Manto terrestre

O manto é a camada intermediária da esfera terrestre e é formado por diversas rochas e minerais, com destaque para as encontradas em estado pastoso, que constituem o magma.

O manto terrestre é a camada intermediária do planeta Terra. A sua porção superior, também chamada de astenosfera, apresenta rochas de aspecto pastoso, responsáveis pela equilibração das placas tectônicas. Já a sua porção mais inferior possui rochas mais líquidas, em razão do calor oriundo do núcleo terrestre.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Essa camada interfere diretamente nas dinâmicas internas do planeta. São eventos terrestres que sofrem com a interferência do manto o vulcanismo e o tectonismo. O magma proveniente do manto é lançado pelos vulcões em formato de lava.

Veja também: Por que vulcões entram em erupção?

Resumo sobre manto terrestre

  • A Terra é formada por três camadas distintas. O manto terrestre é a camada intermediária, situada entre a crosta e o núcleo.

  • O manto é formado basicamente por rochas de materiais como silício e magnésio, que apresentam-se em estado líquido e gasoso.

  • A divisão do manto ocorre por meio do estado de suas rochas: o manto superior apresenta aspecto mais pastoso, e o manto inferior possui estado líquido.

  • O material de composição predominante do manto, chamado de magma, quando atinge a superfície terrestre recebe o nome de lava.

  • O manto terrestre é um dos principais responsáveis pela dinâmica interna do planeta, interferindo na movimentação das placas tectônicas e na formação dos processos vulcânicos.

Características do manto terrestre

O manto terrestre é a camada intermediária do planeta, considerada fundamental para as dinâmicas internas mundiais, sendo a mais espessa dentre as três camadas terrestres. Essa camada do planeta é formada principalmente por rochas e minerais com densidade intermediária, com destaque para corpos litosféricos como o silício e o magnésio.

Essas rochas, quando localizadas na porção superior do manto, possuem predominantemente uma característica pastosa que interfere diretamente na movimentação das placas tectônicas e ainda na ascensão do magma até a superfície terrestre. O equilíbrio isostático entre as referidas placas tectônicas e a parte superior do manto terrestre é dado por meio da astenosfera.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quais são as partes do manto terrestre?

O manto é comumente dividido em duas partes, de acordo com o estado das rochas encontradas nessa porção intermediária do planeta, que sofrem com as elevadas temperaturas provenientes especialmente no núcleo terrestre.

  • Manto superior: as rochas locais possuem uma característica pastosa, que funciona como um substrato para a flutuação das placas tectônicas que formam a crosta terrestre. Além disso, o magma é expelido por meio das concentrações desse material presentes no manto superior, que ao atingir a superfície recebe o nome de lava.

  • Manto inferior: as rochas locais possuem uma característica praticamente líquida, justamente em razão das elevadas temperaturas da camada logo abaixo, o núcleo.

Composição do manto terrestre

O manto terrestre é composto predominantemente por rochas e minerais como o silício e o magnésio. Esses materiais, na porção superior do manto, encontram-se em estado pastoso, logo possui como função específica a movimentação das placas tectônicas e a ascensão do magma até a superfície terrestre. A característica pastosa das rochas é resultado do calor que é emanado pelo núcleo terrestre.

Por sua vez, o chamado manto inferior é basicamente composto pelas mesmas rochas e minerais do manto superior, mas em estado líquido, devido às altas temperaturas presentes no interior da Terra. O material de composição predominante do manto é o magma, que quando atinge a superfície terrestre é chamado de lava.

 Lava sendo expelida por um vulcão: o lançamento do magma, que antes estava no manto terrestre, na superfície terrestre.
A lava é expelida pelos vulcões, situados na superfície terrestre.

Dinâmica do manto terrestre

As camadas terrestres formam um sistema dinâmico e interligado, que é responsável pelos fenômenos internos do planeta, como o vulcanismo e o tectonismo. O manto terrestre é um dos principais responsáveis pela dinâmica interna do planeta, visto que nessa camada está concentrado o material pastoso chamado de magma, que interfere tanto na movimentação das placas tectônicas quanto na formação dos processos vulcânicos.

A crosta terrestre flutua sobre o magma, que por sua vez movimenta as placas litosféricas, resultando nos terremotos. As fraturas presentes na crosta terrestre contribuem para a saída do magma até a superfície do planeta, atuando no processos tectônicos e também na formação dos vulcões.

Leia também: Relevo — o conjunto de formas geomorfológicas presentes na superfície terrestre

Diferenças entre manto terrestre, núcleo terrestre e crosta terrestre

O planeta Terra é formado por três grandes camadas:

  • Crosta terrestre: também chamada de litosfera, é a camada mais externa do planeta. Possui pequena espessura e é formada basicamente por rochas e minerais em estado sólido. Essa camada é fundamental para o desenvolvimento das atividades humanas.

  • Manto terrestre: é a camada intermediária do planeta, de espessura considerável e formada por rochas diversas, em estado pastoso e líquido. Os processos internos do planeta, como vulcanismo e tectonismo, estão diretamente relacionados à dinâmica do manto terrestre.

  • Núcleo terrestre: comumente dividido em duas partes (núcleo externo e núcleo interno), é a camada mais interior do planeta. Ele é formado principalmente por ferro e níquel.

Ilustração representando as camadas do planeta Terra: crosta, manto e núcleo (externo e interno).
A esfera terrestre é formada por três camadas: crosta, manto e núcleo.

Exercícios resolvidos sobre manto terrestre

Questão 1

Qual o nome da porção superior do manto, que apresenta um material pastoso e viscoso, responsável pelo equilíbrio isostático das placas tectônicas?

A) Litosfera.

B) Atmosfera.

C) Astenosfera.

D) Biosfera.

Resolução:

Alternativa C

A astenosfera é o nome dado à parte superior do manto, formada basicamente por magma, que realiza o equilíbrio isostático das placas tectônicas, interferindo em processos internos do planeta, como o tectonismo.

Questão 2

Assinale a alternativa correta sobre a camada terrestre do manto:

A) Possui três subdivisões com base em seu perfil de solo.

B) É composto somente por minerais como ferro e níquel.

C) Tem quatro camadas rígidas formadas por sedimentos.

D) Fica situada na porção intermediária da esfera terrestre.

Resolução:

Alternativa D

A Terra é formada por três camadas, na seguinte ordem: crosta, manto e núcleo. Portanto, o manto terrestre é a camada intermediária do planeta.

Ilustração do manto terrestre, que serve como substrato para a movimentação das placas tectônicas.
O manto terrestre serve como substrato para a movimentação das placas tectônicas.
Escritor do artigo
Escrito por: Mateus Campos Licenciado em Geografia e Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Atua como produtor de conteúdo educacional e professor da educação básica na área de Geografia.

Videoaulas

Artigos Relacionados

Camadas da Terra
Conheça as três grandes camadas que formam o Planeta Terra. Saiba mais sobre a formação, a estruturação e a composição da crosta terrestre, do manto e do núcleo.
Camadas da Terra
Saiba mais sobre as camadas da Terra e suas propriedades!
Crosta terrestre
Saiba quais são as principais características da crosta terrestre. Veja como funciona a dinâmica estrutural dessa porção importante da formação do planeta.
Células de convecção da Terra
O funcionamento, as causas e as consequências das correntes ou células de convecção do interior da Terra.
Litosfera
Clique aqui, saiba quais são as principais características da litosfera e descubra qual é a importância da parte mais externa do planeta Terra.
Núcleo terrestre
Clique aqui, descubra como é formado o núcleo terrestre, saiba quais são suas principais características e entenda qual é a sua dinâmica e a sua importância.
Vulcanismo na formação do relevo
Fenômeno emite lava contida no interior da Terra para a superfície.