Whatsapp icon Whatsapp

Lançamento vertical para cima

Lançamento vertical para cima é um movimento unidimensional que ocorre quando um corpo é arremessado para cima e, portanto, com uma velocidade inicial não nula, passando a sofrer uma desaceleração em razão da gravidade. Nesse tipo de movimento, desconsidera-se a ação de forças dissipativas, como a força de atrito com o ar. O lançamento vertical é uma das aplicações do movimento retilíneo uniformemente variado, sendo de grande importância para o estudo da cinemática.

Veja também: Queda livre e lançamento vertical — conceitos, fórmulas e exercícios

Introdução ao lançamento vertical

No lançamento vertical para cima, uma partícula se move em linha reta até atingir um ponto de altura máxima. Nesse ponto, o sentido do movimento é invertido e, então, essa partícula passa a descrever um movimento de queda livre.

Durante a subida, o movimento é retardado pela ação da gravidade, que aponta para o centro da Terra. Além disso, o tempo que a partícula leva para subir é igual ao tempo de queda, uma vez que a aceleração a que a partícula é submetida continua a mesma.

O lançamento vertical é um movimento unidimensional e uniformemente variado.
O lançamento vertical é um movimento unidimensional e uniformemente variado.

Para resolver exercícios sobre lançamento vertical, é necessário que se conheçam as principais equações horárias do MRUV, bem como a equação de Torricelli aplicada ao movimento vertical. Além disso, é fundamental que se defina um referencial adequado para a convenção de sinais, por isso, como sugestão, sugerimos que se adote o sinal positivo para a direção positiva do eixo y (vertical). Dessa forma, a velocidade inicial assumirá um sinal positivo, enquanto a aceleração da gravidade terá sinal negativo. Tal referencial facilita a resolução de exercícios sobre o lançamento vertical para cima.

Agora que já sabemos como orientar o referencial de forma adequada, vamos conhecer as principais fórmulas utilizadas para o estudo do movimento vertical.

Veja também: Principais conceitos da cinemática escalar – posição, referencial, velocidade e mais

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Fórmulas do lançamento vertical

As principais fórmulas utilizadas para o estudo do lançamento vertical são as equações horárias da posição e da velocidade utilizadas no MRUV. Para utilizá-las, fazemos algumas adaptações, tais como os símbolos HF e H0, usados para denotar as alturas final e inicial, e o símbolo g, para designar a aceleração da gravidade.

A fórmula da velocidade para o lançamento vertical é esta:

vy – velocidade vertical final (m/s)

v0y – velocidade vertical inicial (m/s)

g – aceleração da gravidade (m/s²)

t – instante de tempo (s)

Abaixo você confere como fica a fórmula da função horária da posição para o lançamento vertical:

Por fim, mostramos na figura seguinte a equação de Torricelli para o lançamento vertical. Observe:

Leia também: Principais equações da cinemática

Exercícios resolvidos sobre o lançamento vertical

Questão 1 — Determine a altura máxima atingida por um objeto que é lançado para cima com uma velocidade inicial de 20 m/s. Dados: g = 10 m/s².

a) 40 m

b) 20 m

c) 2,0 m

d) 25 m

Resolução:

Para resolver o exercício, utilizamos a equação de Torricelli:

Com base no resultado obtido, a alternativa correta é a letra B.

Questão 2 — Um objeto foi lançado para cima em uma região onde a gravidade é de 10 m/s². Levando em conta que ele atingiu o ponto mais alto de sua trajetória em 2 segundos, qual foi a velocidade em que esse objeto foi lançado?

a) 20 m/s

b) 40 m/s

c) 10 m/s

d) 15 m/s

Resolução:

Para resolver esse exercício, basta lembrar que, no ponto de altura máxima, a velocidade do movimento é nula. Com isso, é possível responder à pergunta usando a função horária da velocidade. Observe:

Com base no cálculo feito acima, descobrimos que a velocidade de lançamento do objeto foi de 20 m/s. Dessa maneira, a alternativa correta é a letra A

Publicado por Rafael Helerbrock

Artigos Relacionados

A aceleração mede a mudança da velocidade em relação ao tempo.
Aceleração
Você sabe o que é aceleração? Confira os diferentes tipos de aceleração, as fórmulas de aceleração e exercícios resolvidos para facilitar a compreensão do tema.
Aceleração da gravidade
Descubra o que é a aceleração da gravidade, conheça as fórmulas usadas para calculá-la, e confira exercícios resolvidos sobre aceleração gravitacional.
Existem muitas modalidades esportivas em que o lançamento oblíquo é executado *
Lançamento oblíquo
Clique aqui para saber mais sobre o lançamento oblíquo, tipo de lançamento em que o objeto é lançado e forma um ângulo em relação à horizontal.
Os satélites de comunicação são colocados em órbita de modo a fazer uma rotação em volta da Terra a cada dia
Período e frequência no movimento circular uniforme
Veja aqui como são definidos o período e a frequência para objetos em movimento circular uniforme.
Queda livre
Você sabe como funciona o movimento de queda livre? Confira as fórmulas e alguns exemplos de exercícios resolvidos passo a passo para auxiliar os seus estudos.
Queda livre e lançamento vertical
Entenda de uma vez a queda livre e o lançamento vertical. Confira uma introdução sobre esses assuntos, as fórmulas mais usadas e exercícios resolvidos.
video icon
Português
Niketche – uma história de poligamia
Assista a nossa videoaula para conhecer um pouco mais sobre a obra Niketche – uma história de poligamia, da escritora moçambicana Paulina Chiziane. Confira nossa análise!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
videoaula brasil escola
Química
Cinética química
Se ainda tem dúvidas quanto a velocidade das reações, essa videoaula é para você!
video icon
videoaula brasil escola
Português
Redação
Entenda como realizar argumento por causa e consequência com a nossa aula.
video icon
videoaula brasil escola
História
Crise de 1929
A quebra da bolsa de valores de Nova Iorque afetou não só os EUA, como o mundo. Entenda!