Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Física
  3. Eletricidade
  4. Eletrodinâmica

Eletrodinâmica

Eletrodinâmica é o ramo da Física que estuda o movimento das cargas elétricas. A movimentação dessas cargas é obtida quando se aplica uma diferença de potencial elétrico entre dois pontos de um meio condutor. A resistência do meio é a propriedade física que quantifica a facilidade em que uma corrente elétrica é conduzida em seu interior. Além disso, a corrente elétrica é uma das grandezas fundamentais da eletrodinâmica.

Veja também: Eletricidade – história, aplicações e conceitos fundamentais

Conceitos importantes da Eletrodinâmica

Eletrodinâmica é a área da Física que estuda a movimentação das cargas elétricas.
Eletrodinâmica é a área da Física que estuda a movimentação das cargas elétricas.

Condutores e isolantes

Existem materiais que são capazes de conduzir cargas elétricas com relativa facilidade. Esses materiais são chamados de condutores. Em contrapartida, existem materiais que se opõem à condução da corrente elétrica, são os chamados isolantes ou dielétricos. Para saber mais, leia: Condutores e isolantes.

Corrente elétrica

A corrente elétrica, que é a movimentação das cargas, é calculada pela quantidade de cargas que atravessam a secção reta de um condutor a cada segundo. A unidade de medida da corrente elétrica no Sistema Internacional (SI) é o ampére. Sua fórmula é a seguinte:

i – corrente elétrica (A)

ΔQ – carga elétrica (C)

Δt – intervalo de tempo (s)

Nos materiais condutores, a corrente elétrica é produzida pela movimentação de elétrons. Essas partículas são dotadas de carga elétrica negativa de módulo igual a 1,6.10-19 C, conhecida como carga elétrica fundamental. Uma vez que a corrente elétrica é formada por elétrons, ela pode ser escrita da seguinte maneira:

n – número de elétrons

e – carga elétrica fundamental (1,6.10-19 C)

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Resistência elétrica

A intensidade da corrente elétrica formada depende de uma característica do corpo chamada resistência elétrica. Corpos cuja resistência elétrica é constante, independentemente de qual tensão venha a ser aplicada sobre ele, são chamados de ôhmicos. Esses corpos obedecem à 1ª lei de Ohm, descrita pela seguinte fórmula:

U – tensão elétrica (V)

R – resistência elétrica (Ω)

A resistência elétrica depende de fatores geométricos, como o comprimento e a área transversal do condutor. Isso é explicitado matematicamente por meio da 2ª lei de Ohm:

L – comprimento do corpo (m)

A – área transversal (m²)

ρ – resistividade ( Ω.m )

Resistividade

A resistividade, denotada pelo símbolo ρ, é uma propriedade microscópica própria do material. Quanto maior é a resistividade, maior é a resistência elétrica do corpo. Dessa maneira, materiais condutores apresentam baixa resistividade.

A fórmula utilizada para calcular a resitividade envolve grandezas microscópicas e conhecimentos avançados da teoria eletromagnética, por isso, no Ensino Médio, não costumamos calculá-la, mas apenas utilizar o seu módulo, quando informado pelos exercícios.

Efeito Joule

Quando a corrente elétrica percorre um material isolante, dizemos que ocorreu uma ruptura dielétrica. Quando um material isolante passa a conduzir eletricidade, uma grande quantidade de calor é produzida, devido à dificuldade que a corrente elétrica encontra ao passar entre os átomos do material. Esse fenômeno de produção de calor, conhecido como Efeito Joule, é largamente explorado em aquecedores, chuveiros, panelas elétricas etc. A fórmula do Efeito Joule permite que calculemos a quantidade de energia elétrica que é dissipada em energia térmica. Para tanto, relacionamos grandezas como resistência, corrente elétrica e intervalo de tempo. Observe:

Q – quantidade de energia transformada em calor (J)

R – resistência elétrica

Potência elétrica

Se desejarmos calcular qual foi a quantidade de energia convertida em calor em razão do efeito Joule, é preciso determinar qual é a potência elétrica dissipada. Potência é uma grandeza que mede a taxa de transferência de energia. Sua unidade de medida é o watt, que equivale a joule por segundo.

P – potência elétrica (W)

r – resistência elétrica ( Ω)

Veja também: Cinco coisas que você precisa saber sobre eletricidade

Eletrodinâmica no Enem

A eletrodinâmica é o segundo assunto mais popular entre as questões do Enem, por isso, quando for se preparar para o exame, dê uma atenção especial em tópicos como:

Além disso, procure entender bem a teoria por trás do conteúdo, pois ela é tão importante para a prova quanto a própria resolução de exercícios. Vamos conferir uma questão do Enem que envolveu esse conteúdo?

(Enem) Todo carro possui uma caixa de fusíveis, que são utilizados para proteção dos circuitos elétricos. Os fusíveis são constituídos de um material de baixo ponto de fusão, como o estanho, por exemplo, e se fundem quando percorridos por uma corrente elétrica igual ou maior do que aquela que são capazes de suportar. O quadro a seguir mostra uma série de fusíveis e os valores de corrente por eles suportados.

Fusível

Corrente elétrica (A)

Azul

1,5

Amarelo

2,5

Laranja

5,0

Preto

7,5

Vermelho

10,0


Um farol usa uma lâmpada de gás halogênio de 55 W de potência que opera com 36 V. Os dois faróis são ligados separadamente, com um fusível para cada um, mas, após um mau funcionamento, o motorista passou a conectá-los em paralelo, usando apenas um fusível. Dessa forma, admitindo-se que a fiação suporte a carga dos dois faróis, o menor valor de fusível adequado para proteção desse novo circuito é o:

a) azul.

b) preto.

c) laranja.

d) amarelo.

e) vermelho.

Resolução:

Primeiramente devemos calcular a intensidade da corrente elétrica que percorre cada farol. Para tanto, vamos fazer a razão entre a potência elétrica e a resistência, por meio da fórmula de potência elétrica:

Em seguida, como os faróis são ligados em série ao mesmo fusível, devemos considerar que o dobro da corrente passará por esse fusível, logo:

Com base no resultado e na tabela, o fusível indicado para a função é o laranja, logo a alternativa correta é a letra C.

Exercícios resolvidos sobre eletrodinâmica

Questão 1 — Determine a intensidade da corrente elétrica em um fio que tem sua secção reta atravessada por 5.1020 elétrons a cada segundo. Dados: e = 1,6.10-19 C.

a) 60 A

b) 80 A

c) 30 A

d) 50 A

Resolução:

Vamos utilizar a fórmula da corrente elétrica que leva em conta a quantização da carga elétrica.

Com base em nosso resultado, a alternativa correta é a letra B.

Questão 2 — Determine a intensidade da corrente elétrica que percorre um fio condutor cuja resistência elétrica é igual 0,005 Ω e que está sujeito a uma diferença de potencial de 10V.

a) 2 mA

b) 2 kA

c) 50 mA

d) 0,5 kA

Resolução:

Para resolver a questão, é necessário usar a 1ª lei de ohm.

Com base no cálculo, a resposta correta é a letra B.

Questão 3 — Determine qual é a potência elétrica dissipada em forma de calor em um fio de resistência elétrica igual a 0,025 Ω, percorrido por uma corrente elétrica de 20,0 A.

a) 10 W

b) 0,25 W

c) 0,5 W

d) 5,0 W

Resolução:

Para resolver o exercício, devemos fazer o cálculo da potência elétrica dissipada:

Com base no cálculo realizado, a alternativa correta é a letra A

Publicado por: Rafael Helerbrock
Assista às nossas videoaulas
Assuntos relacionados
Associação de capacitores
Acesse nosso artigo e conheça os diferentes tipos de associação de capacitores. Aprenda ainda mais com exercícios resolvidos sobre o tema.
Modelo planetário para representação do átomo
Carga Elétrica
Confira aqui o conceito de eletrostática e as características da carga elétrica.
Carga positiva e carga negativa
Carga positiva e carga negativa, carga positiva em um corpo eletrizado, carga negativa em um corpo eletrizado.
Corrente elétrica
Você sabe o que é corrente elétrica? Conheça o conceito, as fórmulas, os tipos de corrente e exercícios resolvidos.
Efeito Joule é o fenômeno que causa o aquecimento e derretimento da camada protetora dos fios.
Efeito Joule
Você sabe o que é efeito Joule? Conheça as suas utilidades, fórmulas usadas para calculá-lo, os riscos relacionados a ele e também alguns exercícios resolvidos.
Eletricidade estática
Eletricidade
A eletricidade estuda os fenômenos da carga elétrica. Clique e entenda!
Eletricidade
Acesse este texto e descubra qual é o conceito de eletricidade na física. Conheça o significado de campo elétrico, corrente elétrica e potencial elétrico.
Manifestação da eletricidade estática
Manifestações da Eletricidade Estática
Conheça alguns locais onde a eletricidade estática se manifesta.
A equação acima é reconhecida como sendo a 1ª Lei de Ohm, mas ela pode ser aplicada a elementos não ôhmicos
Primeira lei de Ohm
Clique aqui e entenda a Primeira lei de Ohm, que mostra a relação diretamente proporcional entre a corrente elétrica e a diferença de potencial (ddp).
De acordo com a Segunda Lei de Ohm, a resistência de um fio será tão menor quanto maior for a sua espessura.
Segunda Lei de Ohm
Você conhece a Segunda Lei de Ohm? Essa lei relaciona a resistividade, comprimento e área transversal de um corpo para calcular o valor da resistência elétrica. Clique aqui para visualizar a fórmula da Segunda Lei de Ohm e também conferir uma explicação sobre a Primeira Lei de Ohm e exercícios resolvidos sobre o tema.