Whatsapp icon Whatsapp

Fórmulas de Física para o Enem

Conheça algumas das mais importantes fórmulas de Física e tenha sucesso ao prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Conhecer as equações de Física e entendê-las é o primeiro passo para fazer a maioria das questões do Enem que envolve Física.
Conhecer as equações de Física e entendê-las é o primeiro passo para fazer a maioria das questões do Enem que envolve Física.

Para fazer a prova de Ciências da Natureza do Enem, é necessário conhecer algumas das fórmulas de Física mais importantes. Além disso, é importante saber quando usá-las. Confira algumas das mais importantes equações de Física e tenha um bom desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Veja também: Quais são os principais conteúdos de Física no Enem?

Movimento uniforme e velocidade média

Utilize a fórmula da velocidade média quando o enunciado do exercício referir-se a um movimento com velocidade constante, isto é, sem aceleração. A fórmula da velocidade média é dada pela razão do deslocamento pelo intervalo de tempo do movimento:


Legenda:
v
m – velocidade média (m/s)
ΔS – deslocamento (m)
Δt – intervalo de tempo (s)

Veja também: Equações do movimento uniforme

Equação de Torricelli

A equação de Torricelli é especialmente interessante quando o exercício trata de movimentos acelerados ou desacelerados. Além disso, ela é usada quando o intervalo de tempo do movimento não é informado. A equação de Torricelli é mostrada abaixo:


Legenda:
v – velocidade final (m/s)
v0 – velocidade inicial (m/s)
a – aceleração (m/s²)

Ao ler os enunciados dos exercícios, atente-se para palavras como “repouso” e “frenagem”. Quando um corpo atinge repouso, deve-se entender que sua velocidade final é nula; quando um corpo parte do repouso, entende-se que sua velocidade inicial era nula. Além disso, em uma frenagem completa, a velocidade final de um móvel é sempre igual a zero.

Energia cinética

Energia cinética é a quantidade de energia mecânica relacionada à velocidade de um móvel. Para calcular a energia cinética de um corpo, geralmente, utilizamos a fórmula abaixo:


Legenda
:
Ec – energia cinética (J)
m – massa do corpo (kg)
v – velocidade do corpo (m/s)

Veja também: Conservação da energia mecânica

Potência

Potência tem um sentido muito amplo na Física e pode relacionar-se à absolutamente qualquer forma de energia. Potência é a medida da variação de energia em função de um determinado intervalo de tempo. Para calcularmos a potência, usamos a fórmula geral abaixo:


Legenda:
P
– potência (W)
E – energia (J)
Δt – intervalo de tempo (s)

Calor sensível

Calor sensível é a quantidade de calor envolvida na interação entre dois corpos que apresentem diferenças de temperatura. Para calcularmos o calor sensível recebido ou cedido por um corpo, devemos saber o módulo de seu calor específico, sua massa e a variação de temperatura por ele sofrida. A fórmula do calor sensível é apresentada abaixo:


Legenda:
Q – quantidade de calor (J ou cal)
c – calor específico (J/kg.K ou cal/g.ºC)
ΔT - variação de temperatura (K ou ºC)

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Corrente elétrica

É possível calcularmos o módulo da corrente elétrica formada sobre um corpo se soubermos a quantidade de cargas elétricas que o atravessa durante um intervalo de tempo:


Legenda:
i – corrente elétrica (A)
ΔQ – módulo da carga elétrica (C)
Δt - intervalo de tempo (s)

Veja também: Principais equações da eletricidade

1ª Lei de Ohm

Grandezas elétricas, como potencial elétrico, resistência elétrica e corrente elétrica, podem ser relacionadas de forma constante caso o corpo em que se estabelece uma diferença de potencial seja ôhmico. Essa relação pode ser feita por meio da 1ª lei de Ohm:


Legenda:
R
– resistência elétrica (Ω)
U – potencial elétrico ou diferença de potencial (V)
I – corrente elétrica (A)

Atente-se para o fato de que a 1ª lei de Ohm é válida somente para resistores ôhmicos, isto é, de resistência elétrica constante.

Veja também: Saiba mais sobre os resistores

2ª Lei de Ohm

A 2ª lei de Ohm estabelece que a resistência elétrica dos corpos é uma propriedade geométrica, ou seja, depende das dimensões dos corpos e de sua resistividade, propriedade do material que os compõe. A 2ª lei de Ohm é dada por:


Legenda:
R – resistência elétrica (Ω)
ρ – resistividade (Ω.m)
l – comprimento do resistor (m)
A - área transversal do resistor (m²)

Perceba que, quanto maior for o comprimento de um fio, maior será sua resistência elétrica. Além disso, quanto maior for sua área transversal, menor será o valor de sua resistência elétrica.

Lei de Coulomb

A lei de Coulomb permite calcularmos o módulo da força elétrica, seja ela atrativa ou repulsiva, existente entre duas cargas elétricas puntiformes, isto é, cargas cujos tamanhos podem ser desprezados em relação à distância que as separa. A lei de Coulomb é dada pela equação abaixo:


Legenda:
F – módulo de força elétrica (N)
k0 – constante eletrostática do vácuo (N.m².C²)
Q1 – módulo da carga 1 (C)
Q2 módulo da carga 2 (C)

Sistema internacional de Unidades

Além de conhecer algumas fórmulas básicas e suas aplicações, é importante conhecer o sistema internacional de unidades (SI). Também é importante saber os múltiplos dessas unidades, dados pelas aplicações dos prefixos do SI. Saiba como fazer a conversão de unidades clicando aqui.

Veja também: Notação científica

Publicado por Rafael Helerbrock
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

O elástico do bungee jumping serve para converter a energia cinética em energia potencial elástica.
Energia potencial elástica
Você sabe o que é energia potencial elástica? Confira o conceito, a fórmula, a dedução e exemplos de exercícios resolvidos sobre essa forma de energia.
A Eletricidade é o ramo da Física que estuda os fenômenos elétricos
Equações da Eletricidade
Clique e conheça as principais equações da Eletricidade, ramo da Física que se dedica ao estudo de fenômenos de natureza elétrica.
A notação científica é o modo como a Ciência representa números reais muito grandes ou muito pequenos
Notação científica
Descubra o que é e quais conceitos baseiam a notação científica e aprenda a escrever nessa forma simplificada de representar os números reais.
A equação acima é reconhecida como sendo a 1ª Lei de Ohm, mas ela pode ser aplicada a elementos não ôhmicos
Primeira lei de Ohm
Clique aqui e entenda a Primeira lei de Ohm, que mostra a relação diretamente proporcional entre a corrente elétrica e a diferença de potencial (ddp).
O Sistema Internacional de Unidades padroniza as unidades de medidas das grandezas utilizadas em todo o mundo
Sistema Internacional de Unidades
Descubra os objetivos da criação do Sistema Internacional de Unidades e as determinações feitas por ele em relação às unidades de medida!
Velocidade escalar média
Você sabe o que é velocidade escalar média? Aprenda a fórmula da velocidade escalar média e descubra como calculá-la. Saiba mais com exercícios resolvidos.
video icon
Filosofia
Erich Fromm
Erich Fromm foi um filósofo, sociólogo e psicanalista alemão do século XX. Participando do Instituto de Pesquisa Social da Universidade de Frankfurt, também conhecida como Escola de Frankfurt, Fromm desenvolveu uma teoria psicanalítica e social completamente diferente de tudo o que havia sido construído até então.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas