Whatsapp icon Whatsapp

Curiosidades astronômicas

O Universo é repleto de corpos celestes com as mais diversas características. Que tal conhecer algumas das mais interessantes curiosidades astronômicas sobre o cosmos?
Em alguns lugares da Terra, é possível observar o brilho de um dos braços da nossa galáxia
Em alguns lugares da Terra, é possível observar o brilho de um dos braços da nossa galáxia

A astronomia é uma das mais fascinantes áreas da Física. Ao estudá-la, deparamo-nos com um grande número de curiosidades sobre o Universo. Neste texto, vamos trazer algumas curiosidades astronômicas para você vislumbrar um pouco melhor a grandeza dos estudos que envolvem a astronomia.

Sol

O Sol é uma estrela anã de 4,6 bilhões de anos. Sozinho, apresenta 99,8% da massa de todo o Sistema Solar (cerca de 333 mil planetas Terra), garantindo que a gravidade em sua superfície chegue a 274 m/s², cerca de 27 vezes maior que a gravidade terrestre. A temperatura média de sua superfície é de 5500 ºC, enquanto o seu núcleo pode atingir incríveis 15 milhões de graus Celsius.

Em decorrência da grande temperatura e pressão em seu núcleo, o Sol é capaz de fundir átomos de Hidrogênio em átomos de Hélio, emitindo energia na forma de ondas eletromagnéticas. Apesar dos números impressionantes, o nosso Sol está longe de ser a maior estrela do universo se comparado com estrelas como VY Canis Majoris, cujo diâmetro é de cerca de 2000 sóis.

Neutrinos

Os neutrinos são partículas extremamente leves – centenas de bilhões de vezes mais leves que os elétrons – e de carga elétrica neutra. Só interagem com o resto da matéria por meio da gravidade e da força nuclear fraca. São produzidos em reações nucleares como aquelas que ocorrem nos núcleos das estrelas e nos reatores das usinas nucleares.

Por serem extremamente pequenos e pouco interagentes, os neutrinos podem atravessar até mesmo uma barra de chumbo com alguns anos-luz de comprimento sem colidir com nenhum átomo. Em razão da proximidade, o Sol é a maior fonte de neutrinos da Terra, garantindo um fluxo de 6,4.106 neutrinos/cm2/s, ou seja, a cada 1 segundo, pelo menos seis milhões de neutrinos solares atravessam uma área equivalente a uma de suas unhas. Uma estimativa realizada por astrofísicos em 2012 indica que cerca de 13% da massa do universo possa ser atribuída aos neutrinos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Estrelas são corpos negros

Na Física, dá-se o nome de corpo negro a uma porção de matéria capaz de absorver toda a radiação incidente: nenhuma parte da radiação é refletida ou transmitida através dele. O mesmo ocorre para as estrelas. Apesar de produzirem muita radiação, tanto visível quanto não visível, todas as ondas eletromagnéticas que incidem sobre elas são totalmente absorvidas. Portanto, se uma estrela parasse de emitir luz, sua superfície seria perfeitamente negra.

“Incontáveis” estrelas

Estima-se que nossa galáxia apresente entre 200 e 400 bilhões de estrelas e que, no Universo, existam centenas de galáxias, resultando em um número de pelo menos 10 sextilhões de estrelas. No entanto, a partir da Terra, nas melhores condições possíveis, somente cerca de 8500 estrelas são visíveis a olho nu.

Publicado por Rafael Helerbrock

Artigos Relacionados

As Forças Fundamentais da Natureza
Clique aqui e conheça quais são as forças que integram as forças fundamentais da natureza!
As ondas eletromagnéticas possuem os campos elétrico e magnético perpendiculares entre si
Características das ondas eletromagnéticas
O que é uma onda eletromagnética? Veja mais sobre sua definição e suas principais características aqui!
Exoplanetas
Você sabe o que são exoplanetas? Descubra como eles são descobertos, a qual distância ficam da Terra e saiba onde encontram-se os exoplanetas mais próximos da Terra.
A Via Láctea é uma galáxia de formato espiral, seu diâmetro é da ordem de 100 mil anos-luz.
Fatos curiosos sobre o Universo
Curioso sobre o Universo? Clique aqui e descubra cinco fatos curiosos sobre a Via Láctea, o Sistema Solar e os planetas que se encontram nele, como a Terra!
A energia liberada pelo Sol, que aquece a Terra, resulta de reações termonucleares de fusão
Fusão Nuclear
Aprenda o que caracteriza uma reação como sendo uma fusão nuclear, e veja como essa reação ocorre no Sol e na bomba de hidrogênio.
As galáxias são estruturas celestes presentes no Universo.
Galáxia
Saiba mais sobre a formação e a evolução das galáxias, além de conhecer os três principais tipos de galáxias.
Propagação da luz.
Luz
Luz, Efeitos da luz, Óptica, Energia radiante, Ondas eletromagnéticas, Ondas de rádio, Ondas de TV, Velocidade de propagação, Fonte de luz, Fonte de luz primaria, Fonte de luz secundaria.
Espectro de um corpo quente em função da temperatura
Radiação do Corpo Negro
Desvendando o espectro da radiação térmica
Sol
Sol
Acesse e conheça as principais características do Sol. Descubra por quais materiais ele é formado e qual a sua estrutura interna.
video icon
Química
E se atacassem uma usina nuclear?
Com os recentes conflitos bélicos na região da Ucrânia, esta dúvida tem surgido nos noticiários. Mas qual seria a verdadeira gravidade de um acontecimentos desses?

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas.