Whatsapp icon Whatsapp

Turquia

A Turquia é um país transcontinental situado entre a Ásia e a Europa. É uma das principais nações emergentes do globo e possui grande poder geopolítico em nível regional.
Bandeira da Turquia.
Bandeira da Turquia.

A Turquia é um país localizado entre a Europa e a Ásia. A formação do Estado moderno da Turquia ocorreu após o fim da Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Atualmente, ela é um país emergente, com grande população absoluta e vasto parque industrial. Os turcos possuem adversidades históricas com vários países vizinhos e detêm um grande aparato militar. A Turquia é um país-membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e busca o ingresso na União Europeia (UE). Sua cultura é fortemente influenciada pelo islamismo, a religião predominante no país.

Leia também: Oriente Médio — quais os países dessa região e por que há tantos conflitos entre eles

Resumo sobre a Turquia

  • A Turquia é um importante centro regional de turismo e de negócios que está situado entre a Europa e a Ásia.

  • A formação do Estado moderno da Turquia ocorreu após o fim da Primeira Guerra Mundial (1914-1918).

  • A Turquia está geograficamente localizada entre a porção mais sudeste da Europa e a mais sudoeste da Ásia.

  • As maiores cidades em população dela são: Istambul, Ancara, Esmirna, Bursa, Adana, Gaziantep e Cônia.

  • Sua economia é diversificada, com destaque para o grande parque industrial e para a oferta de serviços turísticos.

  • O país tem se modernizado ao longo das últimas décadas em razão da aproximação cultural com os países europeus.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Dados gerais

  • Nome oficial: República da Turquia

  • Gentílico: turco

  • Extensão territorial: 783.562 quilômetros quadrados

  • Localização: Europa e Ásia

  • Capital: Ancara

  • Clima: temperado

  • Governo: república presidencialista

  • Idioma: turco

  • Religiões:

    • 90% (islamismo);

    • 9% (ateísmo);

    • 1% (outras).

  • População: 85.043.000 habitantes

  • Densidade demográfica: 110 habitantes/quilômetro quadrado

  • Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,820 (elevado)

  • Moeda: Lira turca

  • Produto Interno Bruto (PIB): US$ 844,53 bilhões

  • PIB per capita: US$ 9860

  • Gini: 41%

  • Fuso horário: UTC+3

  • Relações exteriores:

  • Divisão administrativa: sete regiões, sendo elas:

Egeu

Anatólia Oriental

Sudeste da Anatólia

Mar Negro

Mármara

 

Anatólia Central

Mediterrâneo

 

História da Turquia

A Turquia é um país de vasta história, considerando-se que já integrou parte de dois grandes impérios mundiais: o Império Bizantino e o Império Otomano. A formação do Estado moderno da Turquia, presente até a atualidade, ocorreu após o fim da Primeira Guerra Mundial (1914-1918). A partir de então, o país vislumbrou um vasto desenvolvimento econômico e social, mas também uma forte instabilidade política, especialmente pela atuação dos militares na política local.

A Turquia é importante ator geopolítico regional e enfrenta tensões com vários países vizinhos, como Grécia e Armênia. Na atualidade, ela possui uma economia de mercado orientada para o mercado externo. O país faz parte da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e busca o seu ingresso na União Europeia (UE).

Veja também: Quais países fazem parte da União Europeia?

Significado de Turquia

O termo Turquia é uma referência antiga ao próprio território turco, logo, significa “terra dos turcos”.

Geografia da Turquia

A Turquia está localizada entre a porção mais sudeste da Europa e a mais sudoeste da Ásia. O território turco faz fronteira com Bulgária, Grécia, Geórgia, Armênia, Irã, Iraque e Síria. Os mares que banham a Turquia são o Mármara, o Negro, o Egeu e o Mediterrâneo.

Praia no litoral da Turquia.
Praia no litoral da Turquia.
  • Relevo da Turquia: é bastante heterogêneo, com forte presença de montanhas no interior, fruto de processos geomorfológicos recentes chamados de dobramentos modernos. Já as planícies estão concentradas ao longo do litoral do país. A Turquia é uma região sujeita a inúmeros tremores de terra e registrou fortes terremotos ao longo da sua história.

  • Clima da Turquia: é do tipo temperado, com suas variações fortemente influenciadas pela presença de umidade. O clima mais ameno e chuvoso predomina ao longo do litoral do país, inclusive em regiões com tendência ao registro de clima mediterrânico. Já no interior, predomina uma variável do temperado continental, com clima mais seco e registro de maiores amplitudes térmicas.

  • Vegetação da Turquia: é formada principalmente por estepes. Já nas regiões litorâneas, predomina a vegetação mediterrânica, enquanto no interior mais úmido há manchas de floresta temperada.

A hidrografia local é formada por rios de grande extensão e magnitude, como o Kura e o Aras. Na Turquia estão situadas as nascentes dos rios Tigres e Eufrates.

Mapa da Turquia

Mapa da Turquia.

Demografia da Turquia

A Turquia possui cerca de 85 milhões de habitantes. O país é considerado muito populoso e povoado. A maior parte da população mora nas cidades. Em termos populacionais, as maiores cidades da Turquia são: Istambul, Ancara, Esmirna, Bursa, Adana, Gaziantep e Cônia. A população é formada principalmente por turcos nativos e curdos. A taxa de natalidade do país é positiva, e os turcos vêm apresentando forte envelhecimento populacional. A emigração, especialmente para a Europa, também é um fenômeno recorrente na Turquia.

Economia da Turquia

A Turquia é considerada um país em desenvolvimento e é classificada como emergente, em razão do seu vasto crescimento econômico e do amplo mercado consumidor. A economia da Turquia é bastante diversificada, com destaque para o grande parque industrial e para a oferta de serviços turísticos. Seu setor primário é formado por atividades como a fruticultura de uvas e maçãs; a criação de animais, especialmente para produção de leite; e o cultivo de grãos e legumes, como batatas, trigo e cevada.

O setor secundário da Turquia é caracterizado pela presença de grandes empresas da área automobilística, metalúrgica, siderúrgica, petroquímica, mineração e construção civil. O país é um importante exportador de bens manufaturados. O setor terciário é composto por vários centros de comércios e serviços, além de um grande setor bancário e amplo polo de negócios. O turismo, especialmente o cultural e o religioso, é uma atividade terciária muito importante para a economia turca.

Turistas contemplando um festival de balões na Turquia.
A Turquia é um importante centro turístico do Oriente Médio.

Infraestrutura da Turquia

A Turquia vem realizando diversas modernizações nas suas estruturas. O país possui um moderno setor de transporte, com destaque para rodovias e ferroviais, além dos portos, que cobrem boa parte do seu litoral. O setor de energia também é bastante importante, embora concentrado em fontes como o petróleo e a água.

A Turquia é um importante centro de turismo e negócios, situado entre a Europa e a Ásia, dessa forma, é um modal logístico de destaque em âmbito regional. O país também possui arenas esportivas muito modernas, uma ampla rede de estruturas militares e uma grande taxa de abastecimento em termos de serviços para a população.

Governo da Turquia

A Turquia é uma república presidencialista, ou seja, tem na figura do presidente o poder central do governo turco. Além do Poder Executivo, há o Legislativo turco, composto por cerca de seiscentos políticos; e o Judiciário, que representa a estrutura jurídica local.

Cultura da Turquia

A Turquia é um país conhecido pela influência cultural de diversos povos em razão das diferentes ocupações realizadas no seu território ao longo de tempos históricos distintos. Nesse contexto, destaca-se principalmente a influência islâmica, ainda mais que a maior parte da população turca é muçulmana. Ainda, a Turquia tem se modernizado ao longo das últimas décadas, especialmente por meio de uma aproximação cultural com os países europeus.

Mulheres tomando chá em frente à mesquita Hagia Sofia, na Turquia.
O islamismo exerce grande influência sobre a cultura turca. Na imagem, ao fundo, a Hagia Sofia, grande mesquita muçulmana.

A cultura turca é caracterizada pela vasta presença da religião no cotidiano da população, pela manutenção dos hábitos culturais tradicionais e pela promoção de formas de arte em áreas como literatura e cinema. No esporte, destacam-se as práticas coletivas, como o futebol, o vôlei e o basquete. Já na culinária, evidenciam-se os pratos preparados com massa folhada, recheios doces e o amplo consumo de chá.

Saiba mais: Qual é a diferença entre árabes e muçulmanos?

Curiosidades sobre a Turquia

  • A tradição da leitura da borra de café para realizar possíveis previsões sobre o futuro é muito forte na Turquia.

  • A Turquia é um importante destino para interessados em transplantes capilares devido ao baixo custo desse processo.

  • O chá é muito consumido na Turquia e representa a hospitalidade do povo turco em relação aos visitantes.

  • O banho turco, chamado de hamam, lembra uma sauna e é muito praticado, especialmente no interior do país.

Fontes

INFOPÉDIA. Turquia. Infopédia. Disponível em: https://www.infopedia.pt/apoio/artigos/$turquia.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Turquia. IBGE. Disponível em: https://paises.ibge.gov.br/#/mapa/turquia.

TETAMANTI, G. Turquia. Quero viajar mais. Disponível em: https://www.queroviajarmais.com/turquia/.   

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

As religiões no Oriente Médio
A região mais tensa do planeta e sua relação com as religiões.
A produção de petróleo no Oriente Médio
A maior atividade econômica da maioria dos países do Oriente Médio.
Diferença entre árabes e muçulmanos
Descubra a diferença entre árabes e muçulmanos e saiba quando devemos utilizar cada uma dessas expressões.
Irã
Saiba quais são as principais características geográficas do Irã. Veja detalhes sobre a política, a economia, a população e a cultura dessa importante nação islâmica.
Islamismo
Clique e acesse para saber mais sobre o islamismo, a segunda maior religião do planeta. Conheça a origem e os princípios que regem essa religião.
Mundo Árabe
Islamismo, História Árabe, muçulmanos, Maomé, expansão do Mundo Árabe, Hégira, Meca, politeísmo, beduínos, comerciantes, Alcorão, comércio árabe, Jihad, Guerra Santa, califado, dinastia omíada, xiitas, sunitas.
Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan)
Saiba quais são os objetivos e a lista de países-membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). Entenda a história desse organismo político-militar.
Oriente Médio
Saiba mais sobre o agrupamento de países que formam o Oriente Médio. Veja informações sobre as características geográficas, econômicas e culturais da região.
Palestina
Saiba mais sobre os aspectos históricos e geográficos da Palestina. Entenda o processo de reconhecimento internacional da Palestina como um território soberano.
Povo Curdo
Povo Curdo, Quem compõe o Povo Curdo, Como vive o Povo Curdo, Onde vive o Povo Curdo, O território do Povo Curdo, A luta do Povo Curdo pela independência.
União Europeia
Saiba quais são as principais características da União Europeia, e veja a lista de países-membros que fazem parte do bloco econômico mais importante do mundo.
video icon
Professora ao lado do texto"Aposto".
Português
Aposto
Aposto é o nome que se dá ao elemento sintático que se junta a outro a título de explicação ou de apreciação. Assista a esta videoaula e aprenda um pouco mais sobre o emprego e a classificação desse termo acessório da oração.