Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Biologia
  3. Anatomia Humana
  4. Estrutura interna dos olhos

Estrutura interna dos olhos

A estrutura interna dos olhos é complexa e funciona perfeitamente para garantir a captação de luz e interpretação das imagens.

O olho é o órgão do sentido que está relacionado com a captação de imagens e percepção da luz. É por meio dessa estrutura que conseguimos ver o ambiente em nossa volta e, consequentemente, evitar situações de perigo.

Analisando superficialmente, o olho parece apenas uma estrutura arredondada bastante simples. Entretanto, os olhos possuem várias partes importantes, que controlam a entrada de luz e garantem a formação perfeita da imagem.

Estrutura interna dos olhos

Córnea- Essa camada, que é a primeira atingida pela luz, é formada por tecido transparente e resistente. Ela protege o globo ocular contra traumas e contaminações, além de ajudar a dar formato ao globo e atuar na refração da luz. Essa estrutura é frequentemente limpa pelas lágrimas, que são espalhadas pelas pálpebras.

Esclera – Conhecida como o branco dos olhos, essa região é formada principalmente por fibras colágenas. Atua como barreira para o conteúdo intraocular e é um local de fixação para os músculos extraoculares, que garantem a movimentação dos olhos. Além disso, possui função de proteção mecânica.

Coroide – Revestimento membranoso e vascularizado localizado dentro da esclera. Sua principal função é nutrir as camadas dos olhos.

Íris – Facilmente diferenciada, a íris é a parte colorida dos olhos e está localizada logo atrás da córnia. Essa estrutura funciona como um diafragma de uma câmera, ajudando a controlar a abertura e o fechamento da pupila. Para ajudar no controle do tamanho da pupila, essa região possui músculos lisos que atuam nessa movimentação.

Observe atentamente o esquema mostrando a estrutura do olho
Observe atentamente o esquema mostrando a estrutura do olho

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Pupila – Abertura localizada na região central dos olhos e por onde ocorre a entrada de luz. O diâmetro médio dessa estrutura é de 2-4mm.

Cristalino ou Lente – Estrutura responsável por ajustar o foco de luz e é formada por água, proteínas e minerais. A lente destaca-se por sua capacidade de acomodação, modificando seu formato e garantindo, assim, a focalização em objetos de diferentes distâncias.

Retina – Região localizada na parte interna do olho e rica em fotorreceptores. É nessa região que a luz é focalizada e os impulsos nervosos são gerados em direção ao sistema nervoso central. Na retina, é possível diferenciar dois tipos de receptores: bastonetes e cones. Esses últimos permitem a visão em cores, e os bastonetes são usados, principalmente, na visão no escuro.

Nervo óptico – Nervo responsável por levar os impulsos nervosos do olho para o cérebro para que os sinais sejam processados. É formado por aproximadamente um milhão de axônios.

Humores dos olhos

Humor aquoso – Líquido localizado na região em frente à lente que é responsável por nutrir essa estrutura e a córnea. Sua composição é semelhante ao plasma e é produzido pelo epitélio de uma região conhecida como corpo ciliar.

Humor vítreo – Material semelhante a um gel que fica após a lente e garante a forma do olho. Ele é formado basicamente por água, fibras e ácido hialurônico.

O olho é o órgão responsável pela visão
O olho é o órgão responsável pela visão
Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos
Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto
Lista de Exercícios

Questão 1

Sabemos que os olhos são importantes estruturas que nos permitem capturar imagens. Para conseguir atingir esse objetivo, o olho apresenta diversas partes essenciais. Uma dessas estruturas é a íris, a parte colorida dos nossos olhos. Analise as alternativas a seguir e marque aquela que indica corretamente a função da íris.

a) A íris garante a movimentação dos olhos.

b) A íris funciona como uma lente, proporcionando a focalização de objetos.

c) A íris atua como um diafragma de uma câmera, controlando a abertura da pupila.

d) A íris atua nutrindo as camadas mais internas do olho, uma vez que é bastante vascularizada.

e) A íris apresenta como função principal transmitir impulsos nervosos do olho para o cérebro.

Questão 2

A catarata é uma doença que acomete o cristalino, causando a perda de sua transparência. Por acometer o cristalino, a pessoa com catarata apresenta:

a) dificuldade para controlar a entrada de luz nos olhos.

b) uma diminuição da lubrificação dos olhos.

c) um aumento da pressão interna do olho.

d) dificuldade de distinguir as cores verde e vermelho.

e) dificuldade de focalizar objetos.

Mais Questões
Assuntos relacionados
Ao piscar, distribuímos de forma uniforme o filme lacrimal
Por que piscamos?
Clique para descobrir por que piscamos e os benefícios que esse ato oferece para a saúde dos nossos olhos!
Mesmo usando máscaras de mergulho para facilitar a visão embaixo d’água, ela continuará desfocada
Por que não enxergamos bem debaixo d’água?
Você sabe por que não enxergamos bem debaixo d’água? Neste texto, você entenderá por que uma pequena mudança no índice de refração do meio pode mudar a forma como enxergamos, tornando as imagens desfocadas, como quando mergulhamos na água. Clique para entender melhor como tudo isso afeta a nossa visão!
Características e limitações do olho humano ditam a forma como enxergamos o mundo
Quais são os limites da visão humana?
Aprenda mais sobre os limites da visão humana. O olho é um órgão bastante sensível capaz de captar muitos detalhes e cores. No entanto, até mesmo o olho saudável apresenta limitações, que estão relacionadas tanto com a sua estrutura interna como a algumas características inerentes à luz.
Apesar de ser representado na cor laranja ou em tons avermelhados, o Sol apresenta outra cor originalmente
Qual é a cor do Sol?
Você sabia que o Sol não é laranja? Então, qual é realmente a cor desse astro? Quando visto por observadores fora da atmosfera terrestre, o Sol apresenta uma cor específica. Por causa de suas reações de fusão nuclear, ele produz todos os comprimentos de onda da radiação visível. Descubra qual é a cor do sol!
Astigmatismo
Você sabia que a pessoa com astigmatismo não vê as imagens de forma clara? Clique aqui e entenda o que é, quais são os sintomas e qual o tratamento para essa deficiência.
Esquema do olho humano
Visão, um dos cinco sentidos
Veja quais estruturas constituem o olho humano, órgão responsável pela visão.
Representação do conceito de visão nos dias atuais
Luz e visão
Veja aqui um breve estudo que relaciona a luz à nossa visão e que aborda também os conceitos de visão adotados da Antiguidade até os dias de hoje.
A pessoa que apresenta Miopia não consegue enxergar nitidamente objetos distantes dela
Defeito da visão chamado Miopia
Entenda aqui como ocorre o defeito visual conhecido como miopia e o que pode ser feito para corrigi-lo.