Fases da Lua

Quando olhamos para a Lua em um dia, e após algumas semanas olhamos novamente percebemos que nem sempre a vemos com a mesma aparência. O satélite natural da Terra possui quatro fases, ou seja, quatro aspectos que variam conforme as condições de iluminação solar vistas de um ponto qualquer de observação. Como sabemos, a Lua não possui luz própria, por esse motivo, o que diferencia basicamente cada uma de suas fases é justamente a iluminação solar. Vejamos alguns detalhes a respeito de cada fase da Lua:

Lua Nova – Quando o Sol ilumina a parte oposta da Lua em relação ao observador, assim, devido à luz do Sol que torna a nossa atmosfera muito brilhante e azul, o ofuscamento nos impede de ver a Lua nesta fase;

Lua Crescente – Aos poucos, a Lua vai se deslocando ao redor da Terra até chegar a um ponto onde o Sol incide parcialmente sobre ela;

Lua Cheia – Ao continuar o movimento de translação ao redor da Terra, a Lua chega a um ponto onde o sol ilumina completamente a face voltada para o observador na Terra;

Lua Minguante – Após continuar o movimento, a Lua atinge uma situação onde há uma iluminação parcial novamente, só que no sentido contrário ao da Lua Crescente.

Após essas quatro fases, o ciclo recomeça, durando cerca de 29,5 dias. Um ciclo completo das fases da Lua é denominado mês lunar. Uma das características importantes da Lua, neste sentido, é a da sincronização de sua rotação e translação, fazendo com que o satélite tenha sempre a mesma face voltada para a Terra em qualquer ponto do planeta.
Lua Cheia
Lua Cheia
Publicado por: Tiago Dantas
Assuntos relacionados
Representação de um eclipse lunar
Eclipse Lunar
Compreenda como ocorre o eclipse lunar, bem como os seus três tipos de manifestação.
O eclipse solar é um espetáculo sem igual na natureza
Eclipse solar
O eclipse solar é um dos mais fantásticos fenômenos naturais. Clique e entenda como ele ocorre e quais são os seus tipos.
Os eclipses formam um belo espetáculo natural
Eclipse
Entenda o que é um eclipse, a diferença entre eclipse solar e lunar e os subtipos desse admirado fenômeno astronômico.
A velocidade de movimento da Lua é capaz de mantê-la em seu movimento ao redor da Terra
Por que a Lua não cai na Terra?
Você sabe por que a Lua não cai na Terra? Clique aqui e entenda o que possibilita que o satélite natural terrestre mantenha-se em sua trajetória!
Ano bissexto
Saiba o que é um ano bissexto e o porquê de sua existência, que faz com que o ano tenha 366 dias.
A erosão danifica os solos e prejudica as atividades nele realizadas
Erosão
O conceito de erosão e os seus principais tipos e características.
Uma jazida de minérios
Os Minerais são Recursos da Natureza
Os Minerais são Recursos da Natureza, O que são minerais, Como estão classificados os minerais, Qual a importância dos minerais para as sociedades, O minérios e as indústrias, Os impactos ambientais provocados pela exploração de minerais.
Netuno, um planeta do sistema solar.
Netuno
Clique e conheça as principais características do planeta Netuno.
Visão noturna da Lua.
Lua
As características do satélite natural da Terra.