Whatsapp icon Whatsapp

Constelação Cruzeiro do Sul

Também chamado de Crux, o Cruzeiro do Sul é uma das principais constelações existentes no céu. Ele está representado por um desenho na bandeira do Brasil.
Representação gráfica da constelação Cruzeiro do Sul.
O Cruzeiro do Sul é uma das principais constelações do céu.

O Cruzeiro do Sul é uma constelação formada por um conjunto de cinco estrelas. A sua descoberta está atrelada ao período histórico das Grandes Navegações, e a importância dessa constelação está ligada a sua utilização em termos de orientação e localização.

As cinco estrelas que formam o Cruzeiro do Sul são:

  • Estrela de Magalhães;

  • Mimosa;

  • Pálida;

  • Rubídea;

  • Intrometida.

Leia também: Quais são as maiores estrelas que existem no Universo?

Resumo sobre Cruzeiro do Sul

  • Cruzeiro do Sul é uma constelação (conjunto de estrelas) que está visualmente disposta no Hemisfério Sul.

  • Foi inicialmente catalogado em 1515 pelo navegador italiano Andrea Corsali, durante o período das Grandes Navegações.

  • A importância do Cruzeiro do Sul está atrelada aos aspectos geográficos e humanos da sociedade, como a orientação pelo espaço geográfico.

  • Também está representado em diferentes símbolos culturais e políticos.

  • O Cruzeiro do Sul, que possui reduzido tamanho e grande luminosidade, é uma das 88 constelações catalogadas pelos órgãos astronômicos mundiais.

  • As cinco estrelas que formam o Cruzeiro do Sul são: Estrela de Magalhães, Mimosa, Pálida, Rubídea e Intrometida.

História do Cruzeiro do Sul

 Constelação Cruzeiro do Sul e suas cinco estrelas (Estrela de Magalhães, Mimosa, Pálida, Rubídea e Intrometida).
O Cruzeiro do Sul é formado por cinco estrelas.

Também conhecido como Crux, o Cruzeiro do Sul é uma constelação que foi descoberta durante o período das Grandes Navegações. Nesse período, as estrelas e constelações detinham grande importância em termos de orientação, servindo como guia para a localização de rotas marítimas diversas. Nesse contexto, diferentes constelações foram identificadas e catalogadas, como o Cruzeiro do Sul.

Descoberta do Cruzeiro do Sul

A descoberta da constelação do Cruzeiro do Sul ocorreu no contexto histórico das Grandes Navegações. A primeira descrição catalogada do Cruzeiro do Sul ocorreu em 1515 pelo italiano Andrea Corsali. Ele fez essa descrição justamente durante a realização de navegações exploratórias na porção sul do planeta.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que significa Cruzeiro do Sul?

O termo Cruzeiro do Sul designa uma constelação — ou seja, um conjunto de estrelas — que está visualmente disposta no Hemisfério Sul. O nome dessa constelação deriva do fato de o seu conjunto formado por cinco estrelas possuir um formato de cruz, sendo que a última estrela da ponta inferior da constelação indica a posição geográfica do Hemisfério Sul. O desenho da constelação do Cruzeiro do Sul está presente nas bandeiras de países, cidades, estados, símbolos nacionais e clubes esportivos.

Quais são as características do Cruzeiro do Sul?

O Cruzeiro do Sul é uma das 88 constelações catalogadas pelos órgãos astronômicos mundiais. Ela é formada por meio de um sistema astronômico chamado de asterismo, composto por cinco estrelas dispostas em formato de cruz. Além dessas estrelas, completam a estrutura astronômica do Cruzeiro do Sul a Nebulosa do Saco de Carvão, uma nuvem interestelar de grande dimensão, e a Caixinha de Joias, grande aglomerado de pequenas estrelas.

Essa constelação ocupa uma posição estratégica no chamado sul global, ou seja, no Hemisfério Sul. A ponta inferior da constelação, que possui formato de cruz, indica a posição geográfica do Hemisfério Sul. As suas condições de visualização, especialmente a olho nu, variam conforme os períodos anuais e as condições climáticas. No geral, essa constelação possui melhor visualização no Hemisfério Sul, onde tem grande importância.

Qual a importância do Cruzeiro do Sul?

A importância do Cruzeiro do Sul está atrelada aos aspectos geográficos e humanos da sociedade, visto que possui várias funcionalidades em termos práticos de localização e orientação, e ainda aspectos culturais significativos para diversos povos.

Barco navegando nas águas do Polo Sul, região cuja direção é indicada pelo Cruzeiro do Sul.
O Cruzeiro do Sul serve como orientação espacial para o Polo Sul. [1]

O Cruzeiro do Sul possui vasta importância em termos de orientação pelo espaço geográfico, visto que indica a direção do Hemisfério Sul. Essa importância era ainda maior em períodos mais antigos, quando não havia instrumentos tecnológicos de orientação espacial, logo a orientação e localização pelas estrelas era uma questão de sobrevivência.

Ademais, essa constelação detém grande significado político e cultural, já que está presente em bandeiras e outros símbolos políticos de vários países, estados e cidades. O Cruzeiro do Sul é visto como um símbolo importante principalmente para os agrupamentos humanos do Hemisfério Sul. Essa constelação é representada ainda em músicas, hinos, desenhos e outros objetos, e também em símbolos esportivos e culturais de vários setores da sociedade.

Acesse também: Galáxia — uma grande estrutura formada por vários corpos celestes

Quais estrelas fazem parte do Cruzeiro do Sul?

A constelação do Cruzeiro do Sul é formada por um conjunto de cinco estrelas. O quadro abaixo apresenta o nome e as características de cada uma delas:

Estrelas da constelação Cruzeiro do Sul

Pálida (Imai ou δ)

A estrela Pálida, como o nome sugere, é a estrela menos visível do Cruzeiro do Sul. É classificada como uma estrela subgigante de cor azul e temperaturas elevadas.

Rubídea (Gacrux ou γ)

Essa estrela, conhecida como Gacrux ou Gama, está localizada na ponta superior do Cruzeiro do Sul. Ela possui uma coloração avermelhada.

Mimosa (Beta Crucis ou β)

A estrela Mimosa, também chamada de Beta, possui coloração azulada e é muito brilhante em razão da influência de outras estrelas próximas.

Intrometida (Épsilon Crucis ou ε)

Essa estrela, que tem o curioso nome de Intrometida, é a que permite identificar corretamente o Cruzeiro do Sul. Ela possui coloração alaranjada e é uma estrela gigante.

Estrela de Magalhães (Acrux ou α)

A Acrux é também chamada de Estrela de Magalhães, como homenagem para um importante navegador português de mesmo nome.

Crédito de imagem

[1] Todd Sowers Photography / Shutterstock

Fontes

FIOCRUZ. Você já viu o Cruzeiro do Sul? Museu da Vida da Fiocruz, 2023. Disponível em: https://www.invivo.fiocruz.br/cienciaetecnologia/cruzeiro-do-sul/.

UFMT. Constelação do Cruzeiro do Sul. Conteúdos Didáticos do Planetário Araguaia, [s.d.]. Disponível em: https://www.ufmt.br/unidade/planetario/pagina/materiais/5517.

UNICAMP. Como visualizar o Cruzeiro do Sul. Jornal da Unicamp, 2001. Disponível em: https://www.unicamp.br/unicamp_hoje/ju/jun2001/unihoje_ju163pag11.html.

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

Estrelas
Que tal saber mais sobre as estrelas? Confira o que são, do que são feitas e como é a evolução das estrelas, do seu nascimento ao seu fim.
Falhamentos e dobramentos
Movimentos geológicos que interferem na formação do relevo.
Formação e Transformação do Relevo
Formação e Transformação do Relevo, O que é relevo, Quais são os fatores de formação do relevo, Como o relevo pode ser transformado, Os processos erosivos sofridos pelo relevo, A classificação de erosão.
Galáxia
Saiba mais sobre a formação e a evolução das galáxias, além de conhecer os três principais tipos de galáxias.
Planeta Terra
Conheça algumas curiosidades sobre nosso planeta. Entenda como são formadas as estruturas interna e externa da Terra. Identifique os movimentos terrestres.
Planetas gasosos do Sistema Solar
Clique aqui e saiba mais sobre os planetas gasosos do Sistema Solar, isto é, as principais características de Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.
Planetas rochosos do Sistema Solar
Clique aqui e saiba mais sobre os planetas rochosos do Sistema Solar, isto é, Mercúrio, Vênus, Terra e Marte.
Via Láctea
Clique e saiba mais sobre a Via Láctea, galáxia que abriga o nosso Sistema Solar.
video icon
Escrito"O que são ventos alísios e contra-alísios?" sobre o mapa-múndi indicando os ventos alísios e contra-alísios.
Geografia
O que são ventos alísios e contra-alísios?
Assista à videoaula e entenda o mecanismo dos ventos alísios e contra-alísios. Saiba quais são os fatores que influenciam na ocorrência desses deslocamentos de ar e conheça seus efeitos.