Whatsapp icon Whatsapp

Pero Vaz de Caminha

Pero Vaz de Caminha foi um nobre português que ficou marcado na história brasileira como o responsável por escrever o primeiro documento escrito sobre o nosso país.
Pero Vaz de Caminha fez parte da expedição portuguesa que chegou ao Brasil em 22 de abril de 1500.[1]
Pero Vaz de Caminha fez parte da expedição portuguesa que chegou ao Brasil em 22 de abril de 1500.[1]

Pero Vaz de Caminha foi o escrivão da expedição de Pedro Álvares Cabral, por meio da qual os portugueses chegaram ao Brasil em 22 de abril de 1500. Ele era o escrivão da jornada e coube a ele a redação da “Carta a El-Rei Dom Manoel sobre o achamento do Brasil”, em que é narrada a chegada dos portugueses ao Brasil, em 1500.

Leia também: Os relatos de Hans Staden e Anthony Knivet sobre o Brasil

Resumo sobre Pero Vaz de Caminha

  • Pero Vaz de Caminha foi o escrivão da expedição de Pedro Álvares Cabral em 1500.

  • Foi ele quem redigiu o documento conhecido como “Carta a El-Rei Dom Manoel sobre o achamento do Brasil”.

  • Pertencia a uma família nobre, possuindo cargos de influência desde a década de 1470.

  • Não sabemos muito sobre sua vida privada, mas sabe-se que ele teve uma esposa e uma filha.

  • Morreu em Calicute em dezembro de 1500, durante batalha travada entre portugueses e a população local.

Biografia de Pero Vaz de Caminha

Pero Vaz de Caminha é com frequência lembrado por ter sido o autor do primeiro documento escrito sobre a história do Brasil. Estamos falando da Carta de Pero Vaz de Caminha, também conhecida como “Carta a El-Rei Dom Manoel sobre o achamento do Brasil”. Essa carta foi escrita por Caminha para d. Manuel I, o rei de Portugal. Seu intuito era relatar a “descoberta” de uma nova terra, que foi nomeada por ele como Ilha de Vera Cruz.

O conhecimento que temos acerca da vida de Pero Vaz de Caminha é extremamente limitado, pois não existem muitos documentos que o mencionam. Quanto à sua origem, sabemos que ele nasceu na cidade do Porto, uma cidade litorânea, em 1450. O dia e o mês em que Pero Vaz de Caminha nasceu são desconhecidos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os historiadores, de modo geral, acreditam que Caminha teria sido um homem de boa instrução, por vir de uma família nobre e ter influência com os reis de Portugal do final do século XV. O pai de Pero Vaz de Caminha se chamava Vasco Fernandes de Caminha e ficou conhecido por ter sido cavaleiro do duque de Bragança.

Vasco Fernandes de Caminha também teria sido o recebedor-mor de diversos locais de Portugal, entre quais estão o Porto. O pai de Pero Vaz de Caminha casou-se com Isabel Afonso e com ela teve três filhos, chamados Fernando, Afonso Vaz e o próprio Pero Vaz de Caminha.

O que se sabe a respeito da carreira profissional de Pero Vaz de Caminha é que em 1476 ele foi indicado para o posto de mestre da balança da Casa da Moeda, assumindo essa função em 8 de março de 1476. Especula-se que esse cargo teria sido uma recompensa que Caminha recebeu por ter participado de um conflito entre Portugal e Castela.

Em 1497, foi nomeado pelo rei de Portugal, d. Manuel I, para assumir o posto de vereador na Câmara Municipal do Porto. Lá, ele teria participado da elaboração de um documento chamado Capítulos. Fora isso, os historiadores não sabem o que teria acontecido entre 1497 e 1500 para justificar o fato de Pero Vaz de Caminha ter sido escolhido para participar da expedição de Pedro Álvares Cabral.

De qualquer forma, acredita-se que suas boas relações com o rei foram determinantes para que ele tenha sido escolhido para a expedição. Ele atuou como escrivão da viagem e assumiria o mesmo cargo em uma feitoria que os portugueses planejavam fundar em Calicute, na Índia.

A expedição de Pedro Álvares Cabral partiu de Portugal no dia 9 de março, sendo formada por 13 embarcações que levavam de 1200 a 1500 homens. A expedição tinha dupla missão: verificar as possibilidades de Portugal na América e implantar uma feitoria na Índia. Foi nessa expedição que Pero Vaz de Caminha escreveu a carta que relatou a chegada dos portugueses ao Brasil em abril de 1500.

Como mencionado, os historiadores não sabem quase nenhum detalhe da vida privada de Pero Vaz de Caminha. Sabe-se que ele casou-se com d. Catarina Vaz e juntos tiveram uma filha, Isabel Caminha. Os estudiosos não sabem se Pero Vaz de Caminha teve outros filhos durante o seu casamento.

A carta de Pero Vaz de Caminha foi escrita na passagem de abril para maio de 1500. Poucos meses depois, o escrivão faleceria. Ele morreu em 15 de dezembro de 1500, durante uma batalha travada por indianos muçulmanos e portugueses. Essa batalha foi resultado da violência que os portugueses empregaram contra as populações de Calicute.

Veja também: Conquista ou descobrimento do Brasil — o que de fato aconteceu?

Carta de Pero Vaz de Caminha

O título recebido pela carta escrita por Caminha foi “Carta a El-Rei Dom Manoel sobre o achamento do Brasil”, tendo sido redigida em português arcaico e possuindo o total de 27 páginas. Os historiadores mencionam que o documento foi muito bem escrito, um indicativo da erudição do escrivão.

O objetivo da carta era relatar ao rei de Portugal as notícias da descoberta de “novas terras”, que poderiam ser ocupadas e exploradas pelos portugueses. Na carta, Caminha dá detalhes de como foi a viagem, da chegada dos europeus ao Brasil, do contato com os índios, da aparência destes e das possibilidades econômicas e religiosas dos portugueses na América.

A carta foi levada a Portugal em uma embarcação liderada por Gaspar Lemos e, depois de entregue ao rei, foi tratada como segredo de Estado. Posteriormente, foi enviada para o Arquivo Nacional da Torre do Tombo e lá permaneceu guardada durante anos. A carta foi redescoberta por José Seabra da Silva, diretor do arquivo, em 1773. Em 1817, ela foi publicada por Manuel Aires do Casal.

  • Trechos da carta de Pero Vaz de Caminha

Vejamos a seguir um trecho da carta na forma escrita do português da época|1|:

Sñor

posto que o capitam moor desta vossa frota e asy os outros capitaães screpuam a vossa alteza a noua do achamento desta vossa terra noua que se ora neesta nauegaçam achou.

Esse mesmo trecho escrito na forma escrita atual diz o seguinte|2|:

Senhor

Posto que o Capitão-mor desta Vossa frota e assim igualmente outros capitães escrevam a Vossa Alteza dando notícias do achamento desta Vossa terra nova, que agora nesta navegação se achou […].

A respeito dos índios, Pero Vaz de Caminha deixou o seguinte relato|3|:

A feição deles é parda, algo avermelhada; de bons rostos e bons narizes. Em geral são bem-feitos. Andam nus, sem cobertura alguma. Não fazem o menor caso de cobrir ou mostrar suas vergonhas, e nisso são tão inocentes como quando mostram o rosto. Ambos os dois traziam o lábio de baixo furado e metido nele um osso branco e realmente osso, do comprimento de uma mão travessa, e da grossura de um fuso de algodão, agudo na ponta como um furador […].

Os cabelos deles são corredios. E andavam tosquiados, de tosquia alta, mais que verdadeiramente de leve, de boa grandeza e, todavia, raspado por cima das orelhas.

Importante: A descrição realizada por Caminha foi feita por um homem com a mentalidade etnocêntrica dos europeus do final do século XV. Esse documento sempre deve ser lido de forma crítica.

Saiba mais: Quinhentismo — manifestações histórico-literárias do início da colonização brasileira

Videoaula sobre Expansão Marítima: Pioneirismo Português e Motivações

Notas

|1| CASTRO, Sílvio: A Carta de Pero Vaz de Caminha. O Descobrimento do Brasil. Porto Alegre: L&PM, 2013, p. 43.

|2| Idem, p. 86.

|3| Idem, p. 90.

Créditos da imagem:

[1] NeydtStock / Shutterstock

Publicado por Daniel Neves Silva

Artigos Relacionados

Carta de Pero Vaz de Caminha
Saiba o que é a Carta de Pero Vaz de Caminha e que importância ela tem para a compressão da história do Brasil.
Conquista ou descobrimento do Brasil?
A chegada de Cabral representou o descobrimento do Brasil ou a conquista de um novo território? Entenda os fatos relacionados ao encontro dos portugueses com as terras brasileiras e com os povos que aqui viviam.
Descobrimento da América
Clique aqui e saiba mais sobre o descobrimento da América. Confira se os espanhóis foram os primeiros europeus a chegaram à América e como se deu sua expedição.
Exploração do pau-brasil
Clique aqui e saiba mais sobre como era a exploração do pau-brasil que acontecia no Brasil durante o século XVI. Entenda também o funcionamento das feitorias.
Período Pré-Colonial
Entenda o Período Pré-Colonial, que marcou os anos iniciais da colonização do Brasil por Portugal.
video icon
Texto" Matemática do Zero | Polígonos regulares e irregulares" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Polígonos regulares e irregulares
Nessa aula veremos o que é um polígono, nomenclaruta de um polígono e como classificá-lo em regular e irregular.