Whatsapp icon Whatsapp

Quantidade de calor

A quantidade de calor que gera variação de temperatura é chamada de sensível, e aquela que gera mudança de estado físico é chamada de latente.
A quantidade de calor que gera mudança de fase nas substâncias é denominada de calor latente
A quantidade de calor que gera mudança de fase nas substâncias é denominada de calor latente

O calor pode ser definido como a quantidade de energia que é trocada entre dois corpos em virtude da diferença de temperatura existente entre eles. Essa energia sempre flui do corpo de maior para o de menor temperatura até que o equilíbrio térmico seja atingido, isto é, as temperaturas dos corpos sejam iguais.

Na imagem a seguir, o corpo A possui inicialmente temperatura maior que a do corpo B (TA > TB), por isso, o calor passa de A para B.

Tipos de calor

Dependendo do que ocorre com um corpo qualquer ao receber calor, essa grandeza poderá ser denominada de calor sensível ou latente.

→ Calor sensível: Quantidade de calor que é retirada ou fornecida a um corpo e é capaz apenas de gerar variação de temperatura. A determinação da quantidade de calor sensível é feita pela equação a seguir:

  • QS = Quantidade de calor sensível;

  • m = Massa da substância aquecida ou resfriada;

  • c = Calor específico da substância, isto é, a grandeza que determina a quantidade de calor necessária para que 1 g da substância eleve a sua temperatura em 1°C;

  • Δt = Variação de temperatura.

→ Calor latente: Quantidade de calor que é fornecida ou retirada de um corpo e gera mudança de estado físico. Para que o calor seja denominado de latente, é necessário que o corpo esteja na temperatura exata da mudança de estado físico. A determinação da quantidade de calor latente é dada pela equação abaixo:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

  • QL = Quantidade de calor latente;

  • m = Massa da substância aquecida ou resfriada;

  • L = Calor latente da substância, isto é, grandeza que determina a quantidade de calor necessária para que 1 g da substância mude o seu estado físico.

Existe um comportamento característico das substâncias quando estão em aquecimento. Para entendermos isso, imagine uma determinada quantidade de gelo a uma temperatura inicial de -10°C. Ao iniciar o aquecimento, todo o calor fornecido é utilizado pela substância para elevar a sua temperatura e atingir o ponto de fusão (0°C).

Nesse processo, o calor fornecido é do tipo sensível. Ao atingir o ponto de fusão, a transformação de gelo em água é iniciada. Agora o calor recebido deixa de ser utilizado para o aquecimento do corpo e passa a ser usado para a mudança de fase. Durante esse processo, o calor é chamado de latente e a temperatura do elemento é mantida constante. Caso semelhante ocorre quando a água atinge o ponto de ebulição. Para saber mais, leia o texto Curvas de aquecimento.

Publicado por Joab Silas da Silva Júnior

Artigos Relacionados

Calor e Temperatura
Calor específico
Você sabe o que é calor específico? Clique aqui e entenda mais sobre Termologia!
Calor latente
Clique aqui e saiba o que é o calor latente. Conheça seus tipos e sua fórmula. Descubra qual é a diferença entre calor latente e calor sensível.
Calor sensível
Você sabe o que é calor sensível? Acesse o artigo e saiba o que é, conheça as fórmulas e aprenda a calcular a quantidade de calor sensível.
Cálculo do calor transferido
O presente artigo mostra como realizar o cálculo do calor transferido de uma substância para outra.
O calor também é energia
Utilizando o calor para a produção de energia.
Propagação de calor (condução, convecção, irradiação)
Clique para entender tudo sobre a propagação de calor. Confira aqui como ocorre a propagação de calor e quais são seus tipos.
Temperatura
Saiba mais sobre temperatura, conheça a definição dessa importante grandeza, confira quais são escalas termométricas e descubra a relação entre calor e temperatura!
Trocas de Calor
As trocas de calor acontecem porque os corpos tendem a ceder e a receber esse tipo de energia. Confira!
Unidades de calor
Unidades de calor são usadas para expressar o valor energético dos alimentos.
video icon
Escrito"Cigarro eletrônico faz mal mesmo?" sobre a fumaça presente em uma ilustração de cigarro eletrônico.
Química
Cigarro eletrônico, faz mal assim mesmo?
Dispositivos amplamente difundidos hoje e sem relatos concretos sobre os seus malefícios são os cigarros eletrônicos. Por mais que não saibamos de maneira clara o quão fazem mal a saúde é claro e evidente que não fazem bem! Vamos entender o seu funcionamento e desvendar o motivo pelo qual com certeza ele fazem mal a saúde.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.