Whatsapp icon Whatsapp

Manto terrestre

O manto terrestre é reconhecidamente a maior camada da Terra, com maior volume, massa e extensão, sendo composto por rochas em estado pastoso ou fluido.
O manto, a segunda camada terrestre
O manto, a segunda camada terrestre

O manto terrestre representa a camada intermediária da Terra, posicionando-se acima do núcleo interno e abaixo da crosta terrestre. Ele é separado dessas camadas por duas descontinuidades, chamadas, respectivamente, de descontinuidade de Gutenberg e descontinuidade de Mohorovicic.

A principal característica do manto é o fato de ele ser a maior entre as camadas da Terra, com cerca de 83% do volume do planeta e 67% de sua massa. Sua extensão inicia-se a seis quilômetros abaixo da crosta em algumas áreas oceânicas e vai até 2900 quilômetros, onde chega a atingir temperaturas de aproximadamente 2000ºC.

O ser humano jamais alcançou com qualquer tipo de instrumento o manto terrestre. O que se sabe dessa camada da Terra é proveniente de análises sobre as ondas sísmicas internas captadas por sismógrafos, além do material proveniente de erupções vulcânicas e da composição de algumas fossas oceânicas.

No manto, as rochas não se encontram no estado físico tal qual ocorre na crosta terrestre. Nele, elas apresentam-se em uma consistência pastosa, que se torna cada vez mais fluida à medida que se aumentam as profundidades, uma vez que a principal geração de calor interno da Terra é o núcleo terrestre. Sua composição principal é de silicatos de ferro e de silício.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Isso quer dizer que o manto superior é a parte mais externa do manto e é constituído por um material mais plástico, com temperaturas e densidades menores. O manto inferior, por sua vez, apresenta uma consistência quase líquida e com maior densidade. Há, ainda, poucas informações precisas sobre essa camada, como a forma em que se movimenta e as transformações químicas ou físicas específicas realizadas.

O principal efeito do manto sobre a superfície terrestre, além da manifestação da lava em erupções vulcânicas, é a atuação das células ou correntes de convecção. Trata-se da movimentação circular do manto superior, que funciona como se fosse uma “esteira” para a crosta terrestre, que, por sua vez, é dividida em várias placas tectônicas que, por isso, movem-se constantemente. Esses movimentos estão atrelados a todas as atividades tectônicas, como a formação de montanhas e vulcões, além dos terremotos e tsunamis.

Publicado por Rodolfo F. Alves Pena

Artigos Relacionados

Camadas da Terra
Conheça as três grandes camadas que formam o Planeta Terra. Saiba mais sobre a formação, a estruturação e a composição da crosta terrestre, do manto e do núcleo.
A crosta é a camada mais fina que envolve superficialmente a Terra
Crosta terrestre
Informações acerca das características, dinâmicas e composições da crosta terrestre.
O deslocamento do magma no interior da Terra forma as células de convecção
Células de convecção da Terra
O funcionamento, as causas e as consequências das correntes ou células de convecção do interior da Terra.
A litosfera representa a camada mais externa do Planeta Terra
Litosfera
Conheça um pouco das características da litosfera e a importância da compreensão de sua dinâmica para as atividades humanas.
Imagem conceitual esquemática do núcleo terrestre
Núcleo terrestre
Entenda o que é e como se estrutura o núcleo terrestre, bem como os diferentes conhecimentos produzidos a seu respeito.
Distribuição dos vulcões no mundo. A grande maioria dos vulcões concentra-se na região de encontro de placas tectônicas
Vulcões
Saiba mais sobre os vulcões, curiosas estruturas geológicas que normalmente se concentram em regiões de encontro entre placas tectônicas.
video icon
Português
Verbos transitivos diretos, verbos transitivos indiretos e verbos bitransitivos
Nesta videoaula, diferenciaremos os verbos transitivos diretos, aqueles que precisam de um complemento direto para ter sentido completo; os indiretos, cujo complemento é regido de preposição; e os bitransitivos, que demandam objetos direto e indireto. Assista para conferir cada uma das ocorrências.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas