Massas de Ar

As massas de ar são volumes de ar acumulados que possuem características em comum, como temperatura e umidade, e que se formam sobre grandes áreas uniformes de terra ou água. Suas características são determinadas a partir da influência da área onde elas se constituem.

As massas de ar estão em constante deslocamento, que ocorre em virtude das diferenças de pressão. O movimento sempre acontece das zonas de alta para as zonas de baixa pressão e determinam, assim, a dinâmica geral da circulação atmosférica e as formações dos diferentes tipos climáticos.

As regiões de origem das massas de ar determinam suas características de pressão, temperatura e umidade. Por exemplo: massas de ar formadas em regiões polares vão apresentar características próprias dessa localidade, com baixas temperaturas, pressão elevada e baixa umidade.

Uma boa maneira para se visualizar isso é retirar uma forma de gelo do congelador e observar aquela “fumaça” branca que se forma ao redor do gelo (e do próprio congelador). Nas regiões polares acontece da mesma forma, só que em proporções muito maiores e com a capacidade de influenciar toda a dinâmica climática dos locais para onde as massas de ar se deslocam.

A fumaça que se forma ao redor de um cubo de gelo é igual às massas de ar frio, porém com proporção muito menor
A fumaça que se forma ao redor de um cubo de gelo é igual às massas de ar frio, porém com proporção muito menor

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Tipos de massas de ar

As massas de ar, em face de sua formação e propriedades, apresentam diferentes características, o que permite classificá-las em três tipos distintos: massas equatoriais, tropicais e polares.

Massas Equatoriais: originam-se nas regiões de baixas latitudes (ou seja, próximas à Linha da Equador). Em razão disso, apresentam temperaturas mais elevadas. Elas se dividem em equatoriais oceânicas, mais úmidas pela influência dos oceanos, e equatoriais continentais, mais quentes e um pouco menos úmidas.

Massas Tropicais: originam-se em latitudes intermediárias (entre a Linha do Equador e os polos). Caracterizam-se pela baixa pressão e pelas elevadas temperaturas.

Massas polares: originam-se nas regiões de altas latitudes (próximas aos polos). Possuem uma massa menor do que as demais. As massas polares continentais são mais frias e secas, e as massas polares oceânicas são mais úmidas e menos frias.

Massas de Ar – MP: Massas polares; ME: Massas Equatoriais; MT: Massas Tropicais
Massas de Ar – MP: Massas polares; ME: Massas Equatoriais; MT: Massas Tropicais

As massas de ar influenciam na dinâmica climática
As massas de ar influenciam na dinâmica climática
Publicado por: Rodolfo F. Alves Pena
Assista às nossas videoaulas
Assuntos relacionados
Mapa e bandeiras dos países da Oceania
Oceania
Seção destinada aos diversos temas e aspectos referentes à Oceania, o menor continente do planeta.
Constelação Órion conhecida como Três Marias
Constelações
Constelações, o que é constelação, as constelações antigamente, a determinação do zodíaco, o que é o zodíaco, as constelações boreais, a utilização das constelações, a constelação mais popular do Brasil.
70% da superfície do nosso planeta é formada por água
Hidrosfera
Conheça o conceito e a importância da hidrosfera, bem como as suas diferentes características e peculiaridades.
As montanhas são formadas a partir de energias contidas no interior da Terra.
Os mistérios do planeta Terra
Os mistérios do planeta Terra, A localização da Terra no sistema solar, A presença de água no planeta Terra, Como são obtidas as informações acerca do interior do planeta Terra.
A mecanização das atividades agrícolas contribui para a exaustão do solo
Exaustão dos solos
Fenômeno provocado pelas atividades humanas.
As frentes de ar podem ser decisivas para determinar as condições meteorológicas de um local
Frentes de ar
Como se formam e quais são os tipos de frentes de ar? Leia e aprenda!
Transformações do solo decorrentes do intemperismo
Intemperismo
O conceito, as características e os principais tipos de intemperismo.
O aquecimento global, em algumas previsões, pode provocar graves problemas socioambientais
Aquecimento Global
Entenda a definição de aquecimento global, quais são as suas causas e consequências, bem como as principais críticas que esse modelo recebe.