Whatsapp icon Whatsapp

Tinham ou tinha?

A conjugação do verbo “ter” é assunto de muitas dúvidas, não propriamente do próprio verbo, mas de seus derivados. Vejamos algumas considerações:

O verbo “ter” quando no sentido de “existir” é impessoal e ficará na 3ª pessoa do singular.
Por esse motivo, é errado dizer: Tinham muitas coisas para fazer. O certo é: Tinha muitas pessoas no clube, Tinha possibilidades de você permanecer?

Se o verbo “ter” estiver auxiliando o verbo “haver” permanecerá na 3ª pessoa do singular: Tinha havido várias reuniões antes desta.

Alguns derivados do verbo “ter” são: manter, reter, deter, obter, conter, entreter, dentre outros.

As conjugações dos verbos derivados do “ter” são constantemente causas de equívocos na língua: Se o banco não manter o meu talão de cheque, mudo para outro. Se você reter líquido, poderá ter má circulação.

No presente do indicativo a conjugação fica: eu tenho, eu retenho, eu detenho, eu obtenho, eu contenho, eu entretenho.

A conjugação no futuro do subjuntivo é acompanhada de “quando” ou “se” e indica possibilidade: quando eu tiver, se o banco retiver, se ele detiver, se eu obtiver, quando isso contiver, quando ela entretiver.

Então, retomando as frases expostas em parágrafo acima, o certo será: Se o banco não mantiver o meu talão, mudo para outro. Se você retiver líquido, poderá ter má circulação.

Quando ficar em dúvidas, consulte a conjugação do verbo “ter”, pois os derivados deste seguem o mesmo padrão. Logo, se no futuro do presente o verbo “ter” apresenta a seguinte conjugação: eu terei, tu terás, ele/ela terá, nós teremos, vós tereis, eles/elas terão, então, o verbo “manter” seguirá o mesmo raciocínio: eu manterei, tu manterás, ele/ela manterá, nós manteremos, vós mantereis, eles/elas manterão.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Publicado por Sabrina Vilarinho

Artigos Relacionados

Deferir ou diferir?
Saiba quando usar os termos “deferir” ou “diferir”. Descubra que significados possuem e entenda por que palavras como essas são chamadas de parônimas.
Perca ou perda? Qual usar?
Por que é errado quando dizemos “perca de tempo”?
Tivesse e estivesse
“Tivesse” pertence ao verbo ter; e “estivesse”, ao verbo estar.
Trata-se de ou tratam-se de?
Qual das duas formas é considerada correta: trata-se de ou tratam-se de? Dúvidas? Retire-as e ainda amplie sua competência linguística, clicando e conferindo!
video icon
"Herbert Spencer" escrito em fundo roxo, ao lado da frase há uma imagem de Herbert Spencer
Sociologia
Herbert Spencer
Filósofo britânico, Herbert Spencer foi um dos maiores epígonos da formação da sociologia como ciência, baseando-se na aplicação de elementos do evolucionismo. Não perca esta videoaula.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
videoaula brasil escola
Biologia
Transgênicos
Você sabe o que são alimentos transgênicos? Não se engane, eles estão mais presentes do que você imagina!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Química
Alotropia
Não deixe de assistir nossa aula para fixar tudo o que você estudou sobre alotropia!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Filosofia
Batman
Que tal assistir ao vídeo para uma análise ética sobre o herói?