Povo Curdo

O povo Curdo é constituído por um agrupamento de famílias que vivem em forma de tribos, sua atividade econômica é baseada no pastoreio e fabricação artesanal de tapetes.

Apesar de possuir características singulares, os Curdos foram reconhecidos somente a partir da década de 1920, por meio do Tratado de Sévres, em 1920, e Lausanne, em 1923, que propunha a instauração de um Estado Curdo nos lugares em que já habitavam.

No entanto, o governo não colocou em prática a determinação de criação de um novo Estado, além disso, os líderes dos territórios onde está localizado o povo curdo reprimiram essa etnia forçadamente, tal repressão impulsionou o surgimento de inúmeras revoltas com confrontos diretos.

Entre 1945 e 1946, houve a existência da República Democrática Curda, essa, em sua restrita existência, se encontrava localizada onde está atualmente o Irã.

Todos os impasses para a consolidação de um Estado autônomo para a nação curda conduziram esse povo a um conflito com os líderes do Iraque e Irã que durou quase uma década, entre 1961 e 1970. O confronto favoreceu o surgimento de acordos que deram autonomia ao povo, embora tais acordos nunca tenham sido executados.
Curdos
Curdos
Publicado por: Eduardo de Freitas
Assuntos relacionados
As bandeiras são símbolos da autoridade dos Estados sobre os seus territórios
Conceito de Estado
Conheça a definição de Estado e as diferenças existentes em relação aos conceitos de governo, nação e país.
Povo é um grupo que possui vínculo jurídico-político com o Estado, podendo ser nato ou naturalizado*
Diferença entre povo e nação
Clique aqui e entenda a diferença entre povo e nação, dois conceitos distintos e complementares para entender a população de um país.
As mulheres representam cerca de 41% do P.E.A. (população economicamente ativa)
A Discriminação da mulher no trabalho
A Discriminação da mulher no trabalho, como ocorre a discriminação da mulher no trabalho, onde ocorre com maior freqüência a discriminação da mulher e no trabalho, a discriminação da mulher no trabalho, menores salários para as mulheres.