Planetas gasosos
Os planetas gasosos são corpos celestes formados essencialmente por gases localizados nas órbitas mais distantes do Sistema Solar. Devido ao seu afastamento do Sol, são muito frios. Eles não têm uma superfície sólida, mas sim gases, como o hélio e o hidrogênio, que realizam movimentos circulares muito rápidos em torno de um núcleo sólido e denso. Os planetas gasosos são os maiores do Sistema Solar, motivo pelo qual recebem a alcunha de gigantes gasosos. São quatro os planetas gasosos do Sistema Solar:
-
Júpiter;
-
Saturno;
-
Urano;
-
Netuno.
Leia também: Quais são o são os planetas do Sistema Solar?
Resumo sobre planetas gasosos
-
Planetas gasosos são os planetas do Sistema Solar que não apresentam superfície sólida, sendo formados essencialmente por gases e um núcleo sólido e denso.
-
São chamados também de gigantes gasosos ou planetas jovianos, e são os maiores planetas do Sistema Solar.
-
Júpiter, Saturno, Urano e Netuno são os quatro planetas gasosos do Sistema Solar.
-
Os gases hélio e hidrogênio são os principais presentes em sua composição.
-
São muito frios devido a sua distância do Sol.
-
Apresentam como característica, também, anéis e muitos satélites naturais.
-
Sua origem está ligada com a nebulosa solar, que gerou os gases e a poeira que se aglutinaram em torno dos núcleos densos dos gigantes gasosos.
O que são planetas gasosos?
Planetas gasosos são os planetas do Sistema Solar cuja estrutura é formada predominantemente por gases. Esses corpos celestes apresentam grandes dimensões, motivo pelo qual são apelidados de gigantes gasosos, e são desprovidos de uma superfície sólida. Os planetas gasosos são chamados também de jovianos, em referência ao nome do deus romano Júpiter ou Jove.
Quais são os planetas gasosos?
No Sistema Solar existem quatro planetas gasosos:
-
Júpiter;
-
Saturno;
-
Urano;
-
Netuno.
Os corpos celestes de estrutura gasosa também existem fora do Sistema Solar. Eles são chamados de exoplanetas, e existem aos milhares no Universo conhecido. Alguns deles são classificados como “Júpiteres quentes” pelo fato de serem gasosos e orbitarem muito próximo da sua estrela de referência, como é o caso do gigante KELT-9b, sendo o mais quente deles. Esse exoplaneta gasoso fica a 670 anos-luz do planeta Terra.
Quais as características dos planetas gasosos?
Os planetas gasosos são assim denominados por conta da sua estrutura, constituída essencialmente por gases. Os dois gases presentes em maior volume nesse tipo de planeta são o hélio (He) e o hidrogênio (H2), semelhante à composição que encontramos no Sol. Como veremos adiante, ambos os fatos estão diretamente relacionados. Por falar na estrela do Sistema Solar, os planetas jovianos estão localizados em órbitas muito distantes dela, motivo pelo qual são mais frios.
Aliás, no Sistema Solar os quatro gigantes gasosos são os planetas mais afastados do Sol. Netuno é aquele que está mais distante, e cujas temperaturas médias são de aproximadamente -200 ºC. As atmosferas de Netuno e dos demais planetas gasosos também apresentam elementos como o nitrogênio (N) e o metano (CH4) em suas composições. Atmosferas essas que, aliás, são muito amplas devido à estrutura planetária em questão.
Portanto, a estrutura dos planetas jovianos não conta com uma superfície estável, mas sim com uma espessa atmosfera. Por vezes, são observados líquidos em conjunto com os gases, os quais giram em alta velocidade. Em seu centro, encontramos um núcleo rochoso relativamente pequeno e bastante denso, sendo essa a estrutura que garante a atração das moléculas e gás e a estabilidade dos gigantes gasosos.
Um aspecto muito particular dos planetas gasosos é o fato de eles terem dezenas de luas ou satélites naturais os orbitando. A maioria dessas luas tem a mesma idade que a dos próprios planetas, o que denota que a sua formação aconteceu no mesmo período e foi conduzida por fatores equivalentes. Por conta do volume de detritos e de poeira encontrado nos arredores dos planetas gasosos, é possível observar sistemas de anéis em sua órbita, como os famosos anéis de Saturno.
Diferenças entre planetas gasosos e planetas rochosos
Planetas gasosos |
Planetas rochosos |
São planetas formados predominantemente por gases e que não dispõem de uma superfície sólida e contínua. No Sistema Solar, consistem nos planetas de maiores dimensões, e suas órbitas estão bem distantes do Sol. A densidade desses planetas é menor se comparada à dos planetas rochosos. |
São planetas formados por uma superfície rochosa sólida e contínua. Apresentam elevada densidade quando comparados aos planetas gasosos, e sua órbita se localiza mais próxima do Sol. Têm tamanhos bem variáveis. O planeta Terra se encaixa nessa categoria. |
Para saber mais sobre os planetas rochosos, clique aqui.
É possível pisar nos planetas gasosos?
Os planetas gasosos não têm uma superfície física. Por causa disso, não é possível pisar nem andar nos planetas gasosos. Até mesmo a exploração científica desses corpos celestes, com determinados tipos de equipamentos, é prejudicada por conta da sua estrutura, além da distância que estão da Terra.
Origem dos planetas gasosos
Os planetas gasosos surgiram ao mesmo tempo que o Sistema Solar, tendo idade aproximada de 4,6 bilhões de anos. A principal teoria a respeito de sua formação diz que, antes de se tornarem gigantes gasosos, esses planetas eram constituídos por gelo e apresentavam centros de elevada densidade. Por conta disso, quando a nebulosa solar colapsou e originou o Sol e todo o Sistema Solar, os gases e a poeira resultantes desse processo começaram a ser atraídos por esses centros densos.
O material que passou a orbitar os centros de alta densidade passou a desempenhar movimento circular em torno deles, garantindo o formato que observados atualmente. Entretanto, a estrutura geral se tornou menos estável que a dos planetas rochosos, e esse aspecto, associado com a baixa densidade dos gases, fez com que eles fossem gradualmente se afastando do Sol, assumindo, portanto, suas órbitas atuais.
Nesse movimento de atração dos gases, Urano e Netuno acabaram com um maior volume de gás hélio e hidrogênio em sua composição. Já Júpiter e Saturno, planetas maiores, apresentam uma atmosfera mais complexa com maior diversidade de gases, embora sua origem seja a mesma dos demais.
Exercícios resolvidos sobre planetas gasosos
Questão 1
Os planetas gasosos são também conhecidos como gigantes gasosos. São os maiores planetas do Sistema Solar, e apresentam como característica:
A) altas temperaturas na atmosfera.
B) núcleo de elevada viscosidade.
C) ausência de superfície sólida.
D) presença de metais silicatados em sua composição.
Resolução:
Alternativa C
Uma das principais características dos planetas gasosos é a ausência de superfície sólida.
Questão 2
Dentre os planetas gasosos que fazem parte do Sistema Solar, podemos citar:
A) Plutão
B) Urano
C) Marte
D) Vênus
Resolução:
Alternativa B
Urano é um dos quatro planetas gasosos do Sistema Solar, junto de Júpiter, Saturno e Netuno. Lembremos, ainda, que Plutão deixou de ser um planeta, e passou a ser classificado como planeta anão.
Fontes
HOWELL, Elizabeth. Gas giants: Jovian planets of our solar system and beyond. Space, 23 mar. 2022. Disponível em: https://www.space.com/30372-gas-giants.html#section-formation-and-chances-for-life.
NASA. What is a Gas Giant? NASA Science, [s.d.]. Disponível em: https://science.nasa.gov/exoplanets/gas-giant/.