Whatsapp icon Whatsapp

GPS - Sistema de posicionamento global

O GPS (sistema de posicionamento global) é o mais importante sistema de navegação espacial da atualidade. Ele é utilizado de forma ampla pela comunidade civil mundial.
Mulher manipulando o sistema de posicionamento global (GPS) do seu carro.
O GPS tem grande uso cotidiano pela população global.

O GPS (sistema de posicionamento global) é um sistema de navegação que permite a localização de um ponto na superfície terrestre. Ele emite a coordenada geográfica de um ponto e, ainda, informações como altitude e horário. Funciona por meio da sinalização realizada por 24 satélites distribuídos na órbita terrestre. O GPS foi criado nos Estados Unidos no século passado. Inicialmente orientado para uso militar, o GPS tornou-se a principal ferramenta de localização espacial civil da atualidade, presente em diversos equipamentos eletrônicos.

Leia também: SIG — uma série de equipamentos e softwares utilizados para a coleta e processamento de dados e imagens

Resumo sobre o GPS

  • O GPS foi criado nos Estados Unidos, na segunda metade do século XX, como uma ferramenta eletrônica de navegação.

  • É um sistema de navegação que permite identificar a localização de um ponto na superfície terrestre por meio das coordenadas geográficas.

  • Suas características permitem a sua aplicação em diferentes atividades, como: localização geográfica, navegação espacial, rastreamento de objetos e mapeamento de áreas.

  • A base do seu sistema de funcionamento é um conjunto de 24 satélites, chamado de Navstar, operados pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos.

  • Assim como outros sistemas de navegação, ele possui vasta importância, especialmente em termos militares e econômicos.

  • São outros sistemas de posicionamento global existentes na atualidade: Glonass, Galileo e Compass.

Origem do GPS

Chamado de Global Positioning System em inglês, o sistema de posicionamento global (GPS) é um sistema de navegação eletrônico, utilizado para fins civis e militares, que aponta as coordenadas geográficas de determinado local em tempo real. Esse sistema surgiu no contexto histórico-econômico da chamada Guerra Fria, marcada pela oposição ideológica entre Estados Unidos e União Soviética.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Inicialmente, o projeto de criação GPS, chamado de Navstar GPS, era destinado somente para uso militar, intenção que foi modificada ao longo do tempo, sendo que, na atualidade, há vasto uso de suas ferramentas na esfera civil. O projeto militar estadunidense de criação do GPS originou-se em meados da segunda metade do século XX, e passou por modificações constantes, incluindo a modernização dos seus sistemas de navegação.

Essa ferramenta tecnológica usufruiu de vasto investimento estatal estadunidense e tornou-se um dos principais sistemas de navegação do planeta. Atualmente, o GPS é amplamente utilizado pela comunidade civil, inclusive estando disponível em muito aparelhos eletrônicos, e também pela esfera militar mundial.

Características do GPS

O GPS é um sistema de navegação que permite identificar a localização de um ponto na superfície terrestre por meio do apontamento das coordenadas geográficas (sistema de linhas imaginárias que permitem a localização de qualquer ponto na superfície terrestre).

Além disso, esse sistema possui mais funcionalidades, como a indicação da data, hora, altitude, entre outras informações geográficas. Essas funcionalidades são fruto de um amplo sistema de satélites que emitem informações em tempo real por meio de diferentes receptores.

Ilustração de um pino localizador como representação de uma das funcionalidades do GPS.
O GPS emite várias informações, como a coordenada geográfica de um ponto na superfície terrestre.

As características do GPS permitem a sua aplicação em diferentes atividades, como: localização geográfica, navegação espacial, rastreamento de objetos e mapeamento de diferentes áreas. Atualmente, o sistema GPS é encontrado em diferentes equipamentos, como: meios de transporte, aparelhos eletrônicos e materiais bélicos. Na ciência geográfica, o GPS provocou uma revolução em termos de localização, orientação e mapeamento.

Como funciona o GPS?

A base do sistema de funcionamento do GPS é o conjunto de 24 satélites, chamado de Navstar, que são operados pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos. Esses satélites, que orbitam a superfície terrestre, fornecem informações em tempo real da localização espacial de diferentes objetos. Essas informações são captadas por receptores presentes nos equipamentos civis e militares disponíveis na sociedade.

Representação gráfica dos receptores de GPS recebendo sinal em tempo real dos satélites desse sistema de navegação.
Os receptores de GPS recebem sinal em tempo real dos satélites desse sistema de navegação.

Qual a importância do GPS?

O GPS, assim como outros sistemas de navegação, possui vasta importância, especialmente em termos militares e econômicos. Essas ferramentas tecnológicas são fundamentais em um contexto de conflito, pois permitem a localização de diferentes objetos no campo de batalha, inclusive de tropas inimigas. Essa tecnologia é amplamente utilizada no meio militar, que inclusive é o responsável pela sua vasta modernização ao longo dos anos.

O GPS tem grande destaque ainda no âmbito econômico. Essa ferramenta é utilizada em diferentes aplicativos de empresas dos mais diferentes ramos, desde o de transporte até o alimentício, facilitando o contato com o consumidor final. Ela está disponível também em diferentes equipamentos da sociedade civil, como os eletrônicos. Por fim, o GPS possibilitou o desenvolvimento de ferramentas de mapeamento espacial.

Veja também: Bússola — um instrumento de orientação que permite a localização de qualquer direção no espaço geográfico

Quais são os sistemas de posicionamento global?

O GPS é o mais tradicional sistema de posicionamento global em nível mundial, porém ele não é o único, visto que tecnologias similares foram desenvolvidas por outras potências econômicas e militares. Além do GPS, originado dos Estados Unidos, são outros sistemas de posicionamento global:

Sistema de posicionamento

Região de origem

Glonass

Rússia

Galileo

União Europeia

Compass

China

Entre os três sistemas de navegação citados acima, apenas o Glonass, de origem russa, está em perfeito funcionamento. Os sistemas europeu e chinês ainda encontram-se em implantação.

Fontes

CORRÊA, I. C. S. Sistema de Posicionamento Global. Museu de Topografia Prof. Laureano Ibrahim Chaffe. Departamento de Geodésia – UFRGS. Disponível em: https://igeo.ufrgs.br/museudetopografia/images/acervo/artigos/Sistema_de_Posicionamento_Global.pdf.

DERIVANDO A MATEMÁTICA. Como funciona o Sistema de Posicionamento Global (GPS). Unicamp, [s.d.]. Disponível em: http://www.ime.unicamp.br/~apmat/o-sistema-gps/.

EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA. GPS – Global Positioning System. Embrapa, [s.d.]. Disponível em: https://www.embrapa.br/satelites-de-monitoramento/missoes/gps.

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

A escala dos mapas
As diversas variações de representação dos mapas.
Conceitos básicos de Cartografia
Conheça alguns conceitos básicos da Cartografia, como escala, legenda, hipsometria, coordenadas e outros.
Linha Internacional da Data
Você sabe a importância da Linha Internacional da Data? Entenda o funcionamento dessa linha imaginária que marca a passagem da data no planeta.
Paralelos e meridianos
Saiba o que são e como funcionam os paralelos e meridianos, bem como a principal utilização dessas linhas imaginárias traçadas sobre o globo terrestre!
Pontos cardeais, colaterais e subcolaterais
Conheça os pontos cardeais, colaterais e subcolaterais, além da importância deles para a nossa orientação no espaço geográfico.
video icon
Texto" Matemática do Zero | Polígono convexo e não convexo" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Polígono convexo e não convexo
Nessa aula veremos o que é um polígono convexo e um polígono não convexo a partir da definição matemática e, posteriormente, um “macete”.