Whatsapp icon Whatsapp

Tipos de erupção vulcânica

De acordo com a quantidade e intensidade da lava expelida, classificamos os tipos de erupção vulcânica em efusiva, explosiva ou mista.
Na atualidade, há vários vulcões ativos. Um deles é o Vulcão Tungurahua, no Equador
Na atualidade, há vários vulcões ativos. Um deles é o Vulcão Tungurahua, no Equador

Os vulcões são formações geológicas responsáveis pelo lançamento de magma (lava), cinzas e gases originários do manto (camada interna da Terra) para a superfície. Esse fenômeno natural recebe o nome de vulcanismo e ocorre quando as fendas abertas em rochas pouco resistentes permitem que a lava alcance a superfície da crosta terrestre.

Na atualidade, existem mais de 500 vulcões considerados ativos por todo o mundo. A região que abriga a maior quantidade deles é o Oceano Pacífico, na área denominada de Círculo de Fogo do Pacífico.

Tipos de erupção vulcânica

O tipo de erupção de um vulcão depende da proporção de rochas, gases e lava que ele emite. As erupções vulcânicas podem ser divididas quanto à sua intensidade em explosivas, efusivas ou mistas.

♦ Erupções explosivas:

  • As lavas são muito viscosas, fluem com dificuldade e impedem a libertação de gases, ocorrendo, por isso, violentas explosões;
  • Em virtude de sua viscosidade, a lava, por vezes, não chega a se derramar, constituindo estruturas arredondadas que são chamadas de domas ou cúpulas;

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • Em algumas situações, a lava solidifica-se mesmo dentro da chaminé, formando agulhas vulcânicas, que podem, mais tarde, ficar evidentes na erosão do cone.

♦ Erupções efusivas:

  • O magma é fluido, a libertação de gases é fácil e a erupção é calma, com derramamento de lava abundante em altíssima temperatura;
  • A lava desliza rapidamente, espalhando-se por grandes distâncias;

  • Se os terrenos forem planos, a lava pode cobrir grandes áreas, constituindo os mantos de lava.

♦ Erupções mistas:

  • Assumem aspectos intermediários entre o efusivo e o explosivo, havendo fases explosivas que alternam com fases efusivas;
  • As explosões ocorrem pela entrada de água na chaminé ou na câmara magmática, que, em virtude das altas temperaturas, vaporiza-se, originando uma grande quantidade de água. Por essa razão, ocorre um aumento da pressão interior, tornando a erupção periodicamente explosiva.

Publicado por Amarolina Ribeiro

Artigos Relacionados

As principais Placas Tectônicas
Clique aqui e conheça quais são as principais placas tectônicas da Terra!
Camadas da Terra
Conheça as três grandes camadas que formam o Planeta Terra. Saiba mais sobre a formação, a estruturação e a composição da crosta terrestre, do manto e do núcleo.
Placas tectônicas
Clique aqui, entenda a formação e a movimentação das placas tectônicas e saiba quais são as principais placas tectônicas do mundo.
Rochas Ígneas
Conheça as principais características e as classificações das rochas ígneas, também chamadas de magmáticas.
Zonas sísmicas da Terra
Conheça as principais zonas sísmicas da Terra, isto é, as regiões do planeta onde é mais frequente a ocorrência de terremotos.
video icon
"Sistema Reprodutor Feminino" escrito sobre fundo azul ao lado da ilustração de um corpo feminino
Biologia
Sistema Reprodutor Feminino
Sobre os sistemas reprodutores, podemos concordar que o feminino apresenta uma organização muito mais simples se comparado com o masculino e podemos dizer que é perfeito. Um sistema responsável por produzir um gameta e acomodar todo o processo de desenvolvimento de um bebê só podia estar presente nas mulheres. O sistema reprodutor feminino é formado por órgãos internos e estruturas externas, e possui pouca relação com o sistema excretor.