Whatsapp icon Whatsapp

Tinham ou tinha?

A conjugação do verbo “ter” é assunto de muitas dúvidas, não propriamente do próprio verbo, mas de seus derivados. Vejamos algumas considerações:

O verbo “ter” quando no sentido de “existir” é impessoal e ficará na 3ª pessoa do singular.
Por esse motivo, é errado dizer: Tinham muitas coisas para fazer. O certo é: Tinha muitas pessoas no clube, Tinha possibilidades de você permanecer?

Se o verbo “ter” estiver auxiliando o verbo “haver” permanecerá na 3ª pessoa do singular: Tinha havido várias reuniões antes desta.

Alguns derivados do verbo “ter” são: manter, reter, deter, obter, conter, entreter, dentre outros.

As conjugações dos verbos derivados do “ter” são constantemente causas de equívocos na língua: Se o banco não manter o meu talão de cheque, mudo para outro. Se você reter líquido, poderá ter má circulação.

No presente do indicativo a conjugação fica: eu tenho, eu retenho, eu detenho, eu obtenho, eu contenho, eu entretenho.

A conjugação no futuro do subjuntivo é acompanhada de “quando” ou “se” e indica possibilidade: quando eu tiver, se o banco retiver, se ele detiver, se eu obtiver, quando isso contiver, quando ela entretiver.

Então, retomando as frases expostas em parágrafo acima, o certo será: Se o banco não mantiver o meu talão, mudo para outro. Se você retiver líquido, poderá ter má circulação.

Quando ficar em dúvidas, consulte a conjugação do verbo “ter”, pois os derivados deste seguem o mesmo padrão. Logo, se no futuro do presente o verbo “ter” apresenta a seguinte conjugação: eu terei, tu terás, ele/ela terá, nós teremos, vós tereis, eles/elas terão, então, o verbo “manter” seguirá o mesmo raciocínio: eu manterei, tu manterás, ele/ela manterá, nós manteremos, vós mantereis, eles/elas manterão.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Publicado por Sabrina Vilarinho

Artigos Relacionados

Deferir ou diferir?
Saiba quando usar os termos “deferir” ou “diferir”. Descubra que significados possuem e entenda por que palavras como essas são chamadas de parônimas.
Perda ou perca?
Clique aqui e saiba como usar “perda” e “perca”. Entenda o significado de cada uma para não cometer erros na sua escrita.
Tivesse e estivesse
“Tivesse” pertence ao verbo ter; e “estivesse”, ao verbo estar.
Trata-se de ou tratam-se de?
Qual das duas formas é considerada correta: trata-se de ou tratam-se de? Dúvidas? Retire-as e ainda amplie sua competência linguística, clicando e conferindo!
video icon
Escrito"Matemática do Zero| Probabilidade" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero| Probabilidade
Nessa aula veremos o que probabilidade é o estudo das chances de obtenção de cada resultado de um experimento aleatório. A essas chances são atribuídos os números reais do intervalo entre 0 e 1. Para isso, inicaremos a aula falando o que é espaço amostral e evento.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.