Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Doenças
  3. Vitiligo

Vitiligo

O vitiligo é um problema que provoca a despigmentação da pele, ou seja, reduz a quantidade de melanina produzida pelos melanócitos provocando manchas esbranquiçadas por todo o corpo, sendo que essas podem conter tamanhos e formas variadas. Há contradições sobre a causa da doença, pois existem especialistas que dizem ser desconhecida a origem da doença enquanto outros defendem a causa emocional.

A doença apenas provoca manchas sobre a pele, o que descarta contágio e sintomas. Normalmente as pessoas buscam auxílio médico por causa da estética e então descobrem que são portadoras da doença. As manchas tendem a aparecer nas mãos, punho, dedos, genitália, pescoço, axilas, joelho, boca, olhos, virilhas, cotovelos e mais.

O tratamento para tal doença varia de acordo com a quantidade de pele normal que um indivíduo ainda possui. Em casos onde existem poucas áreas com pele normal recomenda-se despigmentar as mesmas para que a pele tenha um tom uniforme. Porém, quando o indivíduo possui grande quantidade de pele normal pode-se realizar tratamentos tópicos com o emprego de fotoquimioterapia seguidas de radiação ultra-violeta.

Com indicação médica, a pessoa pode tomar sol utilizando filtro solar e em horários que não apresente riscos à pele por aproximadamente 30 minutos, pois o sol estimula o organismo a repigmentar a pele. Deve haver cautela quando se expõe ao sol, pois as recomendações médicas devem ser criteriosamente seguidas. É aconselhado também o tratamento psicológico, pois o indivíduo com a doença pode se sentir inferior e vítima de preconceito. Não há como prevenir a doença, pois pode se manifestar em qualquer pessoa.
Manchas provocadas pela doença.
Manchas provocadas pela doença.
Publicado por: Gabriela Cabral
Assuntos relacionados
A meningite é uma doença que pode ser causada por bactérias e afeta as meninges, membranas que envolvem o sistema nervoso.
Doenças causadas por bactérias
Descubra mais sobre as doenças causadas por bactérias. Neste texto abordamos quais são as doenças bacterianas, seus sintomas, transmissão e tratamento.
A dor aparece na região baixa da coluna vertebral.
Dor nas Costas
Dor nas Costas, dor na região cervical, torácica e lombar, onde a dor aparece, as principais causas de dor nas costas, diagnóstico de dor nas costas, tratamento da dor nas costas, medidas que podem prevenir a dor nas costas.
Dor de Cabeça
Dor de Cabeça
Dor de Cabeça, o que é dor de cabeça, cefaléia tensorial, cefaléia secundária, cefaléia em salvas.
Acne: doença de pele que acomete homens e mulheres na adolescência.
Acne
Acne, doença da pele freqüente na adolescência, incidência da acne, características da acne, estágios da acne, tratamento da acne, alimentos que podem agravar os sintomas da acne.
Dificuldade em tudo o que se relaciona com a matemática.
Discalculia
Discalculia, o que é discalculia, o que causa discalculia, os sinais que podem caracterizar a disculculia, como melhorar e facilitar a vida das pessoas com necessidades educativas especiais.
O desenvolvimento do glaucoma na maioria dos casos é lento e imperceptível
Glaucoma
Glaucoma, o que é glaucoma, tipos de glaucoma, como o glaucoma ocorre, o desenvolvimento do glaucoma, sintomas do glaucoma, pessoas com disposição ao glaucoma.
Pitiríase versicolor, também chamada de pano branco ou micose de praia.
Doenças fúngicas
Informações sobre infecções que tendem a ser resistentes e, no caso de pessoas imunocomprometidas, bastante sérias.
À esquerda, tipo de lesão comum no rosto, chamado de "asa de borboleta"; e à direita, paciente com lúpus eritematoso sistêmico
Lúpus
Tipos, causas e tratamento do lúpus, doença sem cura.