo óptico ou alteração na visão, dizemos que ele é portador de glaucoma de pressão normal.

O aumento da pressão intraocular está relacionado ao desenvolvimento de glaucoma.
O aumento da pressão intraocular está relacionado ao desenvolvimento de glaucoma.

Tipos de glaucoma

O glaucoma pode ser classificado em: glaucoma primário de ângulo aberto, glaucoma de pressão normal, glaucoma primário de ângulo fechado, glaucoma congênito e glaucoma secundário. O tipo mais comum de glaucoma é o primário de ângulo aberto, o qual se caracteriza por uma pressão intraocular maior que 21mmHg, associada a dano no nervo óptico e problemas no campo visual. No glaucoma de pressão normal, o que se observa é dano no nervo óptico e alterações no campo visual sem que a pressão intraocular esteja elevada.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O glaucoma primário de ângulo fechado acontece como consequência do bloqueio do sistema de drenagem do humor aquoso, geralmente pela íris, levando ao aumento de pressão intraocular. O glaucoma congênito é desencadeado por anormalidades no desenvolvimento ocular que levam a uma má formação do sistema de drenagem do humor aquoso. Por fim, o glaucoma secundário está relacionado a doenças nos olhos, uso de medicamentos e traumas que provocam o aumento da pressão intraocular.

Leia também: Importância das lágrimas para os olhos

Fatores de risco para o glaucoma

De acordo com a Sociedade Brasileira de Glaucoma, são fatores de risco que favorecem o aparecimento da doença:

  • Idade avançada;
  • Hipertensão ocular;
  • Miopia  elevada;
  • Raça negra;
  • Hereditariedade.

Sintomas do glaucoma

O glaucoma é uma doença, muitas vezes, silenciosa, podendo passar meses e até mesmo anos sem que o paciente apresente sintomas. O glaucoma, quando surgem os sintomas, provoca alterações na visão do indivíduo, sendo um dos sintomas iniciais a perda da visão periférica. O indivíduo, ao olhar para frente, apresenta uma visão adequada dos objetos que estão à sua frente, mas não consegue ver adequadamente aquilo que está nas suas laterais.

Com a visão periférica comprometida, é comum que o paciente passe a esbarrar nas coisas, por não ver adequadamente o que está ao seu lado. Com o passar do tempo, o paciente pode ter a visão central também atingida, e, aos poucos, o glaucoma evolui para a cegueira irreversível.

Diagnóstico do glaucoma

A realização de exames oftalmológicos de rotina pode auxiliar na descoberta precoce do glaucoma e no início rápido do tratamento.
A realização de exames oftalmológicos de rotina pode auxiliar na descoberta precoce do glaucoma e no início rápido do tratamento.

O glaucoma é facilmente detectado por um médico oftalmologista durante o exame oftalmológico, pelo qual é possível medir-se a pressão intraocular e realizar-se o exame de fundo de olho. Em algumas situações, o médico pode solicitar, ainda, o exame de campo visual.

Leia mais: Astigmatismo – problema de visão causado pelo formato irregular da córnea ou do cristalino

Tratamento do glaucoma

O tratamento do glaucoma depende do quadro clínico de cada paciente e do tipo de glaucoma que ele apresenta, sendo, portanto, um tratamento individualizado. Dentre as técnicas adotadas para o tratamento, pode-se destacar: tratamento a laser, cirurgias, e uso de colírios específicos que atuam diminuindo a pressão intraocular. Vale salientar que o transplante de córnea não é um dos tratamentos indicados para a doença.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos Relacionados

Um corpo em um ponto muito distante, como o navio na linha do horizonte, é dito no infinito
Acomodação visual
Conheça as características básicas da acomodação visual, no estudo da Óptica da visão humana.
Hemácia falciforme (esquerda) e hemácias “normais” (direita)
Anemia falciforme
Na anemia falciforme, as pessoas acometidas apresentam hemácias rígidas, com pouco tempo de vida, e em forma de foice. Anemia falciforme não tem cura.
o aumento da placa de gordura pode interromper o fluxo sanguíneo, causando infarto do miocárdio ou derrame
Arteriosclerose
A Arteriosclerose é a principal causa de morte no mundo ocidental. Saiba mais sobre ela.
A pessoa que apresenta Miopia não consegue enxergar nitidamente objetos distantes dela
Defeito da visão chamado Miopia
Entenda aqui como ocorre o defeito visual conhecido como miopia e o que pode ser feito para corrigi-lo.
Doença de Parkinson
Aprenda mais sobre a doença de Parkinson clicando aqui. Entenda o que é essa doença, suas manifestações clínicas e o tratamento disponível.
Dor de Cabeça
Dor de Cabeça
Dor de Cabeça, o que é dor de cabeça, cefaléia tensorial, cefaléia secundária, cefaléia em salvas.
Estrabismo vertical
Estrabismo
Desalinhamento dos olhos resultante do mau funcionamento do trabalho dos músculos oculares.
Visão de uma pessoa que apresenta o defeito visual de hipermetropia
Hipermetropia
Veja aqui a definição do defeito visual conhecido como hipermetropia e veja também como ele pode ser corrigido.
Representação do conceito de visão nos dias atuais
Luz e visão
Veja aqui um breve estudo que relaciona a luz à nossa visão e que aborda também os conceitos de visão adotados da Antiguidade até os dias de hoje.
Obesidade infantil
Você sabia que a obesidade infantil pode ter consequências graves? Clique aqui e entenda o que é esse problema que tem afetado várias crianças no mundo.
As causas da parada cardiorrespiratória são várias
Parada Cardiorrespiratória
Quais são as causas e sintomas da parada cardiorrespiratória? Saiba mais aqui!
Mesmo usando máscaras de mergulho para facilitar a visão embaixo d’água, ela continuará desfocada
Por que não enxergamos bem debaixo d’água?
Você sabe por que não enxergamos bem debaixo d’água? Neste texto, você entenderá por que uma pequena mudança no índice de refração do meio pode mudar a forma como enxergamos, tornando as imagens desfocadas, como quando mergulhamos na água. Clique para entender melhor como tudo isso afeta a nossa visão!
Características e limitações do olho humano ditam a forma como enxergamos o mundo
Quais são os limites da visão humana?
Aprenda mais sobre os limites da visão humana. O olho é um órgão bastante sensível capaz de captar muitos detalhes e cores. No entanto, até mesmo o olho saudável apresenta limitações, que estão relacionadas tanto com a sua estrutura interna como a algumas características inerentes à luz.
O tratamento é à base de antibióticos e, eventualmente, o membro afetado é imobilizado
Tendinite
Clique e conheça sobre a inflamação que ocorre nos tendões, geralmente conhecida como tendinite.
Vitiligo
Clique aqui e saiba mais sobre o vitiligo. Entenda o que é essa doença, seus sintomas, diagnóstico e tratamento.
video icon
Filosofia
Democracia e Cidadania no Enem: como esse tema é cobrado?
Como está a sua preparação para o Enem? Tá difícil entender o conteúdo de Filosofia? Calma! Vou te ajudar. Democracia e cidadania é um dos temas mais recorrentes entre as questões temáticas de Filosofia no Enem. Prepare o seu material e assista ao nosso vídeo!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Genitive Case
É hora de aperfeiçoar sua gramática na Língua Inglesa. Assista!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Sociologia
Democracia racial
Você sabe o que significa democracia racial? Clique e nós te ensinamos!
video icon
Tigres Asiáticos
Geografia
Tigres Asiáticos
Assista à nossa videoaula sobre os Tigres Asiáticos, e conheça as razões do desenvolvimento rápido desses territórios.