Círculo de Fogo do Pacífico

O Círculo de Fogo do Pacífico (ou Anel de Fogo do Pacífico) é a região que apresenta maior instabilidade geológica de todo o planeta Terra. Ele formou-se graças à grande concentração de zonas limítrofes entre placas tectônicas, como a Placa do Pacífico, a Placa Norte-Americana e a Placa de Nazca, por exemplo, que condiciona a ocorrência de vulcanismo, de terremotos e de maremotos. Como consequência direta desses fenômenos, observa-se, também, a formação de tsunamis, além da presença de fossas oceânicas, de falhas geológicas e de cordilheiras.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Apesar do nome, o Círculo de Fogo tem formato de arco e estende-se por 40 mil quilômetros desde a Nova Zelândia até o norte da Antártica, passando pelo leste da Ásia e pelo oeste da América. Nele, estão inseridos 27 países e territórios, os quais registraram alguns dos maiores eventos de vulcanismo, tremores de terra e tsunamis do mundo.

Leia também: Quais são as zonas sísmicas da Terra?

Resumo sobre o Círculo de Fogo do Pacífico

  • O Círculo de Fogo (ou Anel de Fogo do Pacífico) é uma faixa que circunda o Oceano Pacífico que concentra o maior número de vulcões e de atividade sísmica em todo o planeta Terra.

  • Tem 40.000 quilômetros e extensão e 500 quilômetros de largura, abrangendo áreas desde o sul da Nova Zelândia até a extremidade norte da Antártica.

  • O Círculo de Fogo é causado pela presença de vários limites entre placas tectônicas, que são a fonte da instabilidade geológica na região.

  • São consequências do Círculo de Fogo a alta concentração de vulcões, a ocorrência frequente de terremotos e de maremotos e a formação de tsunamis.

  • Não existe um círculo de fogo semelhante a esse no Oceano Atlântico. No entanto, estudos recentes indicam que, no futuro geológico, ele possa vir a ser formado.

O que é o Círculo de Fogo do Pacífico?

Mapa-múndi mostrando a localização do Círculo de Fogo do Pacífico (ou Anel de Fogo do Pacífico). [imagem_principal]
O Círculo de Fogo do Pacífico é a região com maior número de vulcões e terremotos do mundo. [1]

O Círculo de Fogo do Pacífico (ou Anel de Fogo do Pacífico) é uma faixa que contorna o Oceano Pacífico e que concentra o maior número de vulcões e de atividade sísmica do mundo. Essa região é caracterizada pela sua instabilidade tectônica e pela recorrência de fenômenos naturais que se originam no interior do planeta Terra, mas que repercutem com maior ou menor intensidade na sua superfície.

Apesar do seu nome, o Círculo de Fogo do Pacífico não tem formato circular. Ele forma um arco de aproximadamente 40.000 quilômetros de extensão e 500 quilômetros de largura que compreende territórios e áreas:

  • na Oceania;

  • no leste da Ásia;

  • no oeste da América do Norte, da América Central e da América do Sul;

  • no continente Antártica.

Mais precisamente, ele vai do extremo sul da Nova Zelândia até a ponta setentrional da Antártica, passando pelo Estreito de Bering.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Países que fazem parte do Círculo de Fogo do Pacífico

O Círculo de Fogo do Pacífico abrange 27 países e territórios em três continentes distintos. Além disso, ele compreende uma pequena extensão do continente Antártica. Na tabela a seguir, veja quais são os países e territórios que estão inseridos no Círculo de Fogo do Pacífico:

Austrália

Indonésia

Honduras

Ilhas Salomão

Japão

Guatemala

Nova Zelândia

Rússia

Nicarágua

Papua Nova Guiné

Taiwan

Panamá

Samoa

Canadá

Argentina

Tuvalu

Estados Unidos

Bolívia

Tonga

México

Chile

Vanuatu

Costa Rica

Colômbia

Filipinas

El Salvador

Peru

Mapa do Círculo de Fogo do Pacífico

Mapa do Círculo de Fogo do Pacífico.
A faixa em vermelho representa o Círculo de Fogo do Pacífico. [2]

O que causa o Círculo de Fogo do Pacífico?

As causas do Círculo de Fogo do Pacífico são a estrutura do planeta Terra e a sua dinâmica interior. A litosfera terrestre é separada em grandes blocos rochosos, que são as chamadas placas tectônicas. Os limites que se formam entre as placas tectônicas são áreas de muita instabilidade geológica, sendo nelas onde acontece a formação de novas porções da crosta terrestre e, também, de montanhas. O seu movimento constante pode, ainda, acumular enorme energia que, quando liberada, dá origem a terremotos e a maremotos. Além disso, o magma pode ser expelido em aberturas no substrato rochoso, caracterizando, assim, o vulcanismo.

Na região do Círculo de Fogo do Pacífico, é onde se observa a maior concentração de limites entre placas tectônicas, e essa é a causa da sua formação. Considerando apenas as placas maiores, contamos oito blocos que sustentam aquela área. Entretanto, é importante saber que existem placas de menores dimensões que também constituem a base geológica do Círculo de Fogo. Dentre as placas tectônicas identificadas na região, estão:

Placa do Pacífico

Placa Norte-Americana

Placa de Nazca

Placa Sul-Americana

Placa de Juan de Fuca

Placa de Cocos

Placa das Filipinas

Placa Indo-Australiana

Consequências do Círculo de Fogo do Pacífico

Terremotos registrados no Círculo de Fogo do Pacífico em 19 de fevereiro de 2023. [3]
Terremotos registrados no Círculo de Fogo do Pacífico em 19 de fevereiro de 2023. [3]

O Círculo de Fogo do Pacífico tem como principal característica a instabilidade tectônica. Por causa disso, são consequências observadas nessa região:

  • registro recorrente de atividade vulcânica e presença de centenas de vulcões;

  • terremotos e maremotos de intensidades variadas, com a maior constância de abalos sísmicos do que em qualquer outra região do planeta;

  • formação de tsunamis, que são ocasionadas pelos tremores de terra;

  • elevado índice de formação de crosta terrestre continental e oceânica;

  • presença de montanhas muito altas e que se encontram em processo de soerguimento (orogênese), como aquelas observadas na Cordilheira dos Andes;

  • alta concentração de fossas oceânicas e também de falhas geológicas, destacando-se, respectivamente, a Fossa das Marianas (Ásia) e a Falha de San Andreas (América do Norte).

Acesse também: Quais foram os maiores terremotos da história?

Curiosidades sobre o Círculo de Fogo do Pacífico

Mauna Loa, no Havaí (no Círculo de Fogo do Pacífico), considerado o maior vulcão ativo do mundo.
O Mauna Loa, no Havaí, é considerado o maior vulcão ativo do mundo.
  • Todas as placas tectônicas do Círculo de Fogo do Pacífico têm contato com a Placa do Pacífico, que é a maior delas e compreende toda a área do oceano.

  • Segundo a revista National Geographic, 90% dos terremotos que acontecem no mundo são registrados no Círculo de Fogo do Pacífico.

  • Dos dez terremotos mais intensos e mortais do mundo, sete aconteceram nessa região. O maior deles foi o terremoto de Valdívia, no Chile, em 1961, e teve magnitude 9.5.

  • O número de vulcões nessa região chega a 452.

  • O Mauna Loa é o maior vulcão ativo do mundo e fica localizado no estado do Havaí (EUA), situado no Círculo de Fogo.

  • Oito das dez maiores erupções vulcânicas do mundo aconteceram no Círculo de Fogo do Pacífico, destacando-se a erupção do Monte Tambora, na Indonésia, em 1815.

Círculo de Fogo do Atlântico

O Oceano Atlântico e os países banhados por ele estão apoiados sobre placas tectônicas, da mesma maneira como acontece em todo restante do nosso planeta. O que é diferente, entretanto, é o fato de essa região apresentar maior estabilidade tectônica.

Há, sim, terremotos e vulcões no entorno do Atlântico e, inclusive, no seu assoalho oceânico. Lembremos que, no meio desse oceano, existe uma extensa cordilheira, denominada Mesoatlântica, que é o resultado da expansão da crosta terrestre nessa área. No entanto, todos esses fenômenos são muito menos numerosos e menos recorrentes do que aqueles observados, por exemplo, no Círculo de Fogo do Pacífico. Portanto, não podemos falar na existência de um Círculo de Fogo do Atlântico.

Essa situação, entretanto, pode ser temporária. Um estudo publicado na revista Geology |1| indica que a zona de subducção (onde uma placa menos densa submerge sobre uma placa mais densa) do Estreito de Gibraltar, entre a Europa e a África, está deslocando-se para uma área mais central do Oceano Atlântico, a oeste. Isso indicaria um eventual fechamento desse oceano. Todo o processo desencadearia uma sucessão de eventos tectônicos, levando à formação de um círculo de fogo na região. A escala de tempo em que o Círculo de Fogo do Atlântico pode se formar, entretanto, é de milhões de anos.

Exercícios resolvidos sobre o Círculo de Fogo do Pacífico

Questão 1

(Urca) O Círculo de Fogo do Pacífico corresponde a uma área “de cerca de 40 mil km de extensão, tem formato de ferradura e circunda a bacia do Pacífico, abrangendo toda a costa do continente americano, além do Japão, Filipinas, Indonésia, Nova Zelândia e ilhas do Pacífico Sul” (Fonte: BBC Brasil).

Mapa-múndi com ênfase no Círculo de Fogo do Pacífico (ou Anel de Fogo do Pacífico) em exercício da Urca sobre o assunto.

Fonte: BBC Brasil.

No que se refere ao círculo de fogo do pacífico é correto afirmar que:

A) O círculo de fogo do pacífico teve sua origem desvendada ainda no século XVI pelos geólogos que estudavam o assoalho oceânico.

B) Os países mais atingidos pela atividade geológica do círculo de fogo do pacífico são aqueles localizados no leste europeu, que sofrem constantemente com terremotos de grandes magnitudes.

C) A placa do pacífico, a maior do mundo, responde praticamente sozinha pela dinâmica geológica da área, pois as demais placas possuem menor extensão e pouco influenciam na dinâmica geológica.

D) É uma área marcada por grandes terremotos, atividade vulcânica, tsunamis e presença de Cordilheiras, como é o caso dos Andes, e fossas tectônicas, como é o caso da Fossa das Marianas.

E) A teoria da tectônica das placas, desenvolvida na década de 1960, pouco acrescentou ao conhecimento da dinâmica geológica do círculo de fogo do pacífico.

Resolução:

Alternativa D.

O Círculo de Fogo do Pacífico registra todos os tipos de fenômeno natural, desde grandes terremotos até vulcanismo e tsunamis. Por causa da disposição das placas tectônicas nessa região e da sua dinâmica tectônica, encontra-se, também, cadeias montanhosas como a Cordilheira dos Andes e fossas oceânicas, sendo a maior delas a Fossa das Marianas.

Questão 2

(Ufam) Pelo menos cinco países da América Latina registraram terremotos no dia 18 de março de 2023: Argentina, Chile, Equador, México e Peru. Os tremores mais fortes foram observados nas regiões costeiras do Peru (magnitude 7,0) e do Equador (magnitude 6,8). Todos eles têm regiões no chamado Círculo de Fogo do Pacífico.

Em relação ao Círculo de Fogo do Pacífico, assinale a alternativa INCORRETA:

A) Grande parte da atividade vulcânica ocorre ao longo das zonas de subducção, que são limites de placas convergentes onde duas placas tectônicas se chocam.

B) É composto por uma série de arcos de ilhas vulcânicas, fossas oceânicas e cadeias de montanhas ao redor de uma das maiores placas tectônicas do planeta, a do Pacífico.

C) O Monte Santa Helena, nos Estados Unidos, o Monte Fuji, no Japão, e o Monte Pinatubo, nas Filipinas, estão no Círculo de Fogo do Pacífico.

D) O Círculo de Fogo abriga a fossa oceânica mais profunda, chamada Fossa do Peru-Chile.

E) É uma região de forte instabilidade geológica que afeta de forma mais direta uma das regiões mais populosas do mundo, o continente asiático.

Resolução:

Alternativa D.

A fossa oceânica mais funda do mundo fica, de fato, no Círculo de Fogo. No entanto, trata-se da Fossa das Marianas, e não da Fossa do Peru-Chile.

Notas

|1| REDAÇÃO. 'Círculo de fogo' pode se formar no Atlântico, alertam geólogos; veja animação e saiba como. Jornal O Globo, 24 fev. 2024. Disponível em: https://oglobo.globo.com/mundo/epoca/noticia/2024/02/24/circulo-de-fogo-pode-se-formar-no-atlantico-alertam-geologos-veja-animacao-e-saiba-como.ghtml.

Créditos de imagem

[1] Gemini1980 / Wikimedia Commons (reprodução)

[2] Nolan / Wikimedia Commons (reprodução)

[3] neurobit / Wikimedia Commons (reprodução)

Fontes

BBC. Círculo de Fogo do Pacífico é área com mais terremotos no mundo. BBC News Brasil, 11 mar. 2011. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2011/03/110311_entenda_circulo_fogo_rp.

NATIONAL GEOGRAPHIC. Encyclopedic entry: Ring of Fire. National Geographic Education, [s.d.]. Disponível em: https://education.nationalgeographic.org/resource/ring-fire/.

NATIONAL GEOGRAPHIC. Plate Tectonics and the Ring of Fire. National Geographic Education, [s.d.]. Disponível em: https://education.nationalgeographic.org/resource/plate-tectonics-ring-fire/.

Escritor do artigo
Escrito por: Paloma Guitarrara Licenciada e bacharel em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e mestre em Geografia na área de Análise Ambiental e Dinâmica Territorial também pela UNICAMP. Atuo como professora de Geografia e Atualidades e redatora de textos didáticos.

Videoaulas

Artigos Relacionados

A intensidade dos terremotos e suas conseqüências
A intensidade dos terremotos e suas conseqüências, Como os terremotos são medidos, A variação de escala dos tremores e seus respectivos prejuízos, A quantidade de tremores no mundo.
Abalos Sísmicos
Abalos Sísmicos, Os terremotos, O que são Abalos Sísmicos, Como ocorrem os Abalos Sísmicos, Como são medidos os Abalos Sísmicos, As conseqüências dos Abalos Sísmicos, Quais escalas existem para medir os Abalos Sísmicos.
As principais Placas Tectônicas
Clique aqui e conheça quais são as principais placas tectônicas da Terra!
Grandes terremotos da história
Confira aqui uma lista dos grandes terremotos da história, onde aconteceram, quando e quais foram suas consequências.
Maremoto
Qual é a definição de maremoto? Quais são as suas causas? Qual é a diferença entre maremoto e tsunami? Clique aqui e descubra!
Oscilação Decadal do Pacífico
Descubra o que é Oscilação Decadal do Pacífico e qual o seu papel no clima da Terra.
Placas tectônicas
Clique aqui, entenda a formação e a movimentação das placas tectônicas e saiba quais são as principais placas tectônicas do mundo.
Terremoto de Fukushima de 2011
Saiba mais sobre o terremoto de Fukushima. Entenda as principais causas e as consequências desse grande tremor de terra que atingiu a costa leste japonesa.
Terremoto no Chile
Um território localizado em uma área sísmica.
Terremoto no Haiti
O desastre que intensificou os problemas na nação mais pobre das Américas.
Terremotos
Clique aqui e leia sobre os terremotos. Veja sobre as principais causas e consequências dos tremores de terra que ocorrem ao longo de toda a superfície mundial.
Vulcão
Clique aqui e saiba tudo sobre vulcões! Entenda como eles se formam, conheça sua estrutura e descubra onde se localizam os maiores vulcões do mundo.
Zonas sísmicas da Terra
Conheça as principais zonas sísmicas da Terra, isto é, as regiões do planeta onde é mais frequente a ocorrência de terremotos.