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Separação de sílabas

Separação de sílabas é o processo de separar, na escrita, as sílabas que formam uma palavra.
Separação de sílabas (separação silábica) da palavra “educar”.
A separação de sílabas (ou separação silábica) ocorre seguindo regras específicas da língua portuguesa.

Separação de sílabas (ou separação silábica) é o processo de separar, na escrita, as sílabas que formam uma palavra. Apesar de parecer simples, nem sempre essa separação está clara para muitos falantes, já que a pronúncia pode confundir, às vezes.

Leia também: Como é feita a colocação pronominal?

Resumo sobre separação de sílabas

  • Separação de sílabas (ou separação silábica) é o processo de separar, na escrita, as sílabas que formam uma palavra.

  • Essa separação das sílabas é feita seguindo uma lógica gramatical relacionada à fonética do idioma, isto é, aos sons da palavra.

  • Em português, a base da sílaba é a vogal, não existindo uma sílaba feita apenas de consoantes.

  • Na língua portuguesa, existem algumas tendências para a separação de sílabas.

  • Duas vogais idênticas que aparecem em sequência não ficam na mesma sílaba.

  • Já para vogais diferentes, será necessário observar se o caso é um ditongo, tritongo ou hiato.

  • Em encontros consonantais, é preciso identificar se é um encontro consonantal perfeito ou imperfeito.

  • Entre os dígrafos, alguns devem permanecer na mesma sílaba enquanto outros, em sílabas separadas.

  • As palavras podem ser divididas entre as sílabas que as compõem.

  • Palavras monossílabas têm apenas uma sílaba, dissílabas têm duas sílabas, trissílabas têm três sílabas e polissílabas têm quatro ou mais sílabas.

Quais são as regras da separação de sílabas?

Há algumas regras básicas para a separação silábica na língua portuguesa.

Não há sílaba composta apenas de consoantes

Na língua portuguesa, a vogal é a base da sílaba; portanto, não existe sílaba feita apenas de consoantes.

Vogais idênticas

Se uma palavra apresenta uma sequência de vogais idênticas, essas vogais tendem a ficar em sílabas separadas. Ex.: mi-cro-on-das.

Encontros consonantais perfeitos x imperfeitos

Quando duas consoantes se encontram (o que chamamos de encontro consonantal), pode ser que essas consoantes fiquem na mesma sílaba (gerando o encontro consonantal perfeito) ou em sílabas separadas (gerando o encontro consonantal imperfeito).

A sonoridade da palavra indica se esse encontro é perfeito ou imperfeito: no encontro consonantal perfeito, não é possível pronunciar o som das consoantes separadamente (como em psi-có-lo-go, ex-clu-são); já no imperfeito, é possível pronunciar o som das consoantes separadamente naquela palavra (como em ad-vo-ga-do, res-pei-to).

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Dígrafos

Quando uma palavra tem dígrafos, a regra geral é de que alguns devem ficar em sílabas separadas, enquanto outros ficam na mesma sílaba:

Dígrafos em sílabas separadas

Dígrafos na mesma sílaba

rr

ch

ss

lh

sc

nh

gu

xc

qu

Exemplos: car-ro, pás-sa-ro, Gui-lher-me, nho-que.

Para saber mais detalhes sobre o dígrafo, clique aqui.

Ditongos, tritongos e hiatos

  • Ditongo: é o encontro vocálico entre duas vogais que permanecem na mesma sílaba. Exemplos: cai-xa, rou-pa.

  • Tritongo: é o encontro vocálico entre três vogais que permanecem na mesma sílaba. Exemplos: Pa-ra-guai, sa-guão.

  • Hiato: é o encontro vocálico entre duas vogais que ficam em sílabas diferentes. Exemplos: di-a, vo-ar.

Como é feita a separação de sílabas?

A separação de sílabas é feita com base nas regras básicas que acabamos de explicar. A seguir, veja uma tabela com exemplos dessas regras:

Vogais idênticas

ca-a-tin-ga

com-pre-en-são

xi-i-ta

vo-o

Encontros consonantais perfeitos

hi-pó-cri-ta

gno-mo

li-vro

pneu

Encontros consonantais imperfeitos

ad-ver-tir

u-ni-ver-so

as-co

do-min-go

Dígrafos

as-cen-ção

tor-res-mo

ve-lha

ga-nho

Ditongo

ma-dei-xas

oi-to

pais

es-pe-rei

Tritongo

U-ru-guai

i-guais

en-xa-guei

a-ve-ri-guei

Hiato

re-a-ção

co-e-lho

pa-ís

ál-co-ol

Regras da translineação das palavras

A translineação das palavras é a ocorrência de divisão de uma palavra na escrita quando ela não couber completamente na mesma linha. Por isso, é preciso cuidado quando uma palavra for composta e tiver hífen. Se o corte for feito exatamente onde se encontra o hífen, a linha de baixo se inicia com outro hífen. Veja:

Palavra: segunda-feira

Translineação possível:

segunda-

-feira

Além disso, sugere-se evitar que a translineação seja feita de modo que uma vogal fique isolada na linha. Veja:

Palavra: abóbora

Translineações possíveis:

abó-       abóbo-

bora       ra

Palavra: ideia

Translineação possível: evitar, pois uma das vogais (“i” ou “a”) ficaria isolada nas linhas.

Sílaba tônica

A sílaba tônica é aquela cuja pronúncia é a mais forte na palavra. Nas palavras a seguir, a sílaba tônica está destacada, sendo a que é pronunciada mais fortemente:

bên-ção

co-ra-ção

dra-ma

es-te-tos--pio

for-mi-ga

mi-ga-lha

não

re-a-le-za

tra-í-ra

zum-bi

Quando a sílaba tônica é a última, a palavra é classificada como oxítona. Quando a sílaba tônica é a penúltima, a palavra é classificada como paroxítona. Quando a sílaba tônica é a antepenúltima, a palavra é classificada como proparoxítona. Saiba mais detalhes sobre a classificação das palavras quanto à posição da sílaba tônica, clique aqui.

Classificação das palavras quanto ao número de sílabas

As palavras também podem ser classificadas de acordo com o número de sílabas que têm. Nesse caso, elas são classificadas em:

Classificação

Número de sílabas

Exemplo

monossílaba

1 sílaba

mão

rei

dissílaba

2 sílabas

de-do

fei-o

re-to

trissílaba

3 sílabas

es-co-la

rá-pi-do

tri-ton-go

polissílaba

4 ou mais sílabas

a-ba-ca-te

pa-ra-le-le-pí-pe-do

o-tor-ri-no-la-rin-go-lo-gis-ta

Para saber mais detalhes sobre a classificação das palavras quanto ao número de sílabas, clique aqui.

Exercícios resolvidos sobre separação de sílabas

Questão 1

(Amauc) O texto seguinte servirá de base para responder à questão.

Conheça o jato de radiação capaz de viajar quase tão rápido quanto a velocidade da luz

Um jato de radiação de duas estrelas de nêutrons em colisão viaja quase tão rápido quanto a velocidade da luz, de acordo com medições do Telescópio Espacial Hubble.

Embora nada possa viajar mais rápido que a velocidade da luz, a descoberta fornece informações importantes sobre misteriosas explosões de raios gama, que ainda não são totalmente compreendidas.

Os astrônomos do Observatório de Ondas Gravitacionais com Interferômetro a Laser detectaram uma onda produzida a partir da colisão de duas estrelas de nêutrons em 2017. Na ocasião, telescópios terrestres e espaciais capturaram um jato incrivelmente rápido em forma de explosão de raios gama.

As medições iniciais desta rede de telescópios, que usaram uma técnica chamada Interferometria de Linha de Base Muito Longa, descobriram que o jato viajava a pelo menos 95% da velocidade da luz e traçou sua direção aproximada de viagem.

No entanto, dada a distância de 130 milhões de anos-luz entre a Terra e as estrelas de nêutrons, juntamente com a relativa obscuridade da explosão de raios gama, ainda havia muitas incertezas sobre o jato.

Kunal Mooley, do Instituto de Tecnologia da Califórnia, e seus colegas compararam os dados do Observatório de Ondas Gravitacionais com Interferômetro a Laser com as medições do Telescópio Espacial Hubble feitas entre oito e cento e cinquenta e nove dias após a colisão, para alcançar um nível de precisão muito maior do que as medições anteriores.

Eles descobriram que o jato parece se mover sete vezes mais rápido que a velocidade da luz, mas isso é uma ilusão de ótica causada pelo fato de que a luz está apontada para a Terra e viaja na direção terrestre.

Um efeito semelhante acontece se você apontar um feixe de laser para a lua e movê-lo pela superfície. O ponto do laser parece se mover mais rápido do que a luz, mesmo que nenhum fóton individual o faça.

No entanto, a medição altamente precisa forneceu algumas informações importantes sobre a velocidade real do jato, a 99,97% da velocidade da luz, além de fornecer um controle muito mais preciso sobre sua localização, em uma pequena região da galáxia elíptica, localizada na direção da constelação de Hydra.

"Agora, o que podemos fazer é realmente ampliar entre mil e dez mil vezes mais neste evento e descobrir quais são as propriedades locais do mesmo", explicou Mooley.

Conheça o jato capaz de viajar sete vezes mais rápido que a velocidade da luz (msn.com). Adaptado.

A divisão silábica é a separação das diferentes sílabas que formam uma palavra. Uma sílaba é um pequeno conjunto de fonemas emitidos em uma única emissão de voz.

Assinale a opção que contenha a separação silábica corretamente.

A) um ja-to incrivelmente rá-pi-do em forma de ex-plo-são de ra-i-os gama.

B) As me-di-ções i-ni-ci-a-is des-ta rede de te-les-có-pi-os,

C) No en-tan-to, dada a dis-tân-ci-a de 130 milhões de a-nos-luz entre a Terra e as estrelas de nêutrons,

D) que ain-da não são to-ta-lmen-te compreendidas.

E) [...] de a-cor-do com medições do Te-les-có-pio Espacial Hubble.

Resolução:

Alternativa E.

A alternativa em que todas as palavras estão separadas adequadamente é a E, que contém: “a-cor-do” e “Te-les-có-pio”.

Questão 2

(Cespe/Cebraspe)

No caso de uma criança com menos de dez anos — entenda-se aqui o nível de maturidade, e não a idade —, o professor deve preocupar-se principalmente para que ela não seja importunada no seu brincar e nas suas experiências. Ensiná-la não faz sentido, pois, nessa idade narcisista, ela responde a cada interferência fugindo da realização da atividade. Nessa idade, desenhar e pintar são os seus principais meios de expressão.

A partir dos 10 anos, a criança começa a ficar insatisfeita com seus modos de expressão; o ambiente mais amplo ganha sentido para ela — não mais como aquele que existia em sua fantasia, mas como é na realidade —, e só então pode ser instaurado o “ensino da forma”, que não deve, porém, encobrir a sua espontaneidade expressiva. As técnicas de desenho e pintura devem ser apresentadas à criança conforme suas necessidades. Tamanhos, relações entre tamanhos (proporção), ritmo, claro, escuro, escultura, espaço, cor e o valor de expressão do exagero, da sutileza e da composição. Os elementos com os quais a criança opera são por natureza os mesmos da “grande arte” e levam a criança, por si mesma, a ter consciência deles, abrindo o caminho da “grande arte” para ela.

Friederike Brandeis. O desenhar das crianças. In: Cadernos CEDES, v. 42, n.º 116, 2022, p. 122 (com adaptações).

Cada uma das opções a seguir apresenta um vocábulo retirado do texto seguido de uma proposta de separação silábica. Assinale a opção em que a forma de separação silábica do vocábulo indicado está correta.

A) “narcisista”: nar-ci-si-sta

B) “mais”: ma-is

C) “consciência”: cons-ci-ên-ci-a

D) “espontaneidade”: es-pon-ta-ne-i-da-de

E) “necessidades”: ne-ce-ssi-da-des

Resolução:

Alternativa C.

Alternativa C é a que apresenta a correta separação silábica da palavra: “cons-ci-ên-ci-a”.

Fontes

AZEREDO, José Carlos de. Gramática Houaiss da Língua Portuguesa. São Paulo: Parábola, 2021.

BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. 38ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015.

CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2020.

CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley. Nova Gramática do Português Contemporâneo. 7ª ed. Rio de Janeiro: Lexikon, 2016.

Publicado por Guilherme Viana

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