Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Física
  3. Eletricidade
  4. Primeira lei de Ohm

Primeira lei de Ohm

A Primeira lei de Ohm trata da relação de proporcionalidade entre a corrente elétrica que atravessa um dispositivo e a ddp à qual ele está submetido.

A primeira Lei de Ohm afirma que a corrente elétrica que atravessa um dispositivo qualquer é sempre diretamente proporcional à diferença de potencial aplicada a esse dispositivo. Imagine um aparelho submetido a uma diferença de potencial (ddp) em que flui uma corrente elétrica de intensidade i. Caso o gráfico da ddp e da corrente seja retilíneo, a resistência do dispositivo independerá da variação da ddp, e esse equipamento será reconhecido como ôhmico.

Gráfico da corrente versus a ddp
Gráfico da corrente versus a ddp

A razão entre a corrente elétrica e a ddp no gráfico acima fornece a inclinação da reta, que é a mesma para qualquer valor de ddp. Logo, podemos dizer que o material que foi submetido à voltagem obedece à lei de Ohm, pois a corrente elétrica que o atravessa é proporcional à ddp e a sua resistência é constante.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Dispositivos que não apresentam um valor de corrente elétrica proporcional à ddp são denominados de não ôhmicos. Na Microeletrônica, a maior parte das tecnologias é feita com dispositivos que não obedecem à chamada Primeira lei de Ohm, como celulares, calculadoras etc.

A equação U = R.i é frequentemente denominada de 1ª lei de Ohm, mas essa equação é utilizada para definir o conceito de resistência e pode ser também aplicada para materiais não ôhmicos.

A equação acima é reconhecida como sendo a 1ª Lei de Ohm, mas ela pode ser aplicada a elementos não ôhmicos
A equação acima é reconhecida como sendo a 1ª Lei de Ohm, mas ela pode ser aplicada a elementos não ôhmicos
Publicado por: Joab Silas da Silva Júnior
Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto
Assista às nossas videoaulas
Lista de Exercícios

Questão 1

(VUNESP) Os valores nominais de uma lâmpada incandescente, usada em uma lanterna, são: 6,0 V; 20 mA. Isso significa que a resistência elétrica do seu filamento é de:

a) 150 Ω, sempre, com a lâmpada acesa ou apagada.

b) 300 Ω, sempre, com a lâmpada acesa ou apagada.

c) 300 Ω com a lâmpada acesa e tem um valor bem maior quando apagada.

d) 300 Ω com a lâmpada acesa e tem um valor bem menor quando apagada.

e) 600 Ω com a lâmpada acesa e tem um valor bem maior quando apagada.

Questão 2

(UEL) Um resistor de 10 Ω no qual flui uma corrente elétrica de 3,0 ampères está associado em paralelo com outro resistor. Sendo a corrente elétrica total, na associação, igual a 4,5 ampères, o valor do segundo resistor, em ohms, é:

a) 5,0

b) 10

c) 20

d) 30

e) 60

Mais Questões
Assuntos relacionados
Os resistores são empregados em circuito elétricos para dimensionar a tensão e a corrente elétrica.
Associação de resistores
Que tal saber o que é associação de resistores e para o que servem? Aprenda quais são os tipos de associações e conheça as fórmulas utilizadas para calculá-las.
Os circuitos elétricos da iluminação pública devem ser todos em paralelo, pois, se uma lâmpada queimar, as outras continuarão funcionando
Associação de resistores em paralelo
Clique e saiba mais sobre a associação de resistores em paralelo e conheça as suas aplicações e propriedades.
Características da Corrente elétrica
Corrente elétrica: Suas divisões e sua importância
Circuito elétrico
Você sabe o que são circuitos elétricos? Acesse o texto e confira a definição, conheça os elementos presentes nos circuitos elétricos e também os tipos existentes.
Corrente elétrica
Você sabe o que é corrente elétrica? Conheça o conceito, as fórmulas, os tipos de corrente e exercícios resolvidos.
Um curto-circuito é caracterizado pelo aumento repentino da corrente em um circuito, que pode produzir faíscas ou até explosões
Curto-circuito
Compreenda como ocorre um curto-circuito e por que eles podem gerar incêndios.
Ao passar pelo corpo, a corrente elétrica pode gerar, dependendo do seu valor, desde formigamentos até a morte
Efeitos da Corrente Elétrica no Corpo Humano
Você sabe quais são os efeitos da corrente elétrica no corpo humano? Descubra aqui o que acontece com o corpo quando levamos um choque elétrico.
Eletrodinâmica
Você sabe o que é eletrodinâmica? Acesse o texto e confira uma introdução à eletrodinâmica e aprenda mais sobre a movimentação das cargas com exercícios resolvidos.
Eletroscopia
Clique aqui e entenda como funciona o estudo dos fenômenos eletrostáticos, a eletroscopia!
Equação do gerador
Você conhece a equação do gerador? Acesse o texto e aprenda a interpretá-la, conheça cada uma das variáveis dessa equação e confira ainda exercícios resolvidos.
Conhecer as equações de Física e entendê-las é o primeiro passo para fazer a maioria das questões do Enem que envolve Física.
Fórmulas de Física para o Enem
Que tal relembrar algumas das mais importantes equações de Física e suas funções antes de fazer a prova do Enem? A Física está presente na prova das Ciências da Natureza do Enem e, para resolvê-la, é necessário compreender conceitos, fórmulas básicas e utilizações de conteúdos das áreas de Mecânica, Eletromagnetismo, Termodinâmica, etc.
Lei de Joule
Aplicação da Lei de Joule para a resistência elétrica.
Lei de Pouillet
Acesse o texto e conheça a definição da lei de Pouillet. Aprenda a calcular a corrente elétrica em circuitos simples com ela e com nossos exercícios resolvidos sobre o tema.
Potência elétrica
Você sabe o que é potência elétrica? Acesse e veja como calculá-la, conheça as fórmulas e aprenda mais com exercícios resolvidos sobre o tema.
Circuito elétrico simples
Potência em resistores
No estudo da potência em resistores, é preciso aprender o cálculo da potência elétrica dissipada em um resistor.
Representação de uma ponte não equilibrada
Regras de Kirchhoff
O procedimento para analisar circuitos complexos é bastante simplificado pelo uso de duas regras simples, chamadas regras de Kirchhoff.
Resistores
Acesse o texto e conheça diferentes tipos de resistor. Aprenda quais são as leis de Ohm e o que são associações de resistores em série e em paralelo.
De acordo com a Segunda Lei de Ohm, a resistência de um fio será tão menor quanto maior for a sua espessura.
Segunda Lei de Ohm
Você conhece a Segunda Lei de Ohm? Essa lei relaciona a resistividade, comprimento e área transversal de um corpo para calcular o valor da resistência elétrica. Clique aqui para visualizar a fórmula da Segunda Lei de Ohm e também conferir uma explicação sobre a Primeira Lei de Ohm e exercícios resolvidos sobre o tema.
Transformadores
Acesse e entenda o que são e como funcionam os transformadores. Aprenda também as fórmulas usadas para calcular a tensão e a corrente elétrica em transformadores.
As pilhas e as baterias possuem polaridades fixas. Dessa forma, o campo elétrico por elas produzido em um fio é constante.
Usamos corrente contínua ou alternada?
Veja aqui qual tipo de corrente elétrica, contínua ou alternada, fazemos uso em nossas residências.