Whatsapp icon Whatsapp

Primeira Missa no Brasil

A primeira missa no Brasil foi realizada por Frei Henrique de Coimbra, em 26 de abril de 1500, poucos dias depois da chegada dos portugueses por aqui.
Pintura de Victor Meirelles, “A primeira missa do Brasil”.
A primeira missa da história do Brasil foi em 26 de abril de 1500.[1]

A primeira missa no Brasil foi realizada no dia 26 de abril de 1500, sendo conduzida por Frei Henrique de Coimbra. Aconteceu na praia de Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália, cidade do estado da Bahia, poucos dias depois da chegada dos portugueses ao Brasil.

Frei Henrique de Coimbra era parte da expedição liderada por Pedro Álvares Cabral, sendo responsável pelo trabalho missionário. Essa primeira missa foi relatada pelo escrivão da viagem, Pero Vaz de Caminha, sendo acompanhada por dezenas de indígenas. Demonstrou a intenção portuguesa de tomar a terra para si.

Leia mais: Colonização do Brasil — foi marcada por três grandes ciclos econômicos bem como pela escravização africana e de indígenas

Resumo sobre a primeira missa no Brasil

  • A primeira missa no Brasil aconteceu no dia 26 de abril de 1500.
  • Foi realizada na praia de Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália, na Bahia.
  • Foi conduzida pelo Frei Henrique de Coimbra, membro da expedição liderada por Pedro Álvares Cabral.
  • Aconteceu quatro dias depois da chegada dos portugueses ao Brasil.
  • Pero Vaz de Caminha relatou que a cerimônia religiosa foi acompanhada por dezenas de indígenas.

Onde foi a primeira missa no Brasil?

A primeira Missa no Brasil ocorreu em 26 de abril de 1500, poucos dias depois que os portugueses da expedição de Pedro Álvares Cabral chegaram aqui. Essa primeira missa foi uma cerimônia religiosa que os portugueses realizaram na praia de Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália, no estado da Bahia.

Como foi a primeira missa no Brasil?

A primeira missa no Brasil foi realizada no dia 26 de abril de 1500, acontecendo, portanto, quatro dias depois da chegada dos portugueses aqui. A expedição portuguesa era liderada por Pedro Álvares Cabral, mas o responsável pelas questões religiosas era o Frei Henrique de Coimbra.

Ele fazia parte da expedição no papel de missionário, uma vez que a expedição passou pela América, mas tinha destino final na Índia. Frei Henrique de Coimbra cumpriria o papel missionário no Oriente, mas acabou marcado por ter conduzido a primeira missa de nossa história.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A primeira missa da história do Brasil coincidiu com o dia de Páscoa, e há um breve relato sobre ela feito por Pero Vaz de Caminha, o escrivão da expedição e o cronista da chegada dos portugueses ao Brasil. O escrivão conta que o Frei Henrique realizou a missa e uma pregação do Evangelho.

Ele também relata que a missa e a pregação foram observadas com devoção pelos presentes e que a cerimônia religiosa também foi acompanhada pelos indígenas. Pero Vaz de Caminha relatou que de 50 a 60 indígenas acompanharam a missa, repetindo todos os gestos e ações dos portugueses. O relato sobre a missa é concluído com ele apontando que a conversão dos indígenas ao catolicismo seria algo possível.

Qual a história da primeira missa no Brasil

A primeira missa foi realizada em 26 de abril de 1500, como mencionado, estando relacionada com as Grandes Navegações e a chegada dos portugueses ao Brasil, em 22 de abril de 1500. Essa expedição, composta por 13 embarcações e mais de mil homens, era liderada por Pedro Álvares Cabral.

A expedição portuguesa tinha dupla missão: verificar as possibilidades lusas na América e ir à Índia negociar no comércio de especiarias. Quando chegaram ao Brasil, uma das preocupações dos portugueses era expandir o catolicismo, convertendo os indígenas e fincando as bases dessa fé aqui. A realização da missa aqui só reafirma a ideia de que, para os portugueses, a terra era deles — independentemente se houvesse moradores aqui —, sendo um “direito” deles estabelecer o catolicismo aqui.

Leia mais: Capitanias hereditárias — primeira divisão administrativa e territorial implantada pelos portugueses durante a colonização do Brasil

Curiosidades sobre a primeira missa no Brasil

  • A cruz usada na missa existe até hoje e está guardada no Tesouro-Museu da Sé, em Braga, Portugal.

  • Existe uma pintura que retrata esse evento. Foi feita por Victor Meirelles e seu título é A Primeira Missa no Brasil.

Créditos da imagem

[1]Commons

Fontes

CASTRO, Sílvio. A carta de Pero Vaz de Caminha. L&PM: Porto Alegre, 2003.

SCHWARCZ, Lilia e STARLING, Heloisa. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.

 

Publicado por Daniel Neves Silva

Artigos Relacionados

22 de abril – Descobrimento do Brasil
Clique aqui para saber sobre o descobrimento do Brasil. Entenda como os portugueses chegaram aqui, e veja se esse dia é considerado feriado nacional.
Grandes Navegações
Acesse este texto e saiba o que foram as Grandes Navegações. Entenda por que Portugal foi pioneiro nessa empreitada e quais foram seus grandes feitos.
O pau-brasil na economia colonial
Entenda a importância que teve o pau-brasil na economia colonial, sobretudo no início da colonização.
Os relatos de Hans Staden e Anthony Knivet sobre o Brasil
Saiba mais sobre o início da colonização por meio dos relatos de Hans Staden e Anthony Knivet sobre o Brasil.
Pacto Colonial
Entenda o que foi o Pacto Colonial, como funcionava e quais as suas principais características. Veja quais foram as consequências do Pacto Colonial.
Pero Vaz de Caminha
Acesse o texto para conhecer detalhes sobre a vida de Pero Vaz de Caminha. Saiba mais sobre a carta escrita por ele e veja como ele faleceu.
video icon
Escrito"O que é nacionalismo?" sobre a representação do que é nacionalismo.
Sociologia
O que é nacionalismo?
A ideologia do nacionalismo está presente em vários locais no mundo. Das guerras mundiais ao tempo contemporâneo, várias ações políticas foram moldadas pelo nacionalismo. Veja isso e muito mais nesta videoaula.