Whatsapp icon Whatsapp

Categorias da Geografia

As categorias da Geografia são os cinco principais conceitos da ciência geográfica aplicados nos estudos espaciais: espaço, paisagem, território, região e lugar.
Jovem apontando país, em um mapa colado na parede, como representação das categorias da Geografia.
Os estudos geográficos envolvem cinco grandes categorias de análise espacial.

As categorias da Geografia são as seguintes: espaço geográfico, paisagem, território, região e lugar. Essas cinco categorias, que na verdade são conceitos, são muito importantes para os estudos geográficos, e a principal delas é o espaço geográfico, pois exprime a relação entre o humano e a natureza.

Leia também: Espaço rural — o espaço não constituído por cidades

Resumo sobre as categorias da Geografia

  • A Geografia é a ciência que expressa a relação entre o humano e a natureza por meio de cinco grandes categorias de análise: espaço geográfico, paisagem, território, região e lugar.

  • O espaço geográfico reúne o conjunto de elementos naturais e artificiais do planeta, sendo formado pelos diversos tipos de paisagem.

  • A paisagem é a parte visível do espaço geográfico, portanto, reúne os elementos naturais e artificiais da superfície terrestre.

  • O território está empreendido em determinadas relações de poder sobre um espaço e envolve delimitações, como as fronteiras.

  • A região é uma classificação do espaço por meio de características comuns que facilitam a administração regional.

  • O lugar é a categoria de análise mais subjetiva da Geografia e está atrelado ao sentimento de pertencimento a determinado espaço por parte do ser humano.

Quais são as categorias da Geografia?

A ciência geográfica trabalha com um conjunto de cinco grandes categorias geográficas. Essas categorias são, na verdade, conceitos aplicados nos estudos geográficos diversos. A mais importante categoria da Geografia é o espaço geográfico, o conceito que exprime a relação entre o humano e a natureza, objeto de estudo dessa área da ciência. Além do espaço geográfico, são outras categorias da Geografia: paisagem, território, região e lugar.

Espaço geográfico

O espaço geográfico é a unidade espacial construída e/ou modificada pela ação antrópica. Esse é o conceito mais importante na Geografia, visto que essa ciência busca entender justamente a relação entre ser humano e natureza por meio das transformações humanas empreendidas no espaço.

Assim, o espaço geográfico reúne o conjunto de elementos naturais e artificiais do planeta, sendo formado pelos diversos tipos de paisagem que foram transformadas pela ação antrópica ao longo do tempo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Paisagem

A paisagem é a categoria que reúne os objetos, naturais ou artificiais, do espaço geográfico, assim é conceitualmente entendida como a parte visível do espaço geográfico.

A paisagem reúne as características físicas e humanas de determinada região, assim como as práticas humanas empreendidas naquele local. Essa categoria é fundamental para visualizar as mudanças da ação antrópica no espaço geográfico. A paisagem é comumente dividida em paisagem natural e paisagem cultural.

Paisagem natural

Paisagem natural é o conjunto visível do espaço formado por objetos com pouca ou nenhuma intervenção antrópica. São exemplos de elementos de uma paisagem natural: florestas, montanhas, mares e desertos.

Tre Cime di Lavaredo como exemplo de paisagem natural, uma das subdivisões de paisagem, uma das categorias da Geografia.
Uma paisagem natural envolve diversos elementos da natureza.

Paisagem cultural

Também chamada de paisagem antrópica ou paisagem artificial, a paisagem cultural é composta pelos elementos construídos e/ou modificados pela ação humana. São exemplos de elementos de uma paisagem cultural: cidades, indústrias, rodovias e comércios.

Vista noturna de cidade como exemplo de paisagem cultural, uma das subdivisões de paisagem, uma das categorias da Geografia.
Uma cidade reúne diversos elementos que foram construídos pelo ser humano, sendo, portanto, uma paisagem cultural.

Território

O território é uma categoria da Geografia que representa um espaço delimitado por ações de poder. Assim, em territórios, aplica-se termos como fronteiras, divisas e limites — formas espaciais de definir determinado recorte especial. O poder exercido dentro de um território define sua espacialidade e, por conseguinte, as características da sociedade que habita aquele espaço.

Um território é mutável, conforme a ação das forças que atuam na sua construção e administração, como no caso da ocorrência de conflitos bélicos, em que comumente um país perde territórios para outro.

Veja também: Diferenças entre Estado, país, nação e território

Região

A região é uma categoria da Geografia definida e delimitada espacialmente por meio de critérios comuns. Portanto, representa um recorte espacial que é classificado com base em pontos de interesse, normalmente para fins de administração.

Uma região compartilha, dentro da sua unidade espacial, determinadas características que justificam o agrupamento de diferentes localidades em uma única classificação regional. Um exemplo de regionalização tradicionalmente adotado é a divisão político-administrativa brasileira, que envolve a divisão do território do país em cinco grandes regiões: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Lugar

O lugar é uma categoria da Geografia que trata do recorte do espaço geográfico conhecido e habitado pelo ser humano. Assim, um lugar envolve certa significação por parte do ser humano, como: o seu lugar de nascença, o seu lugar de estudo e o seu lugar de moradia.

O conceito de lugar envolve todas as transformações que ocorreram no espaço geográfico ao longo do tempo e possui grande influência sentimental devido aos significados dados pela ação antrópica no meio espacial. Assim, o lugar é um conceito de forte individualidade e mutabilidade e envolve os significados aplicados no contexto da ciência geográfica.

Qual é a maior das categorias da Geografia?

A maior categoria da Geografia é a de espaço geográfico. Essa categoria representa justamente o objeto de estudo da Geografia, ou seja, a relação entre o ser humano e a natureza. O espaço geográfico reúne os elementos construídos e/ou modificados pela ação antrópica que compõem a superfície terrestre. Assim ele abrange os conceitos de paisagem, território, região e lugar.

Trator em uma região de plantação agrícola como representação do espaço geográfico, a principal categoria da Geografia.
A ação antrópica no meio natural resulta na formação do espaço geográfico.

Exercícios resolvidos sobre categorias da Geografia

Questão 1

(UFU) A Geografia se expressou e se expressa a partir de um conjunto de conceitos que, por vezes, são considerados erroneamente como equivalentes, a exemplo do uso do conceito de espaço geográfico como equivalente ao de paisagem, entre outros. Considerando os conceitos de espaço geográfico, paisagem, território e lugar, assinale a alternativa INCORRETA.

A) A paisagem geográfica é a parte visível do espaço e pode ser descrita a partir dos elementos ou dos objetos que a compõem. A paisagem é formada apenas por elementos naturais; quando os elementos humanos e sociais passam a integrar a paisagem, ela se torna sinônimo de espaço geográfico.

B) O espaço geográfico é (re)construído pelas sociedades humanas ao longo do tempo, através do trabalho. Para tanto, as sociedades utilizam técnicas de que dispõem segundo o momento histórico que vivem, suas crenças e valores, normas e interesses econômicos. Assim, pode-se afirmar que o espaço geográfico é um produto social e histórico.

C) O lugar é concebido como uma forma de tratamento geográfico do mundo vivido, pois é a parte do espaço onde vivemos, ou seja, é o espaço onde moramos, trabalhamos e estudamos, onde estabelecemos vínculos afetivos.

D) Historicamente, a concepção de território associa-se à ideia de natureza e sociedade configuradas por um limite de extensão do poder. A categoria território possui uma relação estreita com a de paisagem e pode ser considerada como um conjunto de paisagens contido pelos limites políticos e administrativos de uma cidade, estado ou país.

Resolução:

Alternativa A

A paisagem não é formada apenas pelos elementos naturais do meio, mas também pelos elementos artificiais, que compõem a parte visível do espaço geográfico.

Questão 2

(Uece) Leia atentamente a seguinte descrição de um conceito geográfico:

É um conjunto de formas que, em um dado período, revela as heranças que representam as relações espacializadas entre homem e natureza, ou sociedade e espaço. Dotada de aspectos naturais e culturais do mundo, revela os aspectos perceptíveis do espaço geográfico possíveis de serem percebidos, contemplados e conhecidos a partir dos órgãos dos sentidos.

O enunciado acima descreve o conceito geográfico de

A) lugar.

B) meio.

C) território.

D) paisagem.

Resolução:

Alternativa D

A paisagem reúne todos os elementos de origem natural e/ou artificial do espaço geográfico que são visíveis na superfície terrestre, logo, sendo possíveis de contemplação pelos órgãos de sentido, especialmente pela visão. 

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

Conceito de paisagem
Entenda o conceito de paisagem e as suas aplicações, características e principais componentes.
Espaço geográfico
Entenda o conceito de espaço geográfico e aprenda seus exemplos. Leia mais sobre os aspectos dos diferentes espaços nos níveis mundial e brasileiro.
O conceito de lugar para a Geografia
Confira o conceito de lugar para a Geografia e entenda a importância desse termo para diversos estudos referentes à sociedade e aos grupos humanos.
Paisagem cultural
Saiba mais sobre o conceito de paisagem cultural. Entenda a diferença entre a paisagem cultural e a natural. Veja exemplos de elementos culturais da paisagem.
Paisagem natural
Saiba mais sobre o conceito de paisagem natural. Entenda a diferença entre paisagem natural e cultural. Veja exemplos de paisagens naturais presentes no mundo.
Território
Clique aqui, saiba qual foi o contexto histórico da definição de território e descubra qual é a importância desse conceito para a ciência geográfica.
video icon
Geografia
Desertos
Assista à nossa videoaula e entenda o conceito de bioma. Conheça as características marcantes do bioma Deserto em seus aspectos climático, vegetacional e sua fauna.