Whatsapp icon Whatsapp

Meio ambiente

O termo “meio ambiente” representa o conjunto de elementos que promovem a interação entre os diferentes seres vivos.
Representação da importância do meio ambiente.
O meio ambiente engloba as diferentes relações ambientais estabelecidas no espaço mundial e é fundamental à vida.

Meio ambiente é o conceito que expressa as diferentes relações estabelecidas entre os seres vivos. Logo, ele envolve a interação entre os elementos naturais e humanos do espaço, e sua importância está ligada à manutenção da vida no planeta, por isso sua conservação é indispensável. As práticas de conservação ambiental estão diretamente ligadas ao conceito de sustentabilidade, assim como as diversas conferências ambientais realizadas no globo. Nesse contexto, torna-se fundamental evitar o aprofundamento de problemas ambientais diversos, que causam grande impacto no espaço natural.

Veja também: Paisagem natural — áreas que possuem pouca ou nenhuma intervenção antrópica

Resumo sobre meio ambiente

  • Meio ambiente é o conceito que estabelece a relação entre os seres vivos e os diferentes elementos que formam o espaço ambiental do planeta.

  • O meio ambiente é composto por elementos naturais e humanos que interagem entre si no espaço.

  • A importância do meio ambiente está ligada à preservação das características que possibilitam a manutenção da vida no planeta.

  • São exemplos de graves problemas que impactam o meio ambiente do planeta a ocorrência de desmatamentos e queimadas.

  • O conceito de preservação envolve a manutenção das características ambientais do meio de forma absoluta.

  • Já conservação é um conceito que envolve o uso sustentável dos recursos ambientais dispostos na natureza.

  • As conferências internacionais sobre o meio ambiente são grandes eventos mundiais que discutem o cenário ambiental global.

  • São termos ligados ao conceito de meio ambiente: natureza, espaço, ambiente e ecossistema.

  • O meio ambiente no Brasil é muito diversificado, mas bastante degradado, principalmente em razão das atividades humanas.

  • Em 5 de junho é comemorado internacionalmente o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que é meio ambiente?

O meio ambiente compreende o espaço de interação entre todos os seres vivos. Logo, trata-se do ambiente em que vivemos, formado pela junção dos aspectos naturais e humanos da paisagem, que se inter-relacionam de forma direta. Sendo assim, o conceito de meio ambiente engloba diversas esferas do planeta, com destaque para os elementos físicos, químicos e biológicos que compõem o ambiente.

Qual a composição do meio ambiente?

A composição do meio ambiente reflete, do ponto de vista geográfico, a união entre os elementos naturais e humanos que formam a paisagem terrestre. Portanto, a sua composição engloba tanto os elementos e fatores de ordem natural, como clima, relevo e vegetação, e os elementos e fatores humanos, como plantações, indústrias e cidades. Assim, o meio ambiente envolve a inter-relação entre esses elementos, por meio de diferentes processos de ordem natural ou humana, como a distribuição geográfica das chuvas ou a transformação dos recursos naturais.

Qual a importância do meio ambiente?

A importância do meio ambiente está atrelada ao seu papel enquanto fornecedor dos principais elementos necessários para a formação e continuação da vida no planeta. Nesse sentido, destaca-se que elementos básicos para a sobrevivência humana, como o ar e a água, são componentes do meio ambiente. Um meio ambiente adequado, ou seja, minimamente impactado pela ação humana, promove o crescimento sadio e harmonioso das futuras gerações e tem seus recursos naturais conservados. Desse modo, pensar na importância do meio ambiente está diretamente ligado a entender o papel desse espaço e dos seus recursos enquanto elementos fundamentais para a manutenção da vida na Terra.

Problemas ambientais

Os problemas ambientais são ações, notadamente provocadas pelos seres humanos, que geram alterações, em menor ou maior grau, no meio ambiente. Essas ações estão relacionadas principalmente à ocupação do meio ambiente e ao aproveitamento dos recursos ambientais. São exemplos de problemas ambientais:

Saiba mais: Aquecimento global e a biodiversidade — como se relacionam?

Preservação do meio ambiente

O conceito de preservação ambiental, muito utilizado nos estudos geográficos, remete à manutenção absoluta das características de um determinado ecossistema ou bioma. Portanto, não são permitidos em áreas de preservação ambiental quaisquer tipos de atividades que possam modificar as suas características naturais. Sendo assim, a preservação do meio ambiente está atrelada à ideia de manter os aspectos naturais do espaço, ou seja, sem intervenção antrópica.

Diferenças entre preservação ambiental e conservação ambiental

A diferença entre os conceitos de preservação e conservação ambiental engloba as diferentes formas de ação humana no meio ambiente.

  • Preservação ambiental: manutenção integral das características do meio, não sendo permitida a atuação humana.

  • Conservação ambiental: envolve o uso racional dos recursos da natureza, ou seja, há uma ação humana no meio, mas de forma controlada e sustentável. Logo, o conceito de conservação ambiental está diretamente relacionado ao de desenvolvimento sustentável.

Sustentabilidade e o meio ambiente

A sustentabilidade aborda um conjunto de ações que promovem o desenvolvimento sustentável da sociedade, ou seja, o crescimento econômico e social junto da conservação ambiental. Portanto, a sustentabilidade tem como uma de suas premissas a promoção da conservação do meio ambiente, espeço necessário para o fornecimento de diversos recursos ambientais necessários à vida, como o ar, a água e o solo. Sendo assim, as ações sustentáveis estão diretamente ligadas à conservação ambiental.

Principais acordos e conferências internacionais sobre o meio ambiente

Os acordos e conferências internacionais são formas de debate propostas pela comunidade internacional para compartilhar questões sobre o meio ambiente no mundo. Esses acordos são organizados por diversas instituições, com destaque para a Organização das Nações Unidas, um importante ator global na discussão ambiental. A lista abaixo apresenta os principais acordos e conferências internacionais de temática ambiental realizados no planeta ao longo dos últimos anos.

  • Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano (1972): essa conferência, realizada na cidade Estocolmo (Suécia), foi o primeiro grande encontro em nível mundial a discutir as questões ambientais globais. Nela, foi estabelecido o conceito de desenvolvimento sustentável.

  • Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (1992): conhecida como Rio-92 ou Eco-92, essa conferência, sediada na cidade do Rio de Janeiro (Brasil), foi considerada um sucesso em termos de participação, tanto dos agentes públicos quanto da sociedade civil. Nesse encontro foi lançado o documento Agenda 21, uma das medidas mais amplas já tomadas em todo o mundo para promover o desenvolvimento sustentável das sociedades.

  • Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (1997): realizada na cidade de Kyoto (Japão), foi um marco nas discussões sobre as mudanças climáticas. O principal resultado desse evento foi a assinatura do Protocolo de Kyoto, que visa a reduzir a emissão de gases causadores do efeito estufa.

  • Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (2002): conhecida como Rio+10, essa conferência, realizada em Joanesburgo (África do Sul), foi um desdobramento da chamada Rio-92. Ampliou-se a discussão do conceito de desenvolvimento sustentável, e foram debatidos os compromissos estabelecidos na Agenda 21.

  • Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (2012): também chamada de Rio+20, essa conferência, situada na cidade do Rio de Janeiro, marcou os 20 anos de Rio-92, sendo um encontro fundamental para estabelecer as premissas do desenvolvimento de uma economia verde. Nesse evento foi lançado o documento “O Futuro que Queremos”.

  • Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (2015): essa conferência, realizada em Paris (França), é parte integrante do rol de conferências realizadas pelas Nações Unidas sobre as mudanças climáticas. Ela teve grande importância, uma vez que nela foi assinado o Acordo de Paris, que estabeleceu metas de controle do aquecimento global.

Principais conceitos relacionados ao meio ambiente

Há diversos conceitos que estão relacionados ao meio ambiente, notadamente termos ligados à esfera ambiental, que são aplicados em diversas ciências, como a Geografia. Entre os conceitos relacionados ao meio ambiente, destacam-se:

  • Natureza: refere-se ao conjunto de elementos naturais que formam o espaço físico do planeta, com destaque para elementos geográficos como o relevo, o clima e a vegetação.

  • Espaço: indica a porção da superfície terrestre na qual são desenvolvidas as atividades humanas e naturais, por meio da relação entre a sociedade e a natureza.

  • Ambiente: abrange o espaço em que vivem os organismos, considerando tanto os elementos naturais quanto os elementos humanos.

  • Ecossistema: é um sistema ambiental formado por uma comunidade, assim como pelo conjunto de relações estabelecidas entre essa comunidade e o meio ambiente.

Meio ambiente no Brasil

O Brasil é o país que apresenta a maior biodiversidade do planeta, portanto, possui grande importância ambiental em termos mundiais. O meio ambiente brasileiro é, portanto, marcado pela grande diversidade geográfica e biológica. O país detém um amplo conjunto de espécies vegetais e animais, que estabelecem diferentes relações entre si, formando em ecossistema bastante rico. Sendo assim, o Brasil possui grande importância na dinâmica ambiental global.

Árvores às margens do rio Javari, no Vale do Javari, na Amazônia.
O Brasil apresenta um meio ambiente extremamente biodiverso.

O meio ambiente no Brasil também apresenta elevados níveis de degradação, em razão da ação antrópica. As atividades agrícolas, pecuárias e minerais, por exemplo, provocam grande alteração no espaço ambiental, resultando em graves prejuízos no meio ambiente do país. Por sua vez, a legislação ambiental brasileira carece de maior aplicação por parte dos agentes públicos, cenário que favorece a degradação ambiental local.

Saiba também: Fauna e flora da Floresta Amazônica — por que são tão importantes?

Dia Mundial do Meio Ambiente

Em 5 de junho comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente. Essa data foi escolhida em 1972, como um marco temporal da realização da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU). O objetivo dessa data é promover a sensibilização da comunidade internacional para a importância do meio ambiente global. Nesse sentido, são realizadas diversas ações educativas com o intuito de conscientizar a população sobre a necessidade da proteção dos recursos ambientais.

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

A preservação do meio ambiente é uma tarefa de todos!
10 dicas importantes para preservar o meio ambiente
Clique aqui e confira dicas importantes para preservar o meio ambiente! Faça sua parte!
A Agenda 21 visa à promoção da sustentabilidade em nível global
Agenda 21
Confira o que é a Agenda 21, qual é a sua função e quais são os princípios centrais da Agenda 21 brasileira.
Consumo sustentável: reflexão no modo de consumo
Consumo sustentável
Uma proposta de mudança nos hábitos de consumo.
Campanha de reciclagem de óleo de cozinha de Porto Seguro - BA
Dicas práticas de como melhorar o meio ambiente
Pequenas ações, grandes mudanças: ajude o meio ambiente.
Economia verde: uma proposta de união entre crescimento econômico e responsabilidade ambiental
Economia verde
Compreenda o conceito de economia verde, os seus princípios e fique por dentro do acalorado debate que existe em torno dessa proposição.
Como exemplo dos impactos ambientais negativos, podemos citar a poluição e a morte de animais
Impactos Ambientais
Você já pensou a respeito de como a ação do homem afeta o planeta? Clique aqui e saiba mais a respeito dos impactos ambientais pela ação do homem!
A meta ambiental é uma política de melhoria das condições naturais do país
Meta Ambiental do Brasil
A meta ambiental do Brasil, suas reformulações e os seus principais avanços recentes.
Plantar árvores não contempla os preceitos preservacionistas.
Preservação e Conservação Ambiental
Saiba a diferença entre conservação e preservação ambiental.
Queimadas na Amazônia
Entenda o perigo das queimadas na Amazônia. Saiba as consequências desses eventos no bioma nortista. Conheça os motivos das queimadas.
Preserve!
Sustentabilidade
Conceito de sustentabilidade e algumas graduações voltadas para esse fim.
video icon
Geografia
Conflitos políticos envolvendo a China
Assista à nossa videoaula sobre conflitos políticos envolvendo a China e conheça as causas das principais questões geopolíticas relacionadas ao governo chinês e aos territórios do Tibete, de Taiwan e de Hong Kong.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Matemática
Área da esfera
Clique para aprender a calcular a área da esfera.
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Estrangeirismo
Nessa videoaula você entende sobre o estrangeirismo na música "Samba do Approach."
video icon
videoaula brasil escola
História
Crise de 1929
A quebra da bolsa de valores de Nova Iorque afetou não só os EUA, como o mundo. Entenda!