Whatsapp icon Whatsapp

Latitude e longitude

A latitude e a longitude são medidas traçadas por meio de um sistema de coordenadas geográficas. Elas permitem a localização de qualquer ponto na superfície terrestre.
Mapa-múndi e as linhas imaginárias usadas para calcular a latitude e a longitude.
A latitude e a longitude permitem a localização de qualquer ponto na superfície terrestre.

Latitude e longitude são medidas utilizadas para a localização de qualquer ponto da superfície terrestre. Enquanto a latitude tem como referência a Linha do Equador e varia de 0º até 90º norte ou sul, a longitude tem como referência o Meridiano de Greenwich e varia de 0º até 180º leste ou oeste. O cálculo da latitude e da longitude é realizado por meio de uma grade de coordenadas.

Leia também: Rosa dos ventos — um símbolo que permite a localização de qualquer ponto da superfície terrestre

Resumo sobre latitude e longitude

  • A latitude é a medida em graus de qualquer ponto da superfície terrestre até a Linha do Equador.

  • A longitude é a medida em graus de qualquer ponto da superfície terrestre até o Meridiano de Greenwich.

  • Latitude e longitude têm como principal função a localização de qualquer ponto da superfície terrestre.

  • Os paralelos são linhas imaginárias que cortam o planeta Terra no sentido leste-oeste. O principal paralelo é a Linha do Equador.

  • Os meridianos são linhas imaginárias que cortam o planeta Terra no sentido norte-sul. O principal meridiano é o Meridiano de Greenwich.

  • O cálculo da latitude e da longitude, geralmente representado em graus, é realizado por meio de uma grade de coordenadas.

  • A latitude, além de permitir a localização de um determinado ponto na superfície terrestre, possibilita a delimitação das zonas climáticas. Já a longitude possibilita ainda o cálculo de fuso horário de um país.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que é latitude e longitude?

A latitude e a longitude são medidas de um determinado ponto da superfície terrestre, geralmente apresentadas em graus. Elas formam um sistema de coordenadas geográficas que tem fundamental importância para a localização e a movimentação pelo espaço geográfico. Porém, mesmo sendo medidas complementares, elas possuem diferenças significativas entre si.

A latitude é a medida em graus de qualquer ponto da superfície terrestre até a Linha do Equador, que varia de 0º até 90º norte ou sul.

Por sua vez, a longitude é a medida em graus de qualquer ponto da superfície terrestre até o Meridiano de Greenwich, que varia de 0º até 180º leste ou oeste.

Representação das linhas da latitude (à esquerda, na horizontal) e da longitude (à direita, na vertical).
A latitude e a longitude são medidas proporcionadas pelo traçado das linhas imaginárias do planeta.

Qual a função da latitude?

A principal função da latitude é a localização de um determinado ponto da superfície terrestre por meio da observância dos paralelos.

Essa medida permite determinar a posição de uma localidade no Hemisfério Norte ou no Hemisfério Sul. Ademais, ela fornece ainda subsídios necessários para a demarcação das zonas climáticas, por meio da marcação dos paralelos notáveis.

Qual a função da longitude?

A principal função da longitude é a localização de um determinado ponto da superfície terrestre por meio da observância dos meridianos.

Essa medida permite determinar a posição de uma localidade no Hemisfério Leste (Oriental) ou no Hemisfério Oeste (Ocidental). Ademais, ela realiza ainda a delimitação dos fusos horários, ou seja, dos intervalos de 15º de longitude, utilizados na demarcação das horas que são registradas em todo o planeta.

Paralelos e meridianos

Os paralelos e os meridianos são as linhas imaginárias que cortam a superfície terrestre. O traçado dessas linhas tem como função auxiliar na localização e na movimentação pelo espaço geográfico por meio da definição da latitude e da longitude de um ponto qualquer. A área de contato entre um paralelo e um meridiano forma uma coordenada geográfica.

Os paralelos são linhas imaginárias que cortam o planeta Terra no sentido leste-oeste. O principal paralelo é a Linha do Equador. Os outros paralelos notáveis que auxiliam no cálculo da latitude e na definição das zonas climáticas são: Círculo Polar Ártico, Trópico de Câncer, Trópico de Capricórnio e Círculo Polar Antártico.

Por sua vez, os meridianos são linhas imaginárias que cortam o planeta Terra no sentido norte-sul. O principal deles é o Meridiano de Greenwich. Outro meridiano importante, localizado a 180º de longitude, é a Linha Internacional da Data. Esses traçados são fundamentais para o cálculo da longitude, e ainda, para o estabelecimento dos fusos horários.

Como calcular a latitude e a longitude?

O cálculo da latitude e da longitude é bastante simples e pode ser feito por meio de uma grade de coordenadas:

  • Cálculo da latitude: basta observar a disposição dos paralelos, ou seja, das linhas imaginárias horizontais em representações cartográficas. Essas linhas indicam a posição exata da latitude de um ponto, seja no Hemisfério Norte ou no Hemisfério Sul, que pode variar de 0º até 90º.

  • Cálculo da longitude: basta visualizar a disposição dos meridianos, ou seja, das linhas imaginárias verticais que cortam a superfície terrestre em mapas. Essas linhas indicam a posição exata da longitude de um ponto, seja no Hemisfério Leste ou no Hemisfério Oeste, que varia de 0º a 180º.

Grade de coordenadas com as linhas imaginárias verticais e horizontais que indicam a latitude e longitude de um ponto.
A observação de uma grade de coordenadas permite o cálculo correto da latitude e da longitude.

Longitude e a relação com os fusos horários

A longitude, além de permitir a localização de um determinado ponto na superfície terrestre, possibilita ainda o cálculo do fuso horário de um país. O sistema de fusos horários indica a hora civil de cada localidade do planeta. Esse cálculo é obtido por meio do auxílio dos meridianos.

A superfície planetária está dividida em 24 fusos horários, que correspondem a 15º de longitude cada um, e por consequência, 1 hora do horário civil. O principal meridiano de referência para o cálculo dos fusos horários é o Meridiano de Greenwich.

Saiba mais: Como calcular fusos horários?

Exercícios resolvidos sobre latitude e longitude.

Questão 1

(UECE) Considere um local cujas coordenadas geográficas são: latitude 1º48´ Norte e longitude 20º48´ Oeste. Com base na localização referida, é correto afirmar que:

A) a latitude do local é avaliada em função de sua distância do Meridiano de Greenwich em graus.

B) a longitude do local é indicada em função de sua distância do Equador em graus.

C) o local referido posiciona-se, geograficamente no Hemisfério Norte, a pequena distância da Linha Equatorial.

D) o local referido posiciona-se, geograficamente, no Hemisfério Norte a pequena distância do Círculo Polar Antártico.

Resolução:

Alternativa C.

O dado de latitude (1º48´ Norte) indica que o ponto em questão está localizado no Hemisfério Norte, e ainda, próximo à Linha do Equador, na Zona Equatorial, visto que essa linha possui 0º de latitude.

Questão 2

(UECE) No âmbito da cartografia básica, é correto afirmar que:

A) latitude é o afastamento, medido em graus, de um meridiano em relação ao meridiano de origem.

B) longitude é o afastamento, medido em graus, de um paralelo em relação ao equador terrestre.

C) quando se projeta a rede de paralelos e meridianos sobre um mapa, obtém-se uma projeção cartográfica.

D) um mapa com escala de 1:1000.000 apresenta grandes detalhes da área geográfica mapeada, servindo para a representação de áreas urbanas.

Resolução:

Alternativa C.

A projeção de paralelos e meridianos na superfície terrestre gera uma projeção cartográfica, ou seja, o traçado de linhas imaginárias em uma superfície plana que possibilita, dentre outros, a localização de um determinado ponto no planeta.

Publicado por Mateus Campos
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

A escala dos mapas
As diversas variações de representação dos mapas.
Cartografia
Leia sobre a história da cartografia, desde os mapas antigos até os modernos Sistemas de Informação Geográfica. Conheça ainda os principais conceitos dessa ciência.
Conceitos básicos de Cartografia
Conheça alguns conceitos básicos da Cartografia, como escala, legenda, hipsometria, coordenadas e outros.
Linha Internacional da Data
Você sabe a importância da Linha Internacional da Data? Entenda o funcionamento dessa linha imaginária que marca a passagem da data no planeta.
Mapa e as novas tecnologias
Mapa e as novas tecnologias, Qual é a finalidade dos Mapas e das novas tecnologias, Quando surgiram os primeiros mapas, Quais são os tipos de mapas, Cartografia moderna.
Paralelos e meridianos
Saiba o que são e como funcionam os paralelos e meridianos, bem como a principal utilização dessas linhas imaginárias traçadas sobre o globo terrestre!
Pontos cardeais, colaterais e subcolaterais
Conheça os pontos cardeais, colaterais e subcolaterais, além da importância deles para a nossa orientação no espaço geográfico.
Tipos de Mapas
Os mapas não são todos iguais. Veja os principais tipos em que eles são classificados.
video icon
Texto"Matemática do Zero | Condição de existência de triângulos" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Condição de existência de triângulos
Nessa aula veremos a condição de existência de um triângulo utilizando um raciocínio lógico e em seguida formalizando esse conhecimento.