Whatsapp icon Whatsapp

Manto terrestre

O manto é a camada intermediária da esfera terrestre e é formado por diversas rochas e minerais, com destaque para as encontradas em estado pastoso, que constituem o magma.
Ilustração do manto terrestre, que serve como substrato para a movimentação das placas tectônicas.
O manto terrestre serve como substrato para a movimentação das placas tectônicas.

O manto terrestre é a camada intermediária do planeta Terra. A sua porção superior, também chamada de astenosfera, apresenta rochas de aspecto pastoso, responsáveis pela equilibração das placas tectônicas. Já a sua porção mais inferior possui rochas mais líquidas, em razão do calor oriundo do núcleo terrestre.

Essa camada interfere diretamente nas dinâmicas internas do planeta. São eventos terrestres que sofrem com a interferência do manto o vulcanismo e o tectonismo. O magma proveniente do manto é lançado pelos vulcões em formato de lava.

Veja também: Por que vulcões entram em erupção?

Resumo sobre manto terrestre

  • A Terra é formada por três camadas distintas. O manto terrestre é a camada intermediária, situada entre a crosta e o núcleo.

  • O manto é formado basicamente por rochas de materiais como silício e magnésio, que apresentam-se em estado líquido e gasoso.

  • A divisão do manto ocorre por meio do estado de suas rochas: o manto superior apresenta aspecto mais pastoso, e o manto inferior possui estado líquido.

  • O material de composição predominante do manto, chamado de magma, quando atinge a superfície terrestre recebe o nome de lava.

  • O manto terrestre é um dos principais responsáveis pela dinâmica interna do planeta, interferindo na movimentação das placas tectônicas e na formação dos processos vulcânicos.

Características do manto terrestre

O manto terrestre é a camada intermediária do planeta, considerada fundamental para as dinâmicas internas mundiais, sendo a mais espessa dentre as três camadas terrestres. Essa camada do planeta é formada principalmente por rochas e minerais com densidade intermediária, com destaque para corpos litosféricos como o silício e o magnésio.

Essas rochas, quando localizadas na porção superior do manto, possuem predominantemente uma característica pastosa que interfere diretamente na movimentação das placas tectônicas e ainda na ascensão do magma até a superfície terrestre. O equilíbrio isostático entre as referidas placas tectônicas e a parte superior do manto terrestre é dado por meio da astenosfera.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quais são as partes do manto terrestre?

O manto é comumente dividido em duas partes, de acordo com o estado das rochas encontradas nessa porção intermediária do planeta, que sofrem com as elevadas temperaturas provenientes especialmente no núcleo terrestre.

  • Manto superior: as rochas locais possuem uma característica pastosa, que funciona como um substrato para a flutuação das placas tectônicas que formam a crosta terrestre. Além disso, o magma é expelido por meio das concentrações desse material presentes no manto superior, que ao atingir a superfície recebe o nome de lava.

  • Manto inferior: as rochas locais possuem uma característica praticamente líquida, justamente em razão das elevadas temperaturas da camada logo abaixo, o núcleo.

Composição do manto terrestre

O manto terrestre é composto predominantemente por rochas e minerais como o silício e o magnésio. Esses materiais, na porção superior do manto, encontram-se em estado pastoso, logo possui como função específica a movimentação das placas tectônicas e a ascensão do magma até a superfície terrestre. A característica pastosa das rochas é resultado do calor que é emanado pelo núcleo terrestre.

Por sua vez, o chamado manto inferior é basicamente composto pelas mesmas rochas e minerais do manto superior, mas em estado líquido, devido às altas temperaturas presentes no interior da Terra. O material de composição predominante do manto é o magma, que quando atinge a superfície terrestre é chamado de lava.

 Lava sendo expelida por um vulcão: o lançamento do magma, que antes estava no manto terrestre, na superfície terrestre.
A lava é expelida pelos vulcões, situados na superfície terrestre.

Dinâmica do manto terrestre

As camadas terrestres formam um sistema dinâmico e interligado, que é responsável pelos fenômenos internos do planeta, como o vulcanismo e o tectonismo. O manto terrestre é um dos principais responsáveis pela dinâmica interna do planeta, visto que nessa camada está concentrado o material pastoso chamado de magma, que interfere tanto na movimentação das placas tectônicas quanto na formação dos processos vulcânicos.

A crosta terrestre flutua sobre o magma, que por sua vez movimenta as placas litosféricas, resultando nos terremotos. As fraturas presentes na crosta terrestre contribuem para a saída do magma até a superfície do planeta, atuando no processos tectônicos e também na formação dos vulcões.

Leia também: Relevo — o conjunto de formas geomorfológicas presentes na superfície terrestre

Diferenças entre manto terrestre, núcleo terrestre e crosta terrestre

O planeta Terra é formado por três grandes camadas:

  • Crosta terrestre: também chamada de litosfera, é a camada mais externa do planeta. Possui pequena espessura e é formada basicamente por rochas e minerais em estado sólido. Essa camada é fundamental para o desenvolvimento das atividades humanas.

  • Manto terrestre: é a camada intermediária do planeta, de espessura considerável e formada por rochas diversas, em estado pastoso e líquido. Os processos internos do planeta, como vulcanismo e tectonismo, estão diretamente relacionados à dinâmica do manto terrestre.

  • Núcleo terrestre: comumente dividido em duas partes (núcleo externo e núcleo interno), é a camada mais interior do planeta. Ele é formado principalmente por ferro e níquel.

Ilustração representando as camadas do planeta Terra: crosta, manto e núcleo (externo e interno).
A esfera terrestre é formada por três camadas: crosta, manto e núcleo.

Exercícios resolvidos sobre manto terrestre

Questão 1

Qual o nome da porção superior do manto, que apresenta um material pastoso e viscoso, responsável pelo equilíbrio isostático das placas tectônicas?

A) Litosfera.

B) Atmosfera.

C) Astenosfera.

D) Biosfera.

Resolução:

Alternativa C

A astenosfera é o nome dado à parte superior do manto, formada basicamente por magma, que realiza o equilíbrio isostático das placas tectônicas, interferindo em processos internos do planeta, como o tectonismo.

Questão 2

Assinale a alternativa correta sobre a camada terrestre do manto:

A) Possui três subdivisões com base em seu perfil de solo.

B) É composto somente por minerais como ferro e níquel.

C) Tem quatro camadas rígidas formadas por sedimentos.

D) Fica situada na porção intermediária da esfera terrestre.

Resolução:

Alternativa D

A Terra é formada por três camadas, na seguinte ordem: crosta, manto e núcleo. Portanto, o manto terrestre é a camada intermediária do planeta.

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

Camadas da Terra
Conheça as três grandes camadas que formam o Planeta Terra. Saiba mais sobre a formação, a estruturação e a composição da crosta terrestre, do manto e do núcleo.
Camadas da Terra
Saiba mais sobre as camadas da Terra e suas propriedades!
Crosta terrestre
Saiba quais são as principais características da crosta terrestre. Veja como funciona a dinâmica estrutural dessa porção importante da formação do planeta.
Células de convecção da Terra
O funcionamento, as causas e as consequências das correntes ou células de convecção do interior da Terra.
Litosfera
Clique aqui, saiba quais são as principais características da litosfera e descubra qual é a importância da parte mais externa do planeta Terra.
Núcleo terrestre
Clique aqui, descubra como é formado o núcleo terrestre, saiba quais são suas principais características e entenda qual é a sua dinâmica e a sua importância.
Vulcanismo na formação do relevo
Fenômeno emite lava contida no interior da Terra para a superfície.
video icon
"Matemática do Zero | Terno Pitagórico" escrito sobre fundo azul
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Terno Pitagórico
Nessa aula veremos que o terno pitagórico são os triângulos retângulos que possuem as medidas dos lados sendo números inteiros. A ideia dos ternos pitagóricos é facilitar a resolução de questões e diminuir os cálculos aplicando semelhança de triângulos.