Whatsapp icon Whatsapp

Fases da globalização

A globalização é um processo mundial marcado pelo desenvolvimento de novas formas de transporte e comunicação. É tradicionalmente dividida em quatro fases.
Imagem conceitual traz pontos de integração sobre globo terrestre em alusão ao processo de globalização.
A globalização é um processo de integração econômica e cultural em nível mundial.

As fases da globalização são quatro grandes marcos no processo de integração mundial. A primeira começou justamente com o início desse processo, o período das Grandes Navegações, até o marco histórico da Primeira Revolução Industrial. Já as duas fases posteriores tiveram como elementos característicos a evolução do processo de industrialização em nível mundial. A quarta fase é o momento atual da sociedade humana, marcado pelo capitalismo informacional.

A globalização é um processo heterogêneo, marcado por desigualdades importantes entre as sociedades globais mas também pelos avanços econômicos e tecnológicos.

Leia também: Mundialização — a disseminação de hábitos culturais em nível mundial

Resumo sobre as fases da globalização

  • A globalização é um processo caracterizado pela integração mundial por meio do desenvolvimento de meios como os transportes e as comunicações.

  • A primeira fase da globalização iniciou-se com as Grandes Navegações e foi até a Primeira Revolução Industrial.

  • A segunda fase da globalização começou a partir da Segunda Revolução Industrial e perdurou até o início da Terceira Revolução Industrial.

  • A terceira fase da globalização teve como marco inicial a Terceira Revolução Mundial e findou com o atual período do capitalismo informacional global.

  • A quarta fase da globalização corresponde ao período atual da sociedade global, marcado pela dominância do período técnico-científico-informacional.

  • A globalização não é um processo homogêneo, mas sim ocorre de forma desigual pelo espaço mundial, característica que resulta em vantagens e desvantagens.

  • A atual fase da globalização é marcada pelo aumento com a preocupação ambiental, resultante do desenvolvimento econômico predatório da sociedade global.

Quais são as fases da globalização?

A globalização é um processo mundial marcado pelo desenvolvimento dos transportes e das comunicações. Ela é caracterizada pela difusão de diferentes redes e fluxos em nível mundial, tanto no âmbito econômico como no cenário cultural. As quatro fases da globalização são:

  • Primeira fase da globalização

A primeira fase da globalização iniciou-se com o período das Grandes Navegações e foi até a Primeira Revolução Industrial. Esse período foi caracterizado pelo aumento do comércio em nível mundial, empreendido pelas grandes potências da época, que transportavam matérias-primas e produtos industrializados entre as suas possessões.

Destaca-se ainda o papel de diferentes inovações tecnológicas no período, como o avanço nos transportes terrestres e marítimos e a modernização das linhas de produção industriais, que possibilitaram justamente a ampliação das trocas comerciais em nível global. Os avanços tecnológicos e industriais desse período possibilitaram o avanço ainda maior da integração mundial, resultando, assim, em um segundo momento do processo de globalização dos países.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

  • Segunda fase da globalização

A segunda fase da globalização começou a partir da Segunda Revolução Industrial e perdurou até o início da Terceira Revolução Industrial. Nessa época, houve um forte crescimento da industrialização e da urbanização, especialmente para além do território inglês, por meio da difusão de fábricas, principalmente nos países de industrialização clássica.

Ademais, destaca-se ainda a modernização dos meios de produção, energia, transporte e comunicação, e também a mudança histórica, social e econômica, especialmente das cidades, em razão do intenso êxodo rural e do crescimento acelerado das áreas urbanas. Nessa mesma fase, ocorreu uma grande expansão imperialista mundial, especialmente nos territórios africano e asiático, com o intuito de explorar matérias-primas para subsidiar o crescimento econômico, visto em um terceiro momento da globalização.

  • Terceira fase da globalização

A terceira fase da globalização teve como marco inicial a Terceira Revolução Industrial e findou com o atual período do capitalismo informacional. Nesse momento, houve um forte crescimento das tecnologias de comunicação e informação, que permitiram ainda mais o avanço das trocas comerciais ao redor do mundo, além de consolidar a fase do capitalismo financeiro em nível global.

O surgimento das empresas transnacionais, a consolidação das instituições financeiras e a modernização da produção industrial foram características desse período. Essa fase também foi caracterizada pela reorganização do espaço mundial, ao longo da Guerra Fria, e, posteriormente, com a Queda do Muro de Berlim, que marcou o fim do mundo bipolar e a volta de uma sociedade global multipolar, ou seja, com vários centros de poder.

  • Quarta fase da globalização

A quarta fase da globalização corresponde ao período atual da sociedade global, caracterizado pela dominância do chamado período técnico-científico-informacional, entendido por muitos especialistas como uma Quarta Revolução Industrial. Nessa fase, há a predominância de processos tecnológicos na produção e no consumo mundial, em razão do aumento das transações realizadas por redes artificias, como a internet.

Ademais, esse período marca ainda a consolidação da lógica do sistema capitalista de produção ao redor do globo. Nessa fase, há um grande crescimento econômico ao redor do mundo, especialmente em países emergentes e em desenvolvimento, inaugurando assim uma nova divisão internacional do trabalho, com maior participação dos diferentes países do globo no processo de produção econômica mundial.

Vantagens e desvantagens da globalização

A globalização não é um processo homogêneo, mas sim ocorre de forma desigual pelo espaço mundial, elemento que ocasiona diversos impactos nas esferas históricas, políticas, econômicas e sociais. Assim, é um fenômeno que gera diferentes impactos positivos e negativos na realidade das sociedades humanas. Nesse contexto, destacam-se como vantagens e desvantagens da globalização:

VANTAGENS

DESVANTAGENS

A integração entre as diferentes economias do mundo, facilitando as trocas comerciais.

O aumento da desigualdade socioeconômica entre os países do globo.

A modernização dos setores de transporte, energia, infraestrutura e comunicação.

O crescimento dos impactos ambientais registrados na superfície terrestre.

A ascensão de novos meios de produção e consumo nas sociedades globais.

O registro de fenômenos como o desemprego estrutural e o fluxo de emigração.

A aceleração das inovações tecnológicas em diferentes áreas do conhecimento.

O acentuado consumo de recursos naturais que compõem as matérias-primas.

A elevação da produção de riqueza em nível mundial devido ao crescimento econômico.

O enfraquecimento das legislações trabalhistas, ambientais e sociais no mundo.

Curiosidades sobre as fases da globalização

  • O telégrafo, inventado na primeira fase da globalização, promoveu um grande avanço em termos de comunicação no espaço global.

  • Um marco do final da segunda fase da globalização foi a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), que resultou em milhões de mortos.

  • A terceira fase da globalização terminou com a ascensão de uma ordem multipolar de poder, especialmente com o fim da União Soviética (1991).

  • A América Latina e o Sudeste Asiático são duas regiões economicamente emergentes que registram forte crescimento ao longo da quarta fase da globalização.

  • A atual fase da globalização é marcada pelo aumento com a preocupação ambiental, resultante do desenvolvimento econômico predatório da sociedade global.

Leia também: Nova Ordem Mundial — o período que se iniciou com o fim da Guerra Fria

Exercícios resolvidos sobre fases da globalização

Questão 1

(Unesp) Com o fim da Guerra Fria, os EUA formalizaram sua posição hegemônica. Sem concorrência e se expandindo para as antigas áreas de predomínio socialista, o capitalismo conheceu uma nova fase de expansão: tornou-se mundializado, globalizado. O processo de globalização criou uma nova divisão internacional do trabalho, baseado numa redistribuição pelo mundo de fábricas, bancos e empresas de comércio, serviços e mídias.

Loriza L. de Almeida e Maria da Graça M. Magnoni (orgs.). Ciências humanas: filosofia, geografia, história e sociologia, 2016. Adaptado.

Dentre as consequências do processo de globalização, é correto citar

a) o nascimento do governo universal e democrático.

b) a pacificação das relações internacionais.

c) o enfraquecimento dos Estados-nações.

d) a abolição da exploração social do trabalho.

e) o nivelamento econômico dos países.

Resolução: Alternativa C

A globalização aumenta o poder de organizações supranacionais, como os blocos econômicos e as empresas transnacionais, portanto, enfraquece a atuação dos Estados em âmbito local e mundial.

Questão 2

(IFF) Os jumbos permitem que consultores de computação coreanos visitem o Vale do Silício como se batessem na porta ao lado, e que empresários de Cingapura cheguem a Seattle em um dia. As fronteiras do maior oceano do mundo estão ligadas como nunca. E o Boeing une essas pessoas. Mas o que dizer daqueles povos sobre os quais eles voam, em suas ilhas situadas oito quilômetros abaixo? De que maneira o poderoso 747 traz para eles uma maior comunhão com aqueles cujas praias são lavadas pela mesma água? É claro que não traz. O transporte aéreo pode permitir que os homens de negócio atravessem velozmente o oceano, mas o declínio concomitante do transporte marítimo só aumenta o isolamento de muitas comunidades insulares... Pitcairn, como muitas outras ilhas do Pacífico, nunca se sentiu tão distante de seus vizinhos.

BIRKETT (1990) apud MASSEY, Doreen. Um sentido global do lugar. Papirus, 2000.

As considerações da autora sobre os avanços tecnológicos nos meios de transportes evidenciam que a atual fase da globalização é caracterizada pela:

a) Desigual compressão do espaço-tempo.

b) Homogênea circulação dos fluxos materiais.

c) Redução dos fluxos imateriais.

d) Uniforme integração da população mundial em uma aldeia global.

e) Ausência de interação entre os fluxos e fixos no espaço globalizado.

Resolução: Alternativa A

A globalização não é um processo homogêneo, mas sim bastante desigual, logo, é caracterizada pela diferente compressão espaço-tempo, visto que não são todas as sociedades humanas que têm acesso aos seus benefícios.

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

Cidades e Globalização
Entenda a relação entre cidades e globalização, compreendendo como o meio urbano transforma-se a partir do processo de internacionalização da economia.
Cultura e Globalização
Uma análise sobre como cultura e globalização transformam-se através de suas inter-relações.
Divisão Internacional do Trabalho (DIT)
Divisão Internacional do Trabalho (DIT), O que é a Divisão Internacional do Trabalho (DIT), As características da Divisão Internacional do Trabalho (DIT), Quando teve início a Divisão Internacional do Trabalho (DIT), Os pontos positivos da Divisão Internacional do Trabalho (DIT), A quem interessa a Divisão Internacional do Trabalho (DIT).
Globalização
Clique aqui, saiba as principais características do processo de globalização e descubra vantagens e desvantagens dessa integração mundial.
Globalização e meio ambiente
Entenda a relação entre globalização e meio ambiente, bem como os problemas e desafios das sociedades com relação ao espaço natural em nível mundial.
Globalização econômica e exclusão social
Entenda o que é Globalização econômica e exclusão social e descubra qual é a relação entre esses dois processos.
Globalização no Brasil
Aspectos ligados à Globalização no Brasil e às transformações na economia do país.
Globalização, Desenvolvimento e Subdesenvolvimento
Veja mais sobre globalização, desenvolvimento e subdesenvolvimento.
Indústrias
Clique e veja o que são e como se classificam as indústrias. Entenda quais fatores atraem sua presença nas cidades e conheça as principais indústrias do mundo.
Nova Ordem Mundial
Clique aqui, saiba o que é a Nova Ordem Mundial e entenda o processo de transformação da geopolítica mundial determinado pela ordem multipolar.
O que é Globalização?
Globalização é o processo de mundialização do espaço geográfico.
Os Tipos de Globalização
Os Tipos de Globalização, o fim do emprego, a competitividade econômica das empresas e dos países, as revoluções tecnológicas.
Reflexos da globalização no mundo
Como esse processo tem interferido na vida das pessoas?
video icon
Professora ao lado do texto"Verbos irregulares".
Português
Verbos irregulares
Sabendo que o estudo de verbos não é uma tarefa fácil, nesta videoaula esclareceremos as formas de flexão dos verbos irregulares, ou seja, aqueles que, ao serem conjugados, apresentam alteração em seu radical ou em sua terminação. Não deixe de assistir!