Temperatura Curie

A temperatura ou ponto Curie é o valor de temperatura em que um material ferromagnético perde suas propriedades magnéticas.
Trata-se da temperatura na qual um material ferromagnético perde suas propriedades magnéticas

A temperatura Curie, também denominada de ponto Curie, é a temperatura em que um material ferromagnético ou um ímã perde suas propriedades magnéticas. Esse fenômeno foi descoberto pelo francês Pierre Curie, físico e marido de Marie Curie. Os dois ganharam reconhecimento pelos estudos relacionados com a radioatividade.

O calor fornecido por uma fonte térmica causa um desarranjo na disposição dos elétrons que compõem o material, proporcionando a perda momentânea das propriedades magnéticas. Essa temperatura é específica de cada material. A tabela a seguir traz a temperatura Curie de alguns tipos de substâncias.

Aplicações

• Desmagnetização de materiais;

• Estudo do magnetismo terrestre.

Materiais piezoelétricos

Materiais piezoelétricos são aqueles que geram energia elétrica ao serem comprimidos. O termo piezo vem do grego e significa pressão, logo, a palavra dá a ideia de eletricidade gerada por pressão. As características piezoelétricas de um material são perdidas acima da temperatura Curie.