Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Doenças
  3. Glaucoma

Glaucoma

Glaucoma é o nome dado a alterações irreversíveis que ocorrem no globo ocular. Tais alterações acontecem quando as células nervosas existentes no globo ocular são comprimidas e danificadas, o que ocorre por causa do aumento da pressão dos olhos (tensão intra-ocular). Em alguns casos, a pressão se eleva tanto que as células nervosas morrem provocando a perda da visão, pois é por meio de tais células que o cérebro recebe as informações enviadas pelos olhos.

O glaucoma pode ser: ângulo aberto, quando não há a passagem do fluido nos olhos; ângulo fechado, quando o aumento da pressão ocorre subitamente; agudo, quando ocorre rapidamente provocando dor; congênito, quando acontece por causas genéticas e secundário, induzido por outros problemas oculares.

É causado por inúmeras doenças que bloqueiam os fluidos internos dos olhos. O desenvolvimento do glaucoma na maioria dos casos é lento e imperceptível, pois pode ocorrer durante anos sem que apresente algum sinal aparente, mas existem outros que apresentam dor. Como é irreversível, é importante analisar os olhos periodicamente para conhecer qualquer tipo de alteração nos mesmos, pois não pode ser tratada e sim atrasada. Para atrasar o glaucoma é necessário se submeter a um tratamento que consiste na aplicação de colírios específicos, medicamentos orais e em alguns casos por meios cirúrgicos que podem ser convencionais ou a laser. Como já dito, o objetivo do tratamento é atrasar o avanço da doença.

Pessoas diabéticas, com pressão intra-ocular elevada, com idade igual ou superior a 45 anos ou que possuem casos de glaucoma na família possuem maior risco de ter a doença.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
O desenvolvimento do glaucoma na maioria dos casos é lento e imperceptível
O desenvolvimento do glaucoma na maioria dos casos é lento e imperceptível
Publicado por: Gabriela Cabral
Assuntos relacionados
Dor de Cabeça
Dor de Cabeça
Dor de Cabeça, o que é dor de cabeça, cefaléia tensorial, cefaléia secundária, cefaléia em salvas.
O tratamento é à base de antibióticos e, eventualmente, o membro afetado é imobilizado
Tendinite
Clique e conheça sobre a inflamação que ocorre nos tendões, geralmente conhecida como tendinite.
O Papa João Paulo II era portador da doença de Parkinson.
Mal de Parkinson
Mal de Parkinson, o que é Parkinson, como a doença de Parkinson ocorre, hipóteses sobre a origem de Parkinson, o que o Parkinson provoca no organismo, os sinais que o Mal de Parkinson provoca, como melhorar a vida do Parkinsoniano.
Manchas provocadas pela doença.
Vitiligo
Vitiligo, características do vitiligo, sintomas do vitiligo, regiões onde o vitiligo se manifesta, tratamento para o vitiligo, prevenção do vitiligo.
A obesidade exige uma mudança de vida!
Obesidade Infantil
A obesidade infantil pode acarretar outros problemas de saúde. Confira algumas formas de inverter o quadro de obesidade em crianças e adolescentes.
Hemácia falciforme (esquerda) e hemácias “normais” (direita)
Anemia falciforme
Na anemia falciforme, as pessoas acometidas apresentam hemácias rígidas, com pouco tempo de vida, e em forma de foice. Anemia falciforme não tem cura.
As causas da parada cardiorrespiratória são várias
Parada Cardiorrespiratória
Quais são as causas e sintomas da parada cardiorrespiratória? Saiba mais aqui!
o aumento da placa de gordura pode interromper o fluxo sanguíneo, causando infarto do miocárdio ou derrame
Arteriosclerose
A Arteriosclerose é a principal causa de morte no mundo ocidental. Saiba mais sobre ela.