Whatsapp icon Whatsapp

População feminina no Brasil

Apesar de haver uma grande desigualdade entre os gêneros, a participação social da população feminina tem passado por grandes transformações no Brasil.
Atualmente é cada vez mais comum o ingresso da mulher no mercado de trabalho, inclusive em áreas consideradas estritamente masculinas
Atualmente é cada vez mais comum o ingresso da mulher no mercado de trabalho, inclusive em áreas consideradas estritamente masculinas

Nas últimas décadas, o perfil demográfico brasileiro tem apresentado diversas transformações, principalmente no que diz respeito à diminuição do crescimento populacional. Essa diminuição resulta da intensa redução das taxas de natalidade, envelhecimento da população, aumento da expectativa de vida do brasileiro e maior participação social da mulher no país.

Desigualdade quantitativa entre mulheres e homens

Desde 2010 a população feminina é maior do que a população masculina. Estima-se que atualmente exista cerca de quatro milhões a mais de mulheres em relação à quantidade de homens no país. De acordo com o censo do IBGE, em 2010, o percentual de mulheres era 51%, enquanto o de homens era de 49% do total da população brasileira.

Essa desigualdade quantitativa entre os gêneros ocorre principalmente em virtude da maior expectativa de vida feminina e da maior mortalidade de jovens do sexo masculino. De acordo com o IBGE, as mulheres vivem, em média, sete anos a mais do que os homens no país. Além disso, enquanto a expectativa de vida das mulheres é de 78,6 anos, a expectativa de vida da população masculina é de 71,3 anos. Isso ocorre porque as mulheres, na maioria das vezes, possuem hábitos mais saudáveis do que os homens, além de procurarem com mais frequência acompanhamento médico, o que permite a identificação e o tratamento de possíveis doenças.

Outro fator importante é o aumento da criminalidade no Brasil, que tem sido responsável pela redução da população masculina, principalmente dos jovens com idade entre 18 e 29 anos. De acordo com um relatório da ONU, no ano de 2012, o Brasil registrou cerca de 50 000 assassinatos, dos quais aproximadamente 90% das vítimas eram do sexo masculino, fato que tem contribuído para o desequilíbrio entre o número de homens e mulheres no país.

Participação social da Mulher

Outra mudança que afeta a população feminina do Brasil é a sua maior participação social. Nas últimas décadas, como é possível verificar na tabela abaixo, a mulher tem conquistado uma maior autonomia social, sendo cada vez mais comum mulheres chefiando famílias e o seu ingresso no mercado de trabalho.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Comparação entre a participação social da mulher e a do homem, em 1980 e 2014, de acordo com o IBGE
Comparação entre a participação social da mulher e a do homem, em 1980 e 2014, de acordo com o IBGE

Essa maior participação social da mulher tem colaborado para a redução das taxas de fecundidade e natalidade no país. É cada vez mais comum que as mulheres diminuam a quantidade de gestações e deixem para ter filhos mais tarde para dedicar-se ao mercado de trabalho.

Desigualdade de gênero e violência contra a Mulher

Apesar dessa significativa melhora na situação da mulher no país, a desigualdade de gênero e a violência contra a mulher ainda estão presentes no país. Para se ter uma ideia, estima-se que atualmente o salário médio da população feminina no Brasil corresponda a apenas 85% do salário médio da população masculina. Com relação à violência contra a mulher, de acordo com uma notícia veiculada no Estadão, o Brasil ocupa o 7º lugar em um ranking de 84 países sobre a quantidade de homicídios de mulheres, apresentando cerca de 4,4 assassinatos a cada grupo de 100 mil mulheres.

Assim, embora a mulher tenha conseguido conquistar espaço no mercado de trabalho e no acesso à educação e profissionalização, a luta pela igualdade de oportunidades entre os gêneros e pelo fim da violência contra a mulher ainda está longe de acabar. Por essa razão, é necessário intensificar as medidas de proteção para reverter esses números tão assustadores com relação à violência contra a mulher no país.

Publicado por Thamires Olimpia Silva
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Desafios Demográficos do Século XXI
No início do século XXI, entre novos e velhos problemas, os desafios demográficos são colocados para a humanidade. Leia e entenda!
Envelhecimento populacional
Clique e veja quais fatores explicam o envelhecimento populacional mundial. Entenda quais são os impactos e consequências dessa realidade no Brasil e no mundo.
Pirâmide etária da população brasileira
Entenda a estrutura demográfica do nosso país por meio da análise da pirâmide etária da população brasileira.
População mundial
Entenda mais sobre alguns aspectos da população mundial, como o seu crescimento e distribuição. Leia ainda a respeito das populações do Brasil e da China.
video icon
Escrito"Fração molar" sobre imagem de frascos com substâncias químicas, em um laboratório, ao lado do professor de química.
Química
Fração molar
A fração molar é um tipo de concentração de soluções e é dada pelo número de mol dos componentes de uma solução. Pode ser calculada a fração molar em relação ao solvente ou ao soluto, sendo que, obrigatoriamente, o valor da soma entre a fração molar do soluto e a do solvente deve sempre ser 1.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.