Whatsapp icon Whatsapp

Paralelos e meridianos

Os paralelos e meridianos são as linhas imaginárias traçadas ao longo da Terra, utilizadas em muitas funções cartográficas, principalmente no estabelecimento das coordenadas geográficas. Essas linhas são traçadas sobre o globo terrestre no sentido horizontal e vertical. Os paralelos formam círculos concêntricos, enquanto os meridianos formam semicírculos.

Leia também: Conceitos básicos de cartografia – termos essenciais para aprender melhor essa área

O que são os paralelos?

Os paralelos são, pois, linhas imaginárias dispostas sobre o eixo do globo terrestre no sentido horizontal, formando círculos que são maiores na parte central, entre o norte e o sul, e menores nas proximidades dos polos. O maior e mais importante desses paralelos é a Linha do Equador por dividir o planeta em hemisfério norte (também chamado de Boreal e Setentrional) e hemisfério sul (chamado também de Austral e Meridional).

Principais paralelos da Terra.
Principais paralelos da Terra.

Alguns outros paralelos importantes por serem demarcações das diferentes posições da Terra em relação aos raios solares ao longo do ano são os trópicos de Capricórnio e de Câncer, além dos círculos polares Ártico e Antártico.

Os paralelos possuem medidas específicas, chamadas de latitudes, que constituem a distância, em graus, de um dado paralelo em relação à Linha do Equador. Essa, por sua vez, possui latitude 0º.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que são os meridianos?

Os meridianos são as linhas imaginárias dispostas verticalmente sobre o globo terrestre, formando semicírculos, ou seja, curvas que representam a metade de um círculo. Como todos os meridianos possuem o mesmo tamanho, não há diferenças técnicas entre um e outro, o que fez com que o meridiano principal fosse escolhido por meio de uma convenção realizada em Washington D.C. no final do século XIX.

Meridianos da Terra.
Meridianos da Terra.

Nessa convenção, escolheu-se que a linha imaginária que atravessa a cidade de Londres, capital da Inglaterra e centro econômico da época, seria o meridiano principal, chamado de Meridiano de Greenwich, que é também o marco zero na medição dos fusos horários.

Todo meridiano possui uma unidade de medida, chamada de longitude, que é a distância, em graus, entre qualquer meridiano e Greenwich, que possui longitude 0º. Tudo o que estiver a oeste dessa linha faz parte do hemisfério ocidental, e o que estiver a leste faz parte do hemisfério oriental.

O meridiano oposto a Greenwich, posicionado a 180º de longitude, dá origem à Linha Internacional de Mudança de Data, que delimita o fim de um dia e o início do outro. No entanto, essa linha traçada não obedece inteiramente às direções cartográficas, pois apresenta “curvas” para adaptar-se a alguns territórios e ilhas do Pacífico.

Veja também: Quais são os elementos que compõem um mapa?

Qual a importância dos paralelos e dos meridianos?

Paralelos e meridianos.
Paralelos e meridianos.

Os paralelos e meridianos, combinados entre si e com as latitudes e longitudes, dão origem ao sistema de coordenadas geográficas, que é utilizado para definir qualquer ponto da superfície terrestre. Trata-se, portanto, de um preciso e importante método de localização geográfica.

Publicado por Rodolfo F. Alves Pena
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Coordenadas geográficas
Clique aqui e saiba o que são as coordenadas geográficas e quais são seus tipos. Entenda como as linhas imaginárias do planeta se relacionam com os seus cálculos.
Fusos horários
Os fatores que fazem o mundo possuir horários distintos.
Latitude e longitude
Clique aqui, saiba a diferença entre latitude e longitude e conheça suas funções na localização de um determinado ponto da superfície terrestre.
Linha do Equador
Saiba as principais informações relacionadas à Linha do Equador e veja dados diversos sobre a mais importante linha imaginária da Terra.
O homem e sua localização
Os desafios e conquistas na elaboração de instrumentos de localização.
Orientação e localização
Orientação e localização, Como se orientar na superfície terrestre, Orientação pelos astros, Orientação por instrumentos, Orientação e localização pelos paralelos e latitudes, Orientação e localização pelos meridianos e longitudes, Orientação e localização pelas coordenadas geográficas.
Projeções cartográficas
Saiba o que são projeções cartográficas. Descubra quais são os tipos de projeções e suas principais características e veja também os principais modelos de projeções.
Trópicos de Câncer e Capricórnio
Clique aqui e saiba o que são os trópicos de Câncer e de Capricórnio e quais são suas principais características e funções.
video icon
Texto"Matemática do Zero | Número de diagonais de um polígono convexo" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Número de diagonais de um polígono convexo
Nessa aula demonstrarei a fórmula do número de diagonais de um polígono convexo e resolveremos questões modelo.