Whatsapp icon Whatsapp

Turquia

A Turquia é um país com localização privilegiada que, embora tenha se desenvolvido nos últimos anos, ainda enfrenta diversos problemas sociais.
A bandeira da Turquia foi criada com o fim do Império Otomano e apresenta elementos da cultura Islâmica
A bandeira da Turquia foi criada com o fim do Império Otomano e apresenta elementos da cultura Islâmica

Cercada pelos mares Egeu, Negro e Mediterrâneo, a Turquia está localizada na fronteira entre dois continentes, a Europa e a Ásia, dois mundos, o Islâmico e o Ocidental, e entre rotas comerciais e de migração. Essa localização privilegiada da Turquia gera diversas contradições no país, já que, embora a maior parte da população turca seja islâmica, assemelhando-se com os demais países do Oriente Médio, uma dos principais anseios do país é ingressar na União Europeia, aumentando, assim, a sua relação com o mundo ocidental.

Com uma área de 708 576 km², dos quais 3% estão localizados no continente europeu e 97% pertencem ao continente asiático, a Turquia possui uma grande diversidade natural e potencial hídrico. O relevo do país é constituído, principalmente, por várias cadeias de montanhas de idade bastante recente e pouco erodidas, um grande planalto localizado no centro do país e algumas áreas de planície muito férteis.

Apresenta também rios e lagos que garantem um grande potencial hidráulico e energético para o país. Vale salientar também que é na Turquia em que estão localizadas as nascentes dos rios Tigre e Eufrates, que, por serem fundamentais para o fornecimento de água para o país e os seus vizinhos, Síria e Iraque, têm causado diversos conflitos por água entre esses países. Por estar localizado na zona temperada, o principal clima do país é o temperado, mas também há o continental, no interior do país, o oceânico, na região do mar Negro, e o mediterrâneo, no sul.

A população da Turquia1, que apresenta cerca de 76 milhões de pessoas, é constituída, principalmente, por uma maioria turca (80% da população) e diversos grupos minoritários, como os curdos (18% da população), gregos, armênios, judeus, bcázios, albaneses, árabes, bósnios, chechenos, ciganos, circassianos, geórgios, hemichis, kabaris, lazos, levantinos, ossetas, pomaks, siríacos e zazas.

A população tem vivido nos últimos anos um progressivo aumento na qualidade de vida, mas os índices sociais² ainda deixam a desejar. A expectativa de vida no país é de cerca de 75 anos, cinco a menos do que a média dos países da OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico). Apenas 34% dos adultos com idades entre 25 e 64 anos concluíram o ensino médio. A satisfação pessoal dos turcos também está mais baixa do que a média dos países da OCDE. Em uma escala de 0 a 10, os turcos consideram que estão cerca de 5,6 satisfeitos com a vida que levam, 1 ponto a menos que a média da OCDE, que é de 6,6.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Istambul é a cidade mais populosa do país, com cerca de 14 milhões de habitantes
Istambul é a cidade mais populosa do país, com cerca de 14 milhões de habitantes

Com relação à economia, o país possui uma base industrial consolidada, com indústrias de bens de consumo duráveis e não duráveis (alimentícias, automobilísticas, eletrônicas etc.), além de indústrias de base, principalmente as petroquímicas. A agricultura também é bastante desenvolvida, destacando-se a produção de figos, amêndoas, avelãs, damascos, tomates, pimentões, berinjelas, lentilhas, entre outros. Apesar disso, se comparada com o Império Otomano, do qual é herdeira, ela é relativamente pobre, já que, enquanto esse império rivalizou economicamente com as maiores potências da Europa durante séculos, a Turquia atual não consegue disputar a hegemonia mundial com essas potências, seu PIB é baixo, cerca de 750 bilhões de dólares, e o país não se destaca como uma potência econômica nem entre os países do Oriente Médio, sendo superado pelos grandes exportadores de petróleo.

Notas

Dados de acordo com o Centro Cultural Brasil-Turquia.

Dados extraídos da OCDE.

Publicado por Thamires Olimpia Silva

Artigos Relacionados

Albânia
A Albânia é um pequeno país europeu localizado na península Balcânica. Clique aqui e conheça mais sobre a sua geografia, população, seu perfil econômico e cultura.
Israel
Conheça a história da fundação do Estado de Israel. Saiba mais sobre a origem dos conflitos políticos e religiosos que caracterizam o país desde a sua criação.
A cidade de Jerusalém, localizada no Oriente Médio, é considerada sagrada para o cristianismo, o judaísmo e o islamismo.
Oriente Médio
Saiba mais sobre o agrupamento de países que formam o Oriente Médio. Veja informações sobre as características geográficas, econômicas e culturais da região.
Palestina
Saiba mais sobre os aspectos históricos e geográficos da Palestina. Entenda o processo de reconhecimento internacional da Palestina como um território soberano.
Bandeira da União Europeia.
União Europeia
Saiba quais são as principais características da União Europeia, e veja a lista de países-membros que fazem parte do bloco econômico mais importante do mundo.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas