Whatsapp icon Whatsapp

Fome no Brasil

Os indicadores de fome no Brasil têm aumentado substancialmente nos últimos anos. Esse cenário é resultado da grave crise econômica e política que assola o país.
Homem procurando comida em um ambiente com lixo.
A fome no Brasil tem crescido de forma grave nos últimos anos e tem levado muitos brasileiros a recorrerem ao lixo para ter acesso à alimentação. [1]

A fome no Brasil tem causas históricas, econômicas e políticas, sendo sobretudo marcada pela grande desigualdade social presente no país. Por sua vez, a ausência de ações estatais de fomento da economia e de diminuição da inflação são exemplos de fatores que contribuíram de forma decisiva para o aumento da fome no Brasil. Atualmente, mais da metade da população brasileira possui algum grau de insegurança alimentar. Esse cenário resulta em graves consequências no desenvolvimento humano e econômico do país.

Veja também: Pobreza no Brasil — problema de origem estrutural

Resumo sobre fome no Brasil

  • Os dados mais recentes sobre a fome no Brasil apresentam um aumento substancial da população brasileira com dificuldades de acesso a alimentação.

  • São causas tradicionais da fome no Brasil a grande desigualdade social, a má distribuição e o desperdício de alimentos e a situação econômica desfavorável do país.

  • A pandemia de covid-19 agravou a situação da fome do Brasil mediante a ineficiência estatal no combate tanto à pandemia quanto à inflação, que já merecia atenção.

  • O cenário de insegurança alimentar em seus diferentes níveis atinge, na atualidade, mais da metade da população brasileira.

  • A fome gera graves consequências humanas, econômicas e sociais e impacta de forma muito negativa o cotidiano das populações.

Quais são as causas da fome no Brasil?

A fome no Brasil, apesar dos avanços das últimas décadas em relação às políticas de distribuição de renda e de acesso à alimentação, ainda é uma constante. Tal cenário deteriorou-se especialmente nos últimos anos, com destaque para a grave crise econômica e política enfrentada pelo país, assim como pela incidência da pandemia de covid-19, que atingiu índices alarmantes.

As causas da fome no Brasil envolvem, tradicionalmente, fatores econômicos e sociais, com destaque para a grande desigualdade social do país, principal responsável pela ausência de alimentação adequada no cotidiano da população brasileira. As disparidades sociais em termos de renda, emprego, habitação, entre outras variáveis, marcam o cenário da falta de acesso à alimentação no país.

Destaca-se ainda que, nos últimos anos, houve uma desmobilização das políticas de acesso à alimentação no país. Esse cenário foi agravado pela crise econômica que atinge o Brasil nos últimos anos, tendo como consequência negativa o exacerbado aumento da inflação, dificultando a aquisição de alimentos, especialmente por parte das famílias de renda mais baixa.

Ademais, o cenário brasileiro é piorado por motivos clássicos relacionados à ocorrência de fome no país, que ainda não foram resolvidos em sua totalidade. São eles:

  • histórica concentração fundiária;

  • grande desperdício de alimentos;

  • ineficiente estrutura de abastecimento alimentar;

  • dificuldade de acesso a políticas de emprego e renda pela população.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Dados da fome no Brasil

As informações divulgadas pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan), por meio do 2º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil, indicam que a fome atinge, atualmente, cerca de 33 milhões de brasileiros. Esse dado corresponde a cerca de 15% da população do país. Além disso, há um número crescente de brasileiros, mais da metade da população do país conforme a pesquisa, que apresenta algum grau de insegurança alimentar.

Portanto, os dados evidenciam a gravidade do cenário da fome no país, acentuada nos últimos anos. Tal cenário é um paradoxo, uma vez que o Brasil é um dos maiores produtores de alimentos do mundo, mas ainda possui grande parte da sua população em situação de insegurança alimentar. Os dados abordados contribuem para avaliar o péssimo cenário socioeconômico brasileiro, além da ausência de políticas públicas efetivas de combate à fome.

Fome no Brasil e a pandemia de covid-19

Os dados do 2º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil indicam que houve um avanço da fome entre a população brasileira após a pandemia de covid-19. Segundo a pesquisa, o número de brasileiros com fome em 2022 quase dobrou em relação ao mesmo índice registrado no ano de 2020.

Assim, esses dados indicam que a pandemia de covid-19 agravou o cenário da fome no Brasil, Infere-se que o descontrole da pandemia, fruto da ausência de políticas públicas econômicas e da precária ação estatal no combate efetivo ao vírus, contribuiu de forma decisória para o atual cenário de fome no país.

Insegurança alimentar no Brasil

 Homem sentado pedindo esmola na rua enquanto pessoas passam por ele.
A insegurança alimentar atinge mais da metade da população brasileira. [2]

A insegurança alimentar, em seus níveis leve, moderado e grave, indica o grau de incerteza quanto ao acesso à alimentação pela população. O relatório da Rede Penssan mostra que mais de 125 milhões de brasileiros enfrentam alguma situação de insegurança alimentar. Esse número corresponde a mais da matade da população do país. A pesquisa elucida que o cenário de insegurança alimentar no Brasil é fruto da falta de políticas públicas de acesso à alimentação, especialmente em um quadro de dificuldade econômica e aceleração da inflação.

Leia também: Violência no Brasil — um problema de origem socio-histórica

Quais são as consequências da fome no Brasil?

As consequências da fome envolvem diversas esferas da sociedade, desde questões econômicas até de saúde da população. A alimentação insuficiente gera, por exemplo, deficiência no desenvolvimento físico e cognitivo dos indivíduos. Além disso, a fome causa um cenário de intensa instabilidade social, contribuindo, dentre outros fatores, para o aumento da violência.

A fome também impacta diretamente o cotidiano de famílias, por meio do aumento da pobreza, da marginalização social, de dificuldades na escola e de deterioração da saúde. Portanto, a ausência de alimentação adequada tem repercussão direta em diferentes setores e atividades da sociedade. Logo, deve ser combatida de forma eficiente, a fim de evitar maiores prejuízos econômicos, humanos e sociais, especialmente em médio e longo prazo.

Créditos de imagem

[1] Chadolfski / Shutterstock

[2] Nelson Antoine / Shutterstock

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

As principais causas da fome na África
As raízes de um flagelo que atinge milhões de pessoas no continente.
Desigualdade Social
Desigualdade social: o que é, como mede, dados
Fome no mundo
Clique aqui, entenda a situação da fome no mundo, descubra quais são suas maiores causas e tipos e saiba quais são as consequências oriundas desse grave problema.
Pobreza no Brasil
Clique aqui, saiba quais são as principais causas e consequências da pobreza no Brasil e compreenda a caracterização dos índices de pobreza no país.
Revolução Verde
Saiba mais sobre o processo de modernização da agricultura mundial conhecido como Revolução Verde. Entenda suas vantagens, desvantagens e principais consequências.
Revolução verde e a fome
Revolução verde e a fome, O que foi a Revolução verde, O que aconteceu no período da Revolução verde, As características da Revolução verde, Os resultados da Revolução verde.
video icon
Escrito"Função Seno com Geogebra" sobre fundo bege e amarelo.
Matemática
Função Seno com Geogebra
Nesta aula utilizaremos o software gratuito geogebra para mostrar as possíveis variações da função seno. Analisaremos o eixo central, a amplitude, o máximo e mínimo, a imagem e o período da função seno.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.