Whatsapp icon Whatsapp

Linha Internacional da Data

A Linha Internacional da Data é uma linha imaginária que marca a mudança da data. Ela possui grande importância para a definição do calendário e do horário terrestre.
O monumento acima simboliza a passagem da Linha Internacional da Data na Oceania.[1]
O monumento acima simboliza a passagem da Linha Internacional da Data na Oceania.[1]

 A Linha Internacional da Data é uma linha imaginária localizada nos extremos leste e oeste do planeta a qual marca a mudança da data. Ela está localizada no chamado antimeridiano de Greenwich, ou seja, no ponto 180° de longitude terrestre.

A sua história está atrelada à necessidade do estabelecimento de um marco para a passagem dos dias. O seu funcionamento se relaciona à mudança da data. Sendo assim, essa linha possui fundamental importância para a definição dos fusos horários e dos calendários civis.

Veja também: Linha do Equador — linha imaginária que divide o globo em dois hemisférios

Resumo sobre a Linha Internacional da Data

  • A Linha Internacional da Data é uma linha imaginária localizada no meridiano de 180° que marca a passagem de data no planeta.

  • Essa linha funciona como um marco na mudança da data a partir de definições internacionais.

  • Ela evidencia elementos como o movimento de rotação e a esfericidade terrestre.

  • É crucial para a definição de fusos horários e calendários civis e para o desenvolvimento das atividades humanas.

  • A história da Linha Internacional da Data teve início por meio de discussões que evidenciavam a necessidade da padronização do horário e do calendário mundial.

  • A partir da Conferência Internacional do Meridiano (1884), realizada em Washington (EUA), definiu-se a Linha Internacional da Data.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que é a Linha Internacional da Data?

A Linha Internacional da Data é uma linha imaginária situada no antimeridiano de Greenwich, ou seja, ela fica no meridiano terrestre de 180°, pois Greenwich está localizado no meridiano terrestre de 0°. Em termos geográficos, a Linha Internacional da Data está situada nos extremos leste e oeste do planeta, mais precisamente no oceano Pacífico, entre os seguintes continentes:

A Linha Internacional da Data é um marco político que indica a passagem dos dias civis no planeta. Logo, a sua principal função é a divisão entre o início e o fim de um dia. Sendo assim, ela possui grande importância para a definição dos fusos horários e dos calendários.

Como funciona a Linha Internacional da Data?

A Linha Internacional da Data é uma linha imaginária que determina a mudança da data. Se trata do ponto do planeta que marca a passagem de um dia para o outro. Sendo assim, essa linha imaginária tem como base o movimento de rotação e a esfericidade terrestre.

O funcionamento da Linha Internacional da Data se dá mediante a passagem por esta linha imaginária, que está localizada entre os extremos leste e oeste do planeta:

  • ao avançar de oeste para leste, volta-se um dia no calendário;

  • ao avançar de leste para oeste, avança-se um dia no calendário.

O fato de a Linha Internacional da Data estar localizada em uma região desabitada, ao longo do oceano Pacífico, facilita a operacionalização do seu funcionamento.

Para que serve a Linha Internacional da Data?

A Linha Internacional da Data serve para marcar a mudança de data por meio do estabelecimento de uma linha imaginária de passagem entre um dia e outro. Sendo assim, ela auxilia na demarcação dos calendários e na operacionalização dos fusos horários. A sua função é predominantemente política, sendo fundamental para o desenvolvimento de diversas atividades civis.

Mapa da Linha Internacional da Data

 Mapa da Linha Internacional da Data

Importância da Linha Internacional da Data

A importância da Linha Internacional da Data está atrelada, prioritariamente, à definição dos calendários e dos fusos horários. Essa linha é fundamental para a operacionalização da passagem de um dia para o outro por meio de deslocamentos diversos, como viagens aéreas e navegações marítimas. Portanto, ela facilita o desenvolvimento de diversas atividades humanas.

Saiba mais: Trópicos de Câncer e de Capricórnio — linhas imaginárias paralelas à Linha do Equador

História da Linha Internacional da Data

A história da Linha Internacional da Data perpassa ao período das Grandes Navegações, especialmente o século XVI, quando navegadores discutiam a importância da definição de um marco imaginário para a passagem dos dias. As questões debatidas por diversos desbravadores eram duas:

  • a esfericidade do planeta;

  • a indefinição sobre os dias terrestres.

Os navegadores enfrentavam dificuldades na demarcação dos dias das suas viagens, ou seja, na medição de sua duração.

Pessoa com um pé de cada lado do Meridiano de Greenwich.
O Meridiano de Greenwich é outra linha imaginária de grande importância em nível mundial.

Porém, tal debate foi resolvido somente no século XIX, por meio de discussões internacionais sobre a necessidade do estabelecimento de linhas imaginárias e fusos horários. A partir da Conferência Internacional do Meridiano (1884), realizada em Washington (EUA), definiu-se o Meridiano de Greenwich (0°) como o marco zero da contagem do tempo no planeta. Já a Linha Internacional da Data (180°), também chamada de antimeridiano de Greenwich, foi definida como o ponto de passagem de dias.

Crédito de imagem

[1] Don Mammoser / Shutterstock 

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

Coordenadas geográficas
Clique aqui e saiba o que são as coordenadas geográficas e quais são seus tipos. Entenda como as linhas imaginárias do planeta se relacionam com os seus cálculos.
Estreito de Bering
Conheça a localização e as principais características do estreito de Bering, uma área marítima que separa a Ásia e a América do Norte.
Fatores climáticos
Saiba quais são os fatores climáticos que determinam o clima de uma região.
Meridiano de Greenwich
Você sabe por que o Meridiano de Greenwich tem esse nome? Clique aqui e saiba mais sobre o meridiano de 0°. Entenda o que levou à sua determinação e as suas funções.
O Big Bang
Teoria acerca da criação do universo formulada por astrônomos e físicos.
Oceania
Seção destinada aos diversos temas e aspectos referentes à Oceania, o menor continente do planeta.
Paralelos e meridianos
Saiba o que são e como funcionam os paralelos e meridianos, bem como a principal utilização dessas linhas imaginárias traçadas sobre o globo terrestre!
video icon
Escrito"Tiocompostos ou compostos sulfurados" em fundo laranja e próximo a um botijão de gás vazando.
Química
Tiocompostos ou compostos sulfurados
Os tiocompostos ou compostos sulfurados apresentam átomo de enxofre ocupando uma posição de um átomo de oxigênio na função oxigenada.