Whatsapp icon Whatsapp

Antimatéria

A antimatéria é literalmente o inverso da matéria. Apresenta mesma estrutura, massa e rotação da matéria, mas com sinal de carga elétrica oposto.
O encontro entre partícula e antipartícula gera liberação de uma grande quantidade de energia
O encontro entre partícula e antipartícula gera liberação de uma grande quantidade de energia

As partículas chamadas de antimatéria possuem as mesmas características das partículas que conhecemos, mas com carga elétrica de sinal oposto. A antimatéria é, literalmente, o inverso da matéria e não existe naturalmente na Terra, sendo desenvolvida artificialmente.

O encontro entre uma partícula e sua antipartícula gera aniquilação, ou seja, ambas são destruídas e há liberação de uma alta quantidade de energia. Atualmente, sabe-se que até partículas como os quarks, constituintes dos elétrons, possuem antipartículas.

Descoberta

O conceito de antipartículas foi proposto pelo físico inglês Paul Dirac (1902-1984) em 1928. Após analisar a relação estabelecida por Einstein acerca da matéria e da energia, Dirac propôs que a massa poderia ser considerada com o sinal negativo. As ideias de Dirac abriram portas para a descoberta dos pósitrons, que são antipartículas dos elétrons.

O físico estadunidense Carl Anderson detectou elétrons positivos (pósitrons) por meio de um experimento de análise de jatos de energia espacial realizado em 1932. Em 1995, átomos de anti-hidrogênio, compostos por um pósitron girando ao redor de um antipróton, foram construídos.

Produção, armazenamento e aplicações

A antimatéria é produzida por meio de colisões entre partículas. Essas colisões são realizadas em aceleradores de partículas, como o Fermilab (EUA) e o Cern (Europa). O armazenamento das antipartículas é feito por aprisionamento em campos magnéticos. As antipartículas não podem tocar as paredes do recipiente que as envolve. Se isso ocorresse, haveria aniquilação entre a matéria que constitui o recipiente e a antimatéria.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Uma das possibilidades de aplicação da antimatéria é a construção de motores superpotentes, semelhantes aos motores utilizados por naves em filmes de ficção científica, como Jornada nas Estrelas e Star Trek. Esses supermotores funcionariam a partir das altíssimas quantidades de energia criadas pela aniquilação de partículas com antipartículas. A quantidade de energia é tão grande que as enormes distâncias que separam a Terra de estrelas e outros planetas poderiam ser percorridas em um tempo inferior ao tempo de vida de um ser humano. O problema está na quantidade de antimatéria necessária, que ultrapassa bastante as quantidades que podem ser produzidas atualmente.

Antipartículas já são utilizadas no diagnóstico feito a partir de imagens. O exame PET scan, por exemplo, é uma tomografia por emissão de pósitrons em que imagens tridimensionais são formadas a partir da interação, que é inofensiva, de pósitrons com o corpo humano.

Imagem obtida a partir de uma tomografia por emissão de pósitrons
Imagem obtida a partir de uma tomografia por emissão de pósitrons

Bombas mais potentes que ogivas nucleares e reatores para a produção de energia elétrica também são possibilidades do uso da antimatéria.

Curiosidade

As leis da Física são simétricas para o uso de partículas e antipartículas. Isso quer dizer que, se o universo fosse totalmente formado por antipartículas, ele seria percebido exatamente da mesma forma como é.

Publicado por Joab Silas da Silva Júnior
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Acelerador de partículas
Conheça o que constitui um acelerador de partículas, os três tipos principais de aceleradores e para que eles são utilizados.
Big Bang de Laboratório
Clique e entenda em que consiste o maior acelerador de partículas do mundo!
Carga elétrica
Você sabe o que é carga elétrica? Confira aqui seus tipos e saiba como calculá-la. Entenda também os processos de eletrização.
Detectores de Partículas
Você sabia que para deter partículas radioativas é necessário usar paredes de chumbo? Entenda como funciona os detectores de partículas.
Emissão pósitron
Origem da antimatéria.
LHC: O Maior Acelerador de Partículas do Mundo
Conheça o processo de funcionamento do LHC, o maior acelerador de partículas do mundo, a finalidade da sua construção e por que não precisamos ficar com medo.
video icon
Escrito"Esterificação ou reação de esterificação" em fundo laranja.
Química
Esterificação ou reação de esterificação
As reações de esterificação são processos químicos que ocorrem entre um ácido e um álcool, nos quais o ácido doa sua hidroxila e o álcool doa um hidrogênio, resultando na formação de éster e água, daí o nome desse tipo de reação.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.