Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Física
  3. Eletricidade
  4. Primeira lei de Ohm

Primeira lei de Ohm

A Primeira lei de Ohm trata da relação de proporcionalidade entre a corrente elétrica que atravessa um dispositivo e a ddp à qual ele está submetido.

A primeira Lei de Ohm afirma que a corrente elétrica que atravessa um dispositivo qualquer é sempre diretamente proporcional à diferença de potencial aplicada a esse dispositivo. Imagine um aparelho submetido a uma diferença de potencial (ddp) em que flui uma corrente elétrica de intensidade i. Caso o gráfico da ddp e da corrente seja retilíneo, a resistência do dispositivo independerá da variação da ddp, e esse equipamento será reconhecido como ôhmico.

Gráfico da corrente versus a ddp
Gráfico da corrente versus a ddp

A razão entre a corrente elétrica e a ddp no gráfico acima fornece a inclinação da reta, que é a mesma para qualquer valor de ddp. Logo, podemos dizer que o material que foi submetido à voltagem obedece à lei de Ohm, pois a corrente elétrica que o atravessa é proporcional à ddp e a sua resistência é constante.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Dispositivos que não apresentam um valor de corrente elétrica proporcional à ddp são denominados de não ôhmicos. Na Microeletrônica, a maior parte das tecnologias é feita com dispositivos que não obedecem à chamada Primeira lei de Ohm, como celulares, calculadoras etc.

A equação U = R.i é frequentemente denominada de 1ª lei de Ohm, mas essa equação é utilizada para definir o conceito de resistência e pode ser também aplicada para materiais não ôhmicos.

A equação acima é reconhecida como sendo a 1ª Lei de Ohm, mas ela pode ser aplicada a elementos não ôhmicos
A equação acima é reconhecida como sendo a 1ª Lei de Ohm, mas ela pode ser aplicada a elementos não ôhmicos
Publicado por: Joab Silas da Silva Júnior
Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto
Assista às nossas videoaulas
Lista de Exercícios

Questão 1

(VUNESP) Os valores nominais de uma lâmpada incandescente, usada em uma lanterna, são: 6,0 V; 20 mA. Isso significa que a resistência elétrica do seu filamento é de:

a) 150 Ω, sempre, com a lâmpada acesa ou apagada.

b) 300 Ω, sempre, com a lâmpada acesa ou apagada.

c) 300 Ω com a lâmpada acesa e tem um valor bem maior quando apagada.

d) 300 Ω com a lâmpada acesa e tem um valor bem menor quando apagada.

e) 600 Ω com a lâmpada acesa e tem um valor bem maior quando apagada.

Questão 2

(UEL) Um resistor de 10 Ω no qual flui uma corrente elétrica de 3,0 ampères está associado em paralelo com outro resistor. Sendo a corrente elétrica total, na associação, igual a 4,5 ampères, o valor do segundo resistor, em ohms, é:

a) 5,0

b) 10

c) 20

d) 30

e) 60

Mais Questões
Assuntos relacionados
Resistores
Acesse o texto e conheça diferentes tipos de resistor. Aprenda quais são as leis de Ohm e o que são associações de resistores em série e em paralelo.
Os resistores são empregados em circuito elétricos para dimensionar a tensão e a corrente elétrica.
Associação de resistores
Que tal saber o que é associação de resistores e para o que servem? Aprenda quais são os tipos de associações e conheça as fórmulas utilizadas para calculá-las.
De acordo com a Segunda Lei de Ohm, a resistência de um fio será tão menor quanto maior for a sua espessura.
Segunda Lei de Ohm
Você conhece a Segunda Lei de Ohm? Essa lei relaciona a resistividade, comprimento e área transversal de um corpo para calcular o valor da resistência elétrica. Clique aqui para visualizar a fórmula da Segunda Lei de Ohm e também conferir uma explicação sobre a Primeira Lei de Ohm e exercícios resolvidos sobre o tema.
Representação de uma ponte não equilibrada
Regras de Kirchhoff
O procedimento para analisar circuitos complexos é bastante simplificado pelo uso de duas regras simples, chamadas regras de Kirchhoff.
Os circuitos elétricos da iluminação pública devem ser todos em paralelo, pois, se uma lâmpada queimar, as outras continuarão funcionando
Associação de resistores em paralelo
Clique e saiba mais sobre a associação de resistores em paralelo e conheça as suas aplicações e propriedades.
Um curto-circuito é caracterizado pelo aumento repentino da corrente em um circuito, que pode produzir faíscas ou até explosões
Curto-circuito
Compreenda como ocorre um curto-circuito e por que eles podem gerar incêndios.
Conhecer as equações de Física e entendê-las é o primeiro passo para fazer a maioria das questões do Enem que envolve Física.
Fórmulas de Física para o Enem
Que tal relembrar algumas das mais importantes equações de Física e suas funções antes de fazer a prova do Enem? A Física está presente na prova das Ciências da Natureza do Enem e, para resolvê-la, é necessário compreender conceitos, fórmulas básicas e utilizações de conteúdos das áreas de Mecânica, Eletromagnetismo, Termodinâmica, etc.
Corrente elétrica
Você sabe o que é corrente elétrica? Conheça o conceito, as fórmulas, os tipos de corrente e exercícios resolvidos.
Lei de Pouillet
Acesse o texto e conheça a definição da lei de Pouillet. Aprenda a calcular a corrente elétrica em circuitos simples com ela e com nossos exercícios resolvidos sobre o tema.
Eletrodinâmica
Você sabe o que é eletrodinâmica? Acesse o texto e confira uma introdução à eletrodinâmica e aprenda mais sobre a movimentação das cargas com exercícios resolvidos.
Ao passar pelo corpo, a corrente elétrica pode gerar, dependendo do seu valor, desde formigamentos até a morte
Efeitos da Corrente Elétrica no Corpo Humano
Você sabe quais são os efeitos da corrente elétrica no corpo humano? Descubra aqui o que acontece com o corpo quando levamos um choque elétrico.
Lei de Joule
Aplicação da Lei de Joule para a resistência elétrica.
Eletroscopia
Clique aqui e entenda como funciona o estudo dos fenômenos eletrostáticos, a eletroscopia!
Características da Corrente elétrica
Corrente elétrica: Suas divisões e sua importância
Circuito elétrico
Circuito Elétrico
Elementos que compõem o circuito elétrico
Circuito elétrico simples
Potência em resistores
No estudo da potência em resistores, é preciso aprender o cálculo da potência elétrica dissipada em um resistor.
Potência elétrica
Você sabe o que é potência elétrica? Acesse e veja como calculá-la, conheça as fórmulas e aprenda mais com exercícios resolvidos sobre o tema.
Transformadores
Acesse e entenda o que são e como funcionam os transformadores. Aprenda também as fórmulas usadas para calcular a tensão e a corrente elétrica em transformadores.
As pilhas e as baterias possuem polaridades fixas. Dessa forma, o campo elétrico por elas produzido em um fio é constante.
Usamos corrente contínua ou alternada?
Veja aqui qual tipo de corrente elétrica, contínua ou alternada, fazemos uso em nossas residências.